Estoque e produtos

02/05/2004

0

olá eu vou tentar me explicar. Eu estou fazendo um sistema de farmácia. Agora eu estou implementando o cadastro de produtos e pensando no estoque. Bom eu já havia feito as tabelas mas pensando bem está logicamente errado. Pq eu havia feito um única tabela q continha os dados de produto e sua qtde no estoque. Porém na hora de cadastrar remessas e lotes diferentes teria um problema com data de Validade e preço(ou seja característica de produtos iguais mas q se diferenciam conforme o lote).
Eu gostaria q alguém me ajudasse a definir os campos das tabelas produtos e Estoque.

E tem outro problema, por exemplo, se no lote 1000 o preço de custo foi 20 reais e no lote 2000 o preço de custo foi 30 reais(de um mesmo produto é claro) como eu faço pra refletir essa diferença na hora da venda pro consumidor.

Brunoluisfa

Brunoluisfa

Responder

07/05/2004

Aroldo Zanela

Colega,

Eu considero que você deve utilizar entidades diferentes para representar o cadastro de [b:beeb714cd7]produtos [/b:beeb714cd7]e a quantidade e preço em [b:beeb714cd7]estoque[/b:beeb714cd7]. O relacionamento (cardinalidade) ocorre assim:

Produtos +------<- Estoque

Para obter o preço, sempre consulte a tabela estoque.

Responder

12/08/2004

Doc

Boa tarde,
Acho que seria legal pensar no objeto produto separado do seu preço e do seu estoque. Assim, eu faria o seguinte: criaria uma tabela de produtos com a UFK (padrão internacional) do produto, sua especificação (ou nome) e outras característica de produto. Depois eu criaria uma tabela de estoque (ítens de estoque) que conteria a UFK como foreign key da tab. produtos, a quantidade daquele ítem no estoque e o tipo de armazenagem dele (endereço de estoque, se houver, prateleira ou freezer...) e criaria uma tabela de preços com a UFK da tabela de produtos, o valor atual dele, o valor anterior e a data do reajuste daquele preço.
É bom pensar em processos separados, onde a integração vem do sistema e não do banco. Assim, você adquire uma margem maior de flexibilidade para os procedimentos.
[]´s :)

Responder

14/11/2004

Hard.disk

Kra, eh possivel que tenha produtos de dois lotes diferentes a venda..
tipo..
produto 1 do lote 1000 que custa 20 reias
e produto 1 do lote 2000 que custa 30 reais..
e os dois a venda ao mesmo tempo..

c isso for possivel de acontecer.. como o preço eh calculado?

Responder

05/01/2005

Andretapxure

Kra, eh possivel que tenha produtos de dois lotes diferentes a venda.. tipo.. produto 1 do lote 1000 que custa 20 reias e produto 1 do lote 2000 que custa 30 reais.. e os dois a venda ao mesmo tempo.. c isso for possivel de acontecer.. como o preço eh calculado?

Ueh... neste caso o estabelecimento pode causar problemas com o cliente pois se o sistema vender no mesmo dia produtos iguais a preços diferentes pro mesmo cliente ou pra clientes diferentes isso dá bode! Como tratar?

Responder

24/06/2005

Emerson Nascimento

geralmente as vendas são feitas em função de um campo no cadastro de produtos. lá vc tem o custo médio e o preço de venda. é nesse preço que vc deve se basear sempre. quando houver reajuste, este deverá ser aplicado sobre o preço médio ou sobre o preço de venda atual e sobrepor o preço de venda. assim nunca acontecerá o problema exposto.
já o custo médio deve ser refeito a cada entrada no estoque.
desenterrei... mas isso já foi discutido em um outro tópico...

Responder

07/02/2006

Tsfacchini

Uma situação semelhante que venho enfrentando é a seguinte: como no exemplo do colega, tenho um mesmo produto com lotes diferentes, e na hora de faturar, é necessário determinar o lote certo por questões de vencimento, etc. Assim tenho que controlar não só as entradas e saídas dos produtos, mas também dos lotes de cada um. (Obs.: O lojista define o lote conforme o produto que está em sua mão).
Alguém já teve que fazer algo do tipo? Qual a melhor forma de controlar tanto o estoque normalmente como os lotes? Estou com dificuldades para realizar este relacionamento.

Responder

07/02/2006

Emerson Nascimento

isso pode ser feito de várias formas...
uma delas:

no cadastro de produtos você pode informar o tipo de rastreabilidade: lote, serie ou nenhuma
e o critério de avaliação do estoque desse produto:
[i:0a34371848]PEPS[/i:0a34371848] - (primeiro que entra, primeiro que sai - FIFO, na sigla em inglês)
[i:0a34371848]UEPS[/i:0a34371848] - (último que entra, primeiro que sai - LIFO, na sigla em inglês)
Data de validade - óbvio
(pode-se também usar um critério geral, a ser seguido por todos os produtos)

daí, quando você efetuar a venda, o sistema pode escolher o lote automaticamente, em função critério cadastrado ([i:0a34371848]PEPS[/i:0a34371848], [i:0a34371848]UEPS[/i:0a34371848] ou validade [size=8:0a34371848](01)[/size:0a34371848]), ou exibir os lotes que atendem a esse critério [size=8:0a34371848](01)[/size:0a34371848] para que o usuário possa selecionar qual deseja manipular. no caso de série, deve ser informada a série do produto em mãos.
[size=8:0a34371848](01)[/size:0a34371848] [size=9:0a34371848]- desde que haja saldo[/size:0a34371848]

então você deveria ter:

uma tabela de saldos em estoque:
ID
ID_PRODUTO
ID_LOCAL (ALMOXARIFADO/LOJA)
ID_EMPRESA
SALDO

uma tabela de movimentação de estoque:
ID
ID_PRODUTO
ID_EMPRESA
QUANTIDADE
DATA_MOVIMENTO
TIPO (ENTRADA/SAIDA)
HISTORICO
DOCUMENTO (INFORMA NOTA FISCAL OU QUALQUER DOCUMENTO QUE DEU ORIGEM À MOVIMENTAÇÃO)
LOTE/SERIE (LOTE/SERIE QUE FOI MOVIMENTADA)
(demais campos que se façam necessários)
* a manipulação dessa tabela movimenta automaticamente a tabela de saldos em estoque (via trigger, por exemplo):

uma tabela de lotes:
ID
ID_PRODUTO
ID_EMPRESA
LOTE
DATA (data de entrada do lote)
VENCIMENTO
SALDO
(demais campos que se façam necessários)
* sempre que um lote for criado, deve gerar um movimento na tabela de movimentação de estoque (esse procedimento pode ser automatizado via trigger)

uma tabela de séries (opcional - use se houver controle de série e validade):
ID
ID_PRODUTO
ID_EMPRESA
SERIE
DATA (data de entrada do produto)
VENCIMENTO
* sempre que uma série for criada, deve gerar um movimento na tabela de movimentação de estoque (esse procedimento pode ser automatizado via trigger)[size=12:0a34371848][/size:0a34371848]

P.S.: vale ressaltar que um lote abrange um conjunto de produtos iguais, enquanto que a série é um controle individual.

P.S.2: posso ter esquecido algo, pois estou escrevendo de um local público e com um pouco de pressa, mas creio que isso possa te dar uma luz do que fazer.

Responder

07/04/2006

Bolus

Caro colega,
Conforme informaste o Sistema é para Farmacia, e consequentemente os Preços de Venda (Para Produtos Monitorados) são controlado pelo Governo, ou seja é tabelado, não podendo ser vendido com preço maior que o tabelado.....

Sobre a situação de Ter 2 lotes diferentes com Preço diferente, não vai ocorrer por causa do tabelamento...Ok....

No caso de Produtos Liberados ou Perfumaria, Você deverá calcular o Custo Médio do Estoque e Recalcular o Preço de Venda....
Custo + Margem + Imposto = Preco de Venda..

Espero ter ajudado...

Responder

07/04/2006

Bolus

Mais uma coisa....
Pela Lei do Consumidor, o mesmo produto não pode ser vendido com preço diferenciado, devendo ser praticado ao Consumidor o de menor valor.

Ou seja: caso na loja tenha um mesmo produto com 2 preços deverá ser cobrado do Cliente, o de menor valor....

Espero ter sido claro....

Pois caso seja praticado vendas em desacordo, poderá dar multa e fechamento da loja....
Não esqueça dos Produtos Psicotrópicos, você precisará de um controle de psicotrópico....

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar