Erro ao excluir arquivo em Python3
14/07/2019
0
from tkinter import * from tkinter import ttk from os import mkdir, chdir, path, remove from tkinter import messagebox import shutil inicio = open('config/config.txt', 'r') ini = int(inicio.readline()) ini_j = int(inicio.readlines()[0]) print(ini, ini_j) inicio.close() permitir = 0 def atualizar_variavel(): if not(path.exists('config')): chdir('../') inicio = open('config/config.txt', 'r') ini = int(inicio.readline()) ini_j = int(inicio.readlines()[0]) print(ini, ini_j) inicio.close() def menu(): def apagar_arquivos_do_projeto(): pergunta = messagebox.askquestion('Excluir', 'Você deseja apagar o projeto') if pergunta == 'yes': chdir('../') info = open('info.txt', 'r') nome = info.readline() info.close() shutil.rmtree(nome) remove('info.txt') conf = open('config/config.txt', 'w') conf.write('0\\n') conf.write('0\\n') conf.close() janela.destroy() exit() def c_j(): if ini_j == 0: chdir('../') inicio = open('config/config.txt', 'w') inicio.write('1\\n') inicio.write('1') inicio.close() info = open('info.txt', 'r') nome = info.readline() info.close() def e_code(): messagebox.showinfo('alerta', 'O programa será fechado para salvar as informações') chdir(nome) # Atenção arq = open('jogo.py', 'a') arq.write(f'\\nscreen = pygame.display.set_mode(({tamanho1.get()}, {tamanho2.get()}))\\n') arq.write('\\nwhile True:\\n') arq.write(' for event in pygame.event.get():\\n') arq.write(' if event.type == QUIT:\\n') arq.write(' pygame.quit()\\n') arq.write(' exit()') arq.close() c.destroy() janela.destroy() exit() c = Toplevel() c.title('Criar janela principal') info = Label(c, text='Digite o tamanho da janela') info.pack() tamanho1 = Entry(c) tamanho1.pack() x = Label(c, text='X') x.pack() tamanho2 = Entry(c) tamanho2.pack() ok = Button(c, width=16, text='Comfirmar', relief='groove', command=e_code) ok.pack(padx=20, pady=60) c.transient(janela) c.focus_force() c.grab_set() c.geometry('300x300') else: messagebox.showinfo('Alerta', 'Você não pode criar mais de uma janela') janela = Tk() janela.title('Menu Maker') #atualizar_variavel() #Criando uma aba 1 sub_j = ttk.Notebook(janela) aba1 = ttk.Frame(sub_j) sub_j.add(aba1, text='Aba 1') sub_j.pack(expand=1, fill='both') # Area da aba 1 criar_janela = Button(aba1, width=16, text='criar janela', relief='groove', command=c_j) criar_janela.place(x=0, y=0) apagar_projeto = Button(aba1, width=16, text='apagar projeto', relief='groove', command=apagar_arquivos_do_projeto) apagar_projeto.place(x=125, y=0) janela.geometry('700x600') janela.mainloop() def criar_projeto(): global inicio try: nome = str(nome_do_projeto.get()) if not(path.exists(nome)) and ini != 1: mkdir(nome) chdir(nome) arq = open('jogo.py', 'a') if ini == 0: arq.write('import pygame\\n') arq.write('from pygame.locals import *\\n') arq.write('\\npygame.init()\\n') arq.close() chdir('../') inicio = open('config/config.txt', 'w') inicio.write('1\\n') inicio.write('0') inicio.close() info = open('info.txt', 'a') info.write(nome) info.close() chdir(nome) #arq.close() janela.destroy() menu() except: print('erro') instrucao['text'] = 'erro' janela = Tk() janela.title('maker') titulo_ini = Label(janela, pady=20, text='MAKER', font='impact 20 bold') titulo_ini.pack() instrucao = Label(janela, text='Nome do projeto') instrucao.pack() nome_do_projeto = Entry(janela) nome_do_projeto.pack() criar = Button(janela, width=15, text='criar', relief='groove', command=criar_projeto) criar.pack(padx=20, pady=60) if ini == 1: criar['text'] = 'Abrir' janela.geometry('300x300') janela.mainloop()
quando executo o código pela segunda vez e clico em apagar projeto o Python me retorna esse erro:
PermissionError: [WinError 32] O arquivo já está sendo usado por outro processo: 'jogo\\\\jogo.py'
Walefy Gonçalves
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
14/07/2019
O comando que fecha o arquivo jogo.py está comentado (#arq.close()). Ele abre o arquivo e nunca mais fecha. Então quando você encerra o programa, o arquivo fica aberto na memória.
Vinnicyus Leite
Responder
Mais Posts
15/07/2019
Walefy Gonçalves
O comando que fecha o arquivo jogo.py está comentado (#arq.close()). Ele abre o arquivo e nunca mais fecha. Então quando você encerra o programa, o arquivo fica aberto na memória.
Obrigado!
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)