Firebird - Chaves Estrangeiras vs Indices

30/06/2015

0

Boa tarde, estou com uma dúvida devido a um caso "estranho" que encontrei:

Estou analisando o banco de dados de uma empresa e vi que, embora tenha vinculo entre as tabelas, ele não criou nenhuma chave estrangeira para elas. Em alguns casos que os selects com Join começaram a ficar lentos, ele só criou um Índice no campo da tabela.
Quando questionei isso ao cliente, o mesmo me disse que era melhor deixar desse jeito do que criar as chaves estrangeiras, pois o índice era "mais rápido".

Minha dúvida é: A Chave Estrangeira já cria um Índice na tabela, correto? Esse "Índice" seria pior mesmo que um Índice comum?
Teria algum outro motivo para evitar o uso das Chaves Estrangeiras?

Obrigado.
Diego Martins

Diego Martins

Responder

Post mais votado

30/06/2015

eu nao recordo onde li, mas ja li um artigo onde o autor questionava o uso de chaves estrangeiras falando que elas deixavam o sistema mais lento, nunca testei pra avaliar.

agora com relacao aos indices dependendo do volume de dados da tabelas e do select que é feito vc tem q criar indices para que as consultas fiquem mais rapidas. so nao pode é criar indice pra coluna da tabela pois as inclusoes e alteracoes serao muito lentas.

procure so PLAN do firebird que vai aprender como criar indices mais uteis.

Dorivan Sousa

Dorivan Sousa
Responder

Mais Posts

30/06/2015

Alan Mario

Olá Diego, tudo bem? Nunca tive contato com o Firebird, então não posso te ajudar muito, mas desconheço qualquer informação sobre o uso de chaves estrangeiras causar uma lentidão.
Responder

30/06/2015

Dorivan Sousa

http://ibsurgeonbrasil.blogspot.com.br/p/exemplo-de-como-um-indice-ruim-pode.html
Responder

30/06/2015

Alan Mario

O que é pior um indice ruim ou o excesso deles?
Responder

30/06/2015

Dorivan Sousa

Isso depende da tabela. Uma tabela com grande volume de entrada de dados e índices desnecessários vai atrapalhar bastante. O negócio é analisar cada caso. Sempre desenvolver com uma base com grande quantidade de dados, o meu BD de testes tem 1gb e tenho tabelas com mais de 1 milhão de registros.
Responder

01/07/2015

Diego Martins

Ok. Obrigado pelas dicas e respostas.

Vou tentar melhorar minha dúvida com um exemplo prático do que acontece:
Tabela A -> Clientes (IdCliente Integer, Nome Varchar, etc...)
Tabela B -> Avisos (IdAviso Integer, FK_IdCliente Integer, Assunto Varchar, etc...)

1 Cliente poderá ter vários avisos

Pela regra de relacionamentos e estrutura de bancos, o campo FK_IdCliente deveria ser Chave Estrangeira com Cliente(IdCliente).
Ao invés disso, eles criaram um Indice (FK_IdCliente) acusando de que a Chave Estrangeira atrapalha a performance nesse caso.

Minha dúvida é: qual a vantagem / desvantagem "REAL" em usar um caso ou outro.
Obs: Não só em Firebird, as vezes é bom abstrair o conhecimento a outros pontos.

Obrigado
Responder

01/07/2015

Dorivan Sousa

como eu disse antes eu ja li artigo falando q a foreing key atrapalha o desempenho. Procurei bastante n achei o artigo. Eu trabalho com um BD sem foreing key e outro com foreing key, isso tanto no Firebird como no postgres e sinceramente não sei dizer se um BD com foreing key tem melhor desempenho em relação ao outro que não tem ou o inverso...hj eu acredito que o correto é utilizar as foreing key, e sempre procurar analisar as consultas que envolvam tabelas de grande volumes de dados ou muitas tabelas. Você n tem como saber se a tabela vai ou n precisar de um determinado índice, somente os sqls q vc vai construí na sua aplicação é que vai determinar isso. E na minha cabeça digo sem conhecimento técnico sobre o assunto uma foreing key é um índice com uma regra de validação.
Responder

01/07/2015

Alan Mario

Isso depende da tabela. Uma tabela com grande volume de entrada de dados e índices desnecessários vai atrapalhar bastante. O negócio é analisar cada caso. Sempre desenvolver com uma base com grande quantidade de dados, o meu BD de testes tem 1gb e tenho tabelas com mais de 1 milhão de registros.

Só imagino uma grande quantidade de consultas nesses caso, me parece que deve ter um cuidado especial.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar