Duvida Modelagem ou Programação?
01/06/2015
0
O Melhor e estudar modelagem primeiro e UML ou estudar mais programação mesmo sem focar na modelagem e na uml sabendo basico do basico de uml e modelagem ja esta bom? so obs: vou fazer em java
Jhonathan Oliveira
Randrade
O TCC não engloba somente programação. Você é obrigado a apresentar alguns fatores.
Existem TCC's que apresentam somente uma proposta de ferramente, nem chega a desenvolver. Mas, caso for realmente desenvolver, você é "obrigado" a colocar pelo menos alguns diagramas da UML (diagrama de classes, atividades, casos de uso, etc). Os diagramas mais conhecidos, sempre irão constar em seu trabalho.
Eu particularmente aconselho a fazer primeiro os levantamentos básicos, e "colocar no papel". Feito isso, você começa a desenvolver.
Falo isso por experiência pessoal. Em meu TCC, eu comecei a desenvolver primeiro, e tive que fazer a documentação correndo, resultado: Fui aprovado, mas sei que poderia ter feito algo melhor. Após isso, publiquei alguns artigos. Fazendo da forma que comentei, ficou muito mais organizado o meu projeto. E no momento estou na metade de minha pós, e estou seguindo esta linha.
Outra dica, não deixe para a última hora. Comece com seu trabalho o quanto antes. Pois pode acontecer de você precisar e/ou querer trocar de tema no meio do caminho. Se você começar com tempo para fazer, isso não será um problema.
01/06/2015
Jhonathan Oliveira
01/06/2015
Randrade
Quanto a isso, existe diversos tópicos com boas ideias no google. Mas para isso é preciso saber o seu nível de conhecimento, e seu nível de "curiosidade e empenho". Eu desenvolvi um aplicativo MOBILE, sem nunca ter visto nada sobre Andróid na época.
O que eu aconselho, é você usar um tema que você goste. Pois assim você focará mais para aprender o que você não conhece.
01/06/2015
Jhonathan Oliveira
Quanto a isso, existe diversos tópicos com boas ideias no google. Mas para isso é preciso saber o seu nível de conhecimento, e seu nível de "curiosidade e empenho". Eu desenvolvi um aplicativo MOBILE, sem nunca ter visto nada sobre Andróid na época.
O que eu aconselho, é você usar um tema que você goste. Pois assim você focará mais para aprender o que você não conhece.
Então estou pensando em fazer um e-commerce tipo americanas e submarino
01/06/2015
Randrade
Sua dúvida é muito ampla para eu colocar exemplo técnicos. Tendo disso isso, responderei somente com experiências pessoas, ou seja, opiniões pessoais podem divergir de pessoa para pessoa, não existindo uma "resposta correta".
Eu não acho bom focar em coisas "típicas", que você encontra aos montes por aí. Você será muito melhor analisado se apresentar alguma ferramenta que não possui "aos monte".
Por exemplo: O meu TCC foi sobre aplicações mobile. Expliquei como funciona, o que é, as mais utilizadas. E como proposta, desenvolvi uma aplicação para controle de horário de ônibus local. Não existia uma ferramenta dessas, e eu fui o pioneiro. Isso gerou uma grande expectativa da banca avaliadora.
Caso queira, deixe seu e-mail que posso enviar para você analisar. Claro, se eu fosse fazer hoje, eu iria mudar muita coisa, mas isso é normal, quando trata-se de desenvolvedores. rsrs
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)