Firebird perde a conexão por tempo ocioso e fecha aplicação
15/06/2023
0
Saudações! Gostaria de pedir a ajuda de vocês em um problema que estou enfrentando com um cliente. A situação é a seguinte: quando o cliente fica ocioso por alguns minutos, o Firebird, que é o banco de dados utilizado, trava e é necessário interromper o serviço e reiniciá-lo manualmente. Eu já fiz algumas análises e verifiquei os arquivos firebird.conf. Notei que o tempo de sessão está configurado para 28088. É importante mencionar que estamos utilizando o Firebird 3.0 em um sistema operacional Linux Ubuntu, e a aplicação e o banco de dados estão em máquinas diferentes. Gostaria de saber se alguém aqui tem alguma ideia ou sugestão que possa me ajudar a resolver esse problema. Além disso, se houver algum outro dado relevante que eu deva fornecer para melhorar o entendimento do ambiente do meu cliente, por favor, me informem. Agradeço antecipadamente pela ajuda! fico no aguardo de uma luz amiga
Priscilla Nunes
Curtir tópico
+ 0
Responder
Posts
15/06/2023
Arthur Heinrich
Existem 3 possíveis problemas na sua mensagem:
1 - A conexão é encerrada pelo Firebird, devido à inatividade.
Neste caso, você pode configurar o tempo que uma sessão pode permanecer inativa.
https://firebirdsql.org/file/documentation/chunk/en/refdocs/fblangref40/fblangref40-management-timeouts.html
2 - A conexão pode estar sendo encerrada pelo SO
Muitos sistemas operacionais implementam o encerramento de conexões inativas para combater ataques DDoS.
Você pode configurar um recurso chamado Keep Alive, em que o próprio SO envia um pacote vazio, só para manter o status de conexão ativa.
https://www.golinuxhub.com/2013/03/setting-up-custom-tcpip-keep-alive/
3 - No corpo do seu e-mail, ao contrário do que diz o título da mensagem, você diz que o banco trava e precisa reiniciar o serviço.
Se for este o caso, existem múltiplas causas para o travamento. Tem que olhar os logs e verificar se existem jobs que possam estar sendo executados imediatamente antes do travamento, que possam estar causando o problema.
1 - A conexão é encerrada pelo Firebird, devido à inatividade.
Neste caso, você pode configurar o tempo que uma sessão pode permanecer inativa.
https://firebirdsql.org/file/documentation/chunk/en/refdocs/fblangref40/fblangref40-management-timeouts.html
2 - A conexão pode estar sendo encerrada pelo SO
Muitos sistemas operacionais implementam o encerramento de conexões inativas para combater ataques DDoS.
Você pode configurar um recurso chamado Keep Alive, em que o próprio SO envia um pacote vazio, só para manter o status de conexão ativa.
https://www.golinuxhub.com/2013/03/setting-up-custom-tcpip-keep-alive/
3 - No corpo do seu e-mail, ao contrário do que diz o título da mensagem, você diz que o banco trava e precisa reiniciar o serviço.
Se for este o caso, existem múltiplas causas para o travamento. Tem que olhar os logs e verificar se existem jobs que possam estar sendo executados imediatamente antes do travamento, que possam estar causando o problema.
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)