Fórum Habilitar e desabilitar botões #623631
16/01/2025
0
Pessoal, estou usando este código no evento OnStateChange do meu DataSource
No meu botão Incluir faço assim:
No botão Cancelar
Se eu clicar no botão NOVO e em seguida no botão CANCELAR, notei que os botões ALTERAR e EXCLUIR ficam habilitados, mesmo não tendo nenhum dado no meu dbgrid.
Alguém já passou por isso?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 | if Assigned(FrmFornecedores) then begin with FrmFornecedores do begin btnNovo . Enabled := (Sender as TDataSource).State in [dsBrowse]; btnGravar . Enabled := (Sender as TDataSource).State in [dsEdit, dsInsert]; btnCancelar . Enabled := btnGravar . Enabled; btnAlterar . Enabled := (btnNovo . Enabled) and not ((Sender as TDataSource).DataSet . IsEmpty); btnExcluir . Enabled := btnAlterar . Enabled; btnSair . Enabled := btnNovo . Enabled; end ; end ; |
No meu botão Incluir faço assim:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 | //Abre a tabela vazia if not FrmDm . qrSacados . Active then begin FrmDm . qrSacados . SQL . Text := SQLSacados; FrmDm . qrSacados . SQL . Add( 'WHERE SA.CODIGO = :COD' ); FrmDm . qrSacados . Open; end ; Incluir := True ; FrmDm . qrSacados . Append; FrmDm . qrSacadosSTATUS . AsString := 'ATIVO' ; edNome . SetFocus; |
No botão Cancelar
1 | FrmDm . qrSacados . Cancel; |
Se eu clicar no botão NOVO e em seguida no botão CANCELAR, notei que os botões ALTERAR e EXCLUIR ficam habilitados, mesmo não tendo nenhum dado no meu dbgrid.
Alguém já passou por isso?

Renan
Curtir tópico
+ 0
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)