Excesso de if no código é ruim?
14/11/2016
0
Vi recentemente que o uso excessivo de if's no código torna o mesmo ruim.
O que vocês acham sobre isso?
Se isso for verdade, qual o jeito de contornar essa situação?
Calebe Menezes
Post mais votado
14/11/2016
em programação, sempre existe exceções que cada regra de negócio deve ter, quando começamos o desenvolvimento de um código, geralmente o fazemos sobre pressão, afinal hoje em dia tudo é para ontem, com isso não desenvolvemos nossas melhores lógicas e sempre optamos pelo mais fácil. O bom para melhorar nossos códigos, é sempre revisá-los, pois sempre quando olhamos para ele, encontramos um forma diferente de fazer aquilo.
Creio que não tenha mal em usar os if, desde que seu sistema faça o que ele tem que fazer com a devida performance. Mas lembre-se, rever seu código é essencial para melhorar o entendimento, performance e torná-lo o mais limpo possível.
Indico para você o livro "Código Limpo" de Robert C. Martin. Um livro muito bom que fala justamente sobre o assunto desse tópico e que vale muito a pena conferir para deixar seus códigos bem melhores.
Fabio Parreira
Mais Posts
14/11/2016
Luiz Santos
Depende da linguagem
Algumas tem a opção de se usar o CASE (switch).
E não necessariamente torna o código ruim.
E mais certo dizer que torna o código sujo e complexo para manutenções futuras.
Espero ter conseguido responder sua questão.
Grande abraço.
14/11/2016
Calebe Menezes
Muito legal essa observação que vocês fizeram.
Acho maneiro falarmos sobre isso, porque acaba sempre gerando algumas dúvidas sobre o assunto.
Quanto ao livro vou procurar ver Parreirafabio. Muito obrigado pela sugestão.
14/11/2016
Wesley Fuchter
Sugiro a leitura do livro já citado, bem como a leitura de Refatoração por Martin Fowler. Ambos irão auxilia-lo no processo de escrita de código limpo, e também, na evolução de código ruim para código limpo.
A utilização de condicionais, como IF e CASE tornam o código repetitivo e menos coeso. Isso quer dizer que ele faz mais coisas que deveria, e está apto para duplicidade. Essas duas situações são grandes problemas de modelagem Orientada a Objetos.
Há padrões de projetos (Design Patterns) como o padrão Strategy que buscam a substituição de condicionais pelo uso de polimorfismo. Técnicas como esta melhoram o código no que diz respeito a reuso, complexidade, coesão, acoplamento, testabilidade e manutenibilidade.
Espero ter ajudado.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)