Fórum Erro ao conectar com Interbase (unavailable database) #333624

24/11/2006

0

Olá Pessoal,

Eu criei uma aplicação em delphi6, utilizando DBExpress e Interbase6. Quando eu executo esta aplicação na minha máquina onde tenho o Delphi e o Interbase Instalados, o programa funciona normalmente. Quando eu executo o programa em uma máquina onde não há Delphi ou Interbase ele não conecta ao banco de dados e mostra o seguinte erro: ´unavailable database´. Para que minha aplicação funcionasse sem ter Delphi Instalado eu levei junto com a aplicação, as seguintes dlls:

midas.dll
gds32.dll
fbclient.dll
dbexpint.dll

Mesmo assim, não conecta. Resolvi então instalar o Interbase nesta máquina. Com a instalação do Interbase, o programa funcionou. A minha dúvida é a seguinte: Eu preciso ter o Interbase Instalado na Máquina para poder rodar a aplicação???

Obrigado pela ajuda.

Eduardo Gonçalves

Goncalves

Goncalves

Responder

24/11/2006

Titanius

Olá Gonçalves.

Você precisa instlar o Interbase Server no servidor, e o Client nos clientes..

e as DLL do midas precisa ser copiadas para o System32 do windows, e registradas atraves do regsrvr32

[]s

Responder

Gostei + 0

24/11/2006

Goncalves

Legal,

Mas no meu caso que uso o sistema no cliente e não em um servidor, ou seja, o banco também está no cliente, eu também preciso ter o servidor do interbase instalado? Existe pra baixar apenas o servidor, sem precisar instalar os clients.

Abraço e obrigado pela ajuda.

Eduardo Gonçalves

Responder

Gostei + 0

24/11/2006

Djorius

se o banco do cliente precisa se comunicar com o banco do servidor ou de qualquer outro computador, sim, você vai precisar instalar o servidor do interbase/firebird em todos os micros.

se esse não for o caso, você pode instalar a versão ´Embedded Server´ do firebird que dispensa instalação. Basta descompactar o zip e colocar os arquivos do seu programa nessa pasta. A desvantagem é que só permite conexão local.

para baixar o embedded server do firebird clique [url=http://prdownloads.sourceforge.net/firebird/Firebird-1.5.3.4870-0_embed_win32.zip]aqui[/url].

Responder

Gostei + 0

24/11/2006

Goncalves

Opa!

Deu certo, funcionou usando o ´Embedded Server´ do Firebird, conforme sua dica. Cara, muito obrigado pela ajuda.

Abraços

Eduardo Gonçalves

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar