Dropdownlist cascata - não carrega o segundo dropdown
17/04/2020
0
Pessoal, boa noite!!!
Sou novata total nesse asp.net e gostaria de uma ajuda de vocês.
Peguei um exemplo na internet de um dropdownlist em cascata.
Porém, quando implementei na minha aplicação ele não funcionou como deveria.
Ele carrega o primeiro dropdownlist, porém quando eu seleciono um valor, ele não carrega o segundo dropdownlist. Não me retorna erro, só não carrega.
O exemplo que peguei estava utilizando:
E o meu, alterei para: (que é a versão que estou usando)
<script src="~/Scripts/jquery-3.3.1.min.js"></script>
Model:
Controller:
Index:
Sou novata total nesse asp.net e gostaria de uma ajuda de vocês.
Peguei um exemplo na internet de um dropdownlist em cascata.
Porém, quando implementei na minha aplicação ele não funcionou como deveria.
Ele carrega o primeiro dropdownlist, porém quando eu seleciono um valor, ele não carrega o segundo dropdownlist. Não me retorna erro, só não carrega.
O exemplo que peguei estava utilizando:
<script src="~/Scripts/jquery-1.10.2.min.js"></script>
E o meu, alterei para: (que é a versão que estou usando)
<script src="~/Scripts/jquery-3.3.1.min.js"></script>
Model:
public CascadingModel() { this.Projeto = new List<SelectListItem>(); this.Modulo = new List<SelectListItem>(); } public List<SelectListItem> Projeto { get; set; } public List<SelectListItem> Modulo { get; set; } public int projetoId { get; set; } public int moduloId { get; set; }
Controller:
public ActionResult Index() { CascadingModel model = new CascadingModel(); model.Projeto = PopulateDropDown("SELECT projetoId, descricao FROM projeto", "descricao", "projetoId"); return View(model); } [HttpPost] public JsonResult AjaxMethod(string type, int value) { CascadingModel model = new CascadingModel(); switch (type) { case "projetoId": model.Modulo = PopulateDropDown("SELECT moduloId, descricao FROM modulo WHERE projetoId = " + value, "descricao", "moduloId"); break; } return Json(model); } [HttpPost] public ActionResult Index(int projetoId, int moduloId) { CascadingModel model = new CascadingModel(); model.Projeto = PopulateDropDown("SELECT projetoId, descricao FROM projeto", "descricao", "projetoId"); model.Modulo = PopulateDropDown("SELECT moduloId, descricao FROM modulo WHERE projetoId = " + projetoId, "descricao", "moduloId"); return View(model); } private static List<SelectListItem> PopulateDropDown(string query, string textColumn, string valueColumn) { List<SelectListItem> items = new List<SelectListItem>(); string constr = ConfigurationManager.ConnectionStrings["SqlServer"].ConnectionString; using (SqlConnection con = new SqlConnection(constr)) { using (SqlCommand cmd = new SqlCommand(query)) { cmd.Connection = con; con.Open(); using (SqlDataReader sdr = cmd.ExecuteReader()) { while (sdr.Read()) { items.Add(new SelectListItem { Text = sdr[textColumn].ToString(), Value = sdr[valueColumn].ToString() }); } } con.Close(); } } return items; }
Index:
<body> @using (Html.BeginForm("Index", "Home", FormMethod.Post)) { @Html.DropDownListFor(m => m.projetoId, Model.Projeto, "Please select") <br /> <br /> @Html.DropDownListFor(m => m.moduloId, Model.Modulo, "Please select") <br /> <br /> <input type="submit" value="Submit" /> } <script src="~/Scripts/jquery-3.3.1.min.js"></script> <script type="text/javascript"> $(function () { $("select").each(function () { if ($(this).find("option").length <= 1) { $(this).attr("disabled", "disabled"); } }); $("select").change(function () { var value = 0; if ($(this).val() != "") { value = $(this).val(); } var id = $(this).attr("id"); $.ajax({ type: "POST", url: "/Home/AjaxMethod", data: '{type: "' + id + '", value: ' + value + '}', contentType: "application/json; charset=utf-8", dataType: "json", success: function (response) { var dropDownId; var list; switch (id) { case "projetoId": list = response.Modulo; DisableDropDown("#moduloId"); PopulateDropDown("#moduloId", list); break; } }, failure: function (response) { alert(response.responseText); }, error: function (response) { alert(response.responseText); } }); }); }); function DisableDropDown(dropDownId) { $(dropDownId).attr("disabled", "disabled"); $(dropDownId).empty().append('<option selected="selected" value="0">Please select</option>'); } function PopulateDropDown(dropDownId, list) { if (list != null && list.length > 0) { $(dropDownId).removeAttr("disabled"); $.each(list, function () { $(dropDownId).append($("<option></option>").val(this['Value']).html(this['Text'])); }); } } $(function () { if ($("#projetoId").val() != "" && $("#moduloId").val() != "" { var message = "Projeto: " + $("#projetoId option:selected").text(); message += "\nModulo: " + $("#moduloId option:selected").text(); alert(message); } }); </script> </body>
Fabíola Lopes
Curtir tópico
+ 0
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)