Fórum Encontrar arquivo em uma pasta. #373459
12/08/2009
0
Elá pessoal estou precisando ver se um determinado arquivo existe dentro de uma pasta.
Será que alguem pode me dar uma dica como faço isso.
Muito obrigado.
Será que alguem pode me dar uma dica como faço isso.
Muito obrigado.

Jmarcelo_8
Curtir tópico
+ 0
Responder
Vmlima
Olá, esse procedimento pega todos os arquivos de um diretório e os joga em um stringlist, eu adaptei para mostrar uma mensagem se o nome do arquivo for encontrado.
Seu uso
FindAll(´c:\´, faAnyFile, strArquivos);
onde strArquivos é um stringlist qualquer e faAnyFile, quer dizer qualquer arquivo ou diretorio.
att.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 | procedure TF_GeraArquivoEstoque.FindAll (const Path: String; Attr: Integer; List: TStringList) ; var Res: TSearchRec; EOFound: Boolean; begin EOFound:= False; if FindFirst(Path, Attr, Res) < 0 then exit else while not EOFound do begin List.Add(Res.Name) ; if (Res.Name = ´nomeprocurado.txt´) then showmessage(´encontrou´); EOFound : = FindNext (Res) <> 0; end; FindClose(Res) ; end; |
Seu uso
FindAll(´c:\´, faAnyFile, strArquivos);
onde strArquivos é um stringlist qualquer e faAnyFile, quer dizer qualquer arquivo ou diretorio.
att.
Responder
Gostei + 0
16/08/2009
Carlosrm
jmarcelo_8,
bem mais modesta que a sugestão do vmlima (excelente!), lembro outra opção:
carlosrm
bem mais modesta que a sugestão do vmlima (excelente!), lembro outra opção:
1 2 3 4 5 6 7 | procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin if fileExists(´c:\windows\system32\notepad.exe´) then showmessage(´Encontrei o Notepad!´) else showmessage(´Num tá aqui, não...´); end; |
carlosrm
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)