Duvida na criação dessas tabelas
09/06/2006
0
estou em um projeto onde o cliente fabrica uns produtos.
vou tentar exemplificar com um omelete:
pra fazer o omelete é preciso:
ovos
bacon
queijo
condimento
entao na tabela INGREDIENTES
na tabela PRODUTOS
na tabela RECEITA
até aí tudo bem, mas eu preciso controlar os preços dos ingredientes e dos produtos:
tenho uma tabela de compras, onde eu pego o valor total da compra, e uma tabela de itens_da_compra
onde eu passo o codigo dessa compra, o codigo de cada ingrediente, e o preço.
ex:
COmpras
só que eu tinha 20 ovos no estoque que sobraram da ultima compra e eles custaram 2,40 a duzia, ou seja 0,20 cada um.
entao eu tenho 32 ovos no estoque, sendo que 20 custaram 0,20 e 12 0,10
o problema está aqui: como eu gero um custo da receita?
qual a maneira correta de guardar os preços dos ingredientes e dos produtos? eu pensei em por um campo
valor_compra na tabela de ingredientes e sempre por o ultimo preço pago por ele? é certo assim?
Valeu
[quote:fef254defa=´Moderação´][b:fef254defa][color=blue:fef254defa]Tópico movido por Vinicius2K:[/color:fef254defa][/b:fef254defa]
[b:fef254defa][color=red:fef254defa][list:fef254defa][*:fef254defa]Fórum original: Firebird[/list:u:fef254defa][/color:fef254defa][/b:fef254defa]
Por favor, poste as mensagens nos grupos corretos, conforme orienta as [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url].[/quote:fef254defa]
vou tentar exemplificar com um omelete:
pra fazer o omelete é preciso:
ovos
bacon
queijo
condimento
entao na tabela INGREDIENTES
codigo | ingrediente 1 | ovos 2 | bacon 3 | queijo
na tabela PRODUTOS
codigo | produto 1 | omelete
na tabela RECEITA
codigo |codigo_produto |codigo_ingrediente 1 |1(omelete) |1(ovos) 2 |1(omelete) |2(bacon) 3 |1(omelete) |3(queijo)
até aí tudo bem, mas eu preciso controlar os preços dos ingredientes e dos produtos:
tenho uma tabela de compras, onde eu pego o valor total da compra, e uma tabela de itens_da_compra
onde eu passo o codigo dessa compra, o codigo de cada ingrediente, e o preço.
ex:
COmpras
codigo | codigo_compra | codigo_ingrediente |valor_unitario | qtde | total 1 | 1 | 1 | 0,10 | 12 | 1,20 2 | 1 | 3 | 7,00 | 0,5 | 3,50 3 | 1 | 2 | 8,50 | 1 | 8,50
só que eu tinha 20 ovos no estoque que sobraram da ultima compra e eles custaram 2,40 a duzia, ou seja 0,20 cada um.
entao eu tenho 32 ovos no estoque, sendo que 20 custaram 0,20 e 12 0,10
o problema está aqui: como eu gero um custo da receita?
qual a maneira correta de guardar os preços dos ingredientes e dos produtos? eu pensei em por um campo
valor_compra na tabela de ingredientes e sempre por o ultimo preço pago por ele? é certo assim?
Valeu
[quote:fef254defa=´Moderação´][b:fef254defa][color=blue:fef254defa]Tópico movido por Vinicius2K:[/color:fef254defa][/b:fef254defa]
[b:fef254defa][color=red:fef254defa][list:fef254defa][*:fef254defa]Fórum original: Firebird[/list:u:fef254defa][/color:fef254defa][/b:fef254defa]
Por favor, poste as mensagens nos grupos corretos, conforme orienta as [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url].[/quote:fef254defa]
M@gnun
Curtir tópico
+ 0
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)