Gerencia de Projetos - duvidas e opiniões

22/05/2014

0

estou abrindo este post para levantar algumas questões, nem todas agora, com o decorrer das respostas estarei formulando mais.
1 - Para se "formar" como gerente de projetos, notei que é quase uma obrigação ter experiencia, em quais pontos é aconselhável iniciar estudos/curso
2 - Existe certificação, antes de fazer uma pos ou mba em gerencia de projetos?
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

Responder

Post mais votado

16/06/2014

Eu tenho um conhecimento superficial no assunto, mas eu acho que você deve analisar bem como é o funcionamento do SCRUM e, a partir do SCRUM, adaptar os processos da empresa. Você perceberá que algumas coisas vão permanecer, outras terão que mudar totalmente, outras apenas terão alguma melhorias.

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella
Responder

Mais Posts

22/05/2014

Marisiana Battistella

Depende da instituição, mas a maioria, que eu saiba, não exige certificações para fazer MBA em Gerência de Projetos.
Com relação a experiência, eu acho que quem não tem um mínimo de experiencia com análise e desenvolvimento de sistemas não tem condições de ser um bom gerente de projetos. Como ele vai saber como funciona um projeto na prática? Vai acabar no mínimo sendo um chefe e não um líder.
Responder

22/05/2014

Fernanda Acacia

Como ele vai saber como funciona um projeto na prática? Vai acabar no mínimo sendo um chefe e não um líder.

Marisiana, primeiramente obrigada por dar sua opinião, mas sobre o que escreveu, me falaram outra coisa, não sei se procede, me disseram que um profissional de gerencia de projetos, pode muito bem trabalhar em outras areas, exemplo: uma obra de construção de algo, não somente voltado ao desenvolvimento de software. as vezes eu acho que essa obrigatoriedade de saber programar depende de muitos aspectos(projetos), não sei se encaixa nesse perfil, enfim, como escrevi, não tenho essa certeza absoluta.
Responder

22/05/2014

Roniere Almeida

1 - Para se "formar" como gerente de projetos, notei que é quase uma obrigação ter experiencia, em quais pontos é aconselhável iniciar estudos/curso
2 - Existe certificação, antes de fazer uma pos ou mba em gerencia de projetos?

estarei apenas expressando o que me transpareceu quando tive a disciplina de gerencia de projetos.

1 - eu acho que não é qualquer pessoa que tem o perfil para ser gerente de projetos, na minha visão não basta ter cursos, especialização(ajuda) mas não é tudo, caso a pessoa não possua esse perfil, a experiencia ajudará bastante. curso: uma especialização seria bem interessante, mas é bom já está quase encaminhado para area.
gostaria de comparilhar, quando está na faculdade, sempre tinha um aluno que iria conversar com o professor(gerencia de projetos), para tirar duvidas e outras coisas relacionado a disciplina, pelo que entendi este aluno ja estava quase assumindo uma "gerencia", mas sem duvida com alguem na empresa auxiliando.

2 - não tenho certeza, mas acho que PMBOK é uma certificação.

espero não ter atrapalhado...
Responder

23/05/2014

Fernanda Acacia

interessante o que escreveu Roniere, realmente é dificil ser gerente de projeto apenas com teoria, por mais que seja bom um curso ou uma faculdade.
Responder

25/05/2014

Alex Oliveira

Geralmente a gerênte de projetos e a pessoa que tem experiência, já exerceu o cargo que vai coordenar, já participou de alguns projetos e tem aptidão para liderar. Não adiante fazer o melhor curso, ser bom, o melhor nos estudos e pensar que vai se tornar liderança pela capacidade acadêmica, requer algo mais.

A final a gerência de projetos tem responsabilidade com o produto que leva o nome da empresa e sua imagem perante ao mercado. Por exemplo, é prática promover à gerência de projetos um funcionário que faz parte da equipe e se destacou em momento de dificuldades, que tem capacidade técnica, comprometimento, e na falta da sua liderança ele assume sem deixa a bola cair. Este é o funcionário que futuramente será promovido ao cargo, pois ele esta sendo assistido pelo empresa e ela confia nele. Trabalhei na área de construção e ví estagiários em engenharia querendo saber como se desenha uma coluna de sustentação de uma ponte mas não se preocupava em saber como se preparava o concreto, a empresa esta olhando este erro.

Ou seja, antes de queremos ser líder em qualquer área, devemos ser primeiro um bom funcionário, na área de gerenciamento não adianta apresentar somente o canudo.
Responder

25/05/2014

Igor Pereira

PMP do PMI é uma certificação da área.
Responder

25/05/2014

Roniere Almeida

Verdade Alex, então o exemplo que citei tem coerencia?
Responder

26/05/2014

Alex Oliveira

Com certeza Roniere, a pessoa poder ser perfeita tecnicamente, ter as melhores certificações mas de nada adiantara se não tiver a espírito de liderança. Lidar conflitos, diversidade de opiniões, saber ouvir entender e discutir e principalmente conseguir agir sobre pressão, é dos fatores primordiais para uma liderança e o Engenheiro de Softwares não foge à regra. Ja trabalhei com pessoas que tem menor qualificação que seus subordinados, mas possui uma grande capacidade técnica e de liderança mesmo não tendo certificações para comprovar suas habilidades, esta pessoa se preparou ao seu modo, aproveitou o momento e mostrou seu valor e para uma empresa "consciente" este funcionário não tem preço.

Responder

27/05/2014

Roniere Almeida

nem tudo que parece ser é? hehehehe
Responder

27/05/2014

Marisiana Battistella

Como ele vai saber como funciona um projeto na prática? Vai acabar no mínimo sendo um chefe e não um líder.

Marisiana, primeiramente obrigada por dar sua opinião, mas sobre o que escreveu, me falaram outra coisa, não sei se procede, me disseram que um profissional de gerencia de projetos, pode muito bem trabalhar em outras areas, exemplo: uma obra de construção de algo, não somente voltado ao desenvolvimento de software. as vezes eu acho que essa obrigatoriedade de saber programar depende de muitos aspectos(projetos), não sei se encaixa nesse perfil, enfim, como escrevi, não tenho essa certeza absoluta.

O comentário que fiz foi relacionado a MBA em Gestão de Projetos de TI, pois existe mais de um tipo de MBA em Gestão de Projetos, sendo que, alguns são voltado para a área de TI e outros não. É por isso que tem pessoas de outras áreas que fazem MBA em Gestão de Projetos.
Antes de se fazer um MBA deve-se analisar a grade curricular dele pra saber se é viável para a tua profissão.
Responder

27/05/2014

Marisiana Battistella

2 - não tenho certeza, mas acho que PMBOK é uma certificação.

Sim Roniere!
O existe certificações PMBOCK, um exemplo de curso preparatório: [url]http://www.tecnoponta.com.br/cursos/treinamento-certificacao-pmp-exame-pmi-pmbok/[/url]
Existe também a PMP ( [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Professional[/url] ) e a PMI ( [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Analysis_Body_of_Knowledge[/url] ) comentadas pelo Parrera.
Responder

27/05/2014

Marisiana Battistella

Também existe a certificação http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Analysis_Body_of_Knowledge que é para analise de negócios.
Responder

27/05/2014

Fernanda Acacia

Com certeza Roniere, a pessoa poder ser perfeita tecnicamente, ter as melhores certificações mas de nada adiantara se não tiver a espírito de liderança. Lidar conflitos, diversidade de opiniões, saber ouvir entender e discutir e principalmente conseguir agir sobre pressão, é dos fatores primordiais para uma liderança e o Engenheiro de Softwares não foge à regra. Ja trabalhei com pessoas que tem menor qualificação que seus subordinados, mas possui uma grande capacidade técnica e de liderança mesmo não tendo certificações para comprovar suas habilidades, esta pessoa se preparou ao seu modo, aproveitou o momento e mostrou seu valor e para uma empresa "consciente" este funcionário não tem preço.

otimo comentario, concordo com o que foi escrito. experiencia tambem é algo a se considerar bastante.
Responder

28/05/2014

Aluisio Cavalcante

é uma area muito deseja, porem deve-se ter bastante coragem e competencia, saber gerir pessoas, prazos...etc.
Responder

29/05/2014

Roniere Almeida

é uma area muito deseja, porem deve-se ter bastante coragem e competencia, saber gerir pessoas, prazos...etc.

na verdade é um conjunto de trabalhos e capacidade.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar