Fórum Facil demais conectar no banco de dados firebird #45089

23/06/2004

0

Caro Colegas, alguns ja se depararam com algumasperguntas minhashoje trago uma divida meio estrnha

criei um banco de dados utilizando o IBexpert ele criou um arquivo tipo
bancodedados.fdb ate ai tudo bem me deparei com alguns problemas para liga-lo au aplicativo ate ai coisas que acontessem mais vejan so utilizando a paleta BDE apor ter configurado o mesmo para o caminho do meu banco de dados me deparei com algo bem interresante que ainda nao havia visto nimguem comentar e por isso estou aki prapedir alguma ajuda e informaçoes la vai:

utilizei uma table e configurei as opçoes database configurei o para iblocal a para meu espanto na opçao nome da table apareceram todas as tabelas do banco de dados que criei e posso uzalos como se fosse da mesma maneira como se fosse um banco de dados utilizando o paradox

as perguntas sao:

Realmente estou usando o Firebird 1.5 ?

isso afeta na segurança das tables ja que o paradox e ruim demais eo metodo de conectar e igual ?

exiteoutra menera mais ou menos simples que nem essa pra conectar ?

e nessesario utilizar o BDe ?

obs: se utilizar o database da paleta bde ligalo a ao banco e depois pegar um sqltable, table ou sqlquery da no mesmo e simples demais eu acho

grato,

desculpem a demanda de perguntas a minha duvida pode ser a de varios

R0n4ld0

R0n4ld0

Responder

23/06/2004

Vinicius2k

Ronaldo,

Vc não vê muitos comentários sobre isso, pq a BDE em sí já está muito ultrapassada... as tecnologias atuais empregadas para acesso ao IB/FB dispoem de muito mais recursos, são muito mais seguras e muito mais velozes...

- Realmente estou usando o Firebird 1.5 ?
Sim. Vc pode se conectar ao FB usando vários métodos... nativos do Delphi vc conta com 4 : BDE, IBX, dbExpress e ADO (este último necessita que seja instalado um Provider OLEDB)... também existem os componentes de 3ºs... IBO, FIB+, Zeos, UIB...

- isso afeta na segurança das tables ja que o paradox e ruim demais eo metodo de conectar e igual ?
Não dá para fazer muitas comparações... seus objetivos são diferentes : paradox é desktop e FB é Cliente/Servidor... mas uma coisa que nunca se deve usar em Cliente/Servidor são TTables(e variantes)... vc ´mata´ todas as possibilidades de ganho de performance e segurança dos dados que vc teria com o uso de Instruções SQL...

- existe outra menera mais ou menos simples que nem essa pra conectar ?
Sim... as várias que lhe falei acima...

e nessesario utilizar o BDe ?
Não. A não ser que vc o use para se conectar a o FB...

Na minha opinião, atualmente, a mais flexivel e mais facilmente disponível é dbExpress...

o IBX não tem garantias de perpetuar a compatibilidade com o Firebird...
o IBO é execelente mas o é pago... o mesmo para o FIB+ (pelo que dizem nunca testei este)...
a Zeos é free e OpenSource, tem uma boa proposta, mas ainda não é estável com o FB (isso eu já comprovei)...
o UIB faz parte, agora, da JediVCL, por si tem um ´bom nome´ por trás mas não tive oportunidade de testá-lo... a não ser seu driver para dbExpress que se comporta muito bem...

Espero ter ajudado...
T+

Responder

Gostei + 0

23/06/2004

R0n4ld0

Bem vinicius agradeço ai por ter pedido alguns minutos de seu tempo comigo realmente ajuda bastante ter pessoas que se importam en tentar ajudar a galera por inquanto eu vou usar o bde e que o mais facil que ja vi mas prometo que vou estudar bastante para que possa usar toda a capacidade do firebird essa banco de dados prometi muito

ajudou muito agradeço a afarias e a vinicius2k sem eles acho que meu invetimento seria envao pois cursos apostilas e outros mais custam grana

fico feliz em participar deste forum ta presiso e parabenizo a todos que fazem o clube do delphi ser um se nao o melhor forum da internet no brasil e se nao do mundo ~:-)

nao fiquem tristes ainda estarei por aki so que com mais conhecimentos e ajudando um poukinho tb rsss..

grato, mais uma vez

Responder

Gostei + 0

23/06/2004

R0n4ld0

meu portugues ta uma merda ne nao kkkkkk :-)

Responder

Gostei + 0

23/06/2004

Vinicius2k

Blz ! Sucesso na sua ´empreitada´... só não sei se vou poder lhe ajudar muito daqui pra frente pq IB/FB + BDE eu nunca utilizei..

Em relação aos componentes, esquecí-me de um, MDO (Mercury Data Objects)...
é de 3ºs, Free, OpenSource e Nacional ! Torço bastante para que este se firme também... acessar IB/FB com um componente ´brazuca´ é algo de que podemos nos orgulhar...

T+

Responder

Gostei + 0

24/06/2004

R0n4ld0

valeu mesmo ai comandante estou usando o bde pra apenas termina esse aplicativo que devo entregar o mais breve possivel mais vou estudar para poder utilizar o ibx e todos que vierem quanto ao componenete brazuka me passa ai o link pra min poder estudar tb :D

Responder

Gostei + 0

24/06/2004

Vinicius2k

ae amigo http://sourceforge.net/projects/mdo/

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar