DLLs
15/02/2003
0
e outra coisa, por acaso eu tenho k passar o meu programa com algun arquivo expecifico ou eu so tenho de passar a minha dll k criei junto com o exe???
Lol Man
Posts
15/02/2003
Lol Man
e outra coisa, por acaso eu tenho k passar o meu programa com algun arquivo expecifico ou eu so tenho de passar a minha dll k criei junto com o exe???[/quote:a45b64e989]
16/02/2003
Nadilson
Manda um e-mail pra mim para que eu te envie uns exemplos de criação e métodos de carregamento estático e dinâmico de DLLs...
16/02/2003
Lol Man
16/02/2003
Carnette
Pois bem, DLL ou Dynamic Link Libraries, permitem que um conjunto de funções desenvolvidas em uma linguagem possam ser utilizadas em programas desenvolvidos em outras linguagens.
Você pode, por exemplo, criar uma DLL em Delphi com um conjunto de funções e utilizá-la em aplicativos desenvolvidos em C++ ou Visual Basic, por exemplo. Agora, vamos começar criando uma DLL:
Selecione o item New do Menu File, para exibir a caixa de diálogo New Items. Agora, selecione o item DLL e clique em OK, para gerar o código principal da DLL, que se apresenta a seguir:
library Project1;
{ Important note about DLL memory management: ShareMem must be the first unit in your library´s USES clause AND your project´s (select Project-View Source) USES clause if your DLL exports any procedures or functions that pass strings as parameters or function results. This applies to all strings passed to and from your DLL--even those that are nested in records and classes. ShareMem is the interface unit to the BORLNDMM.DLL shared memory manager, which must be deployed along with your DLL. To avoid using BORLNDMM.DLL, pass string information using PChar or ShortString parameters. }
uses
SysUtils, Classes;
begin
end.
Em muitas situações, inclusive esta, o arquivo DELPHIMM.DLL deve ser distribuído junto à sua aplicação. Uma outra observação muito importante, para que você possa escrever suas DLLs, você deve ter conhecimentos na Linguagem Object Pascal.
Vamos continuar criando nossa DLL, pois é ela que iremos usar mais para frente. Apenas como exemplificação, vamos criar uma função que receba como parâmetros dois números reais e retorne o maior deles.
Function Max (a b : double ) : double ; Export ; stdcall ;
begin
If (a > b) then Result :=a else Result := b ;
end ;
Export = indica que a função poderá ser chamada por outros aplicativos.
Stdcall = permite que aplicativos desenvolvidos em outras linguagens façam chamadas à função.
Após serem feitas estas alterações e salvar o projeto com o nome MAXDLL, nossa DLL ficará assim:
library Project1;
{ Important note about DLL memory management: ShareMem must be the first unit in your library´s USES clause AND your project´s (select Project-View Source) USES clause if your DLL exports any procedures or functions that pass strings as parameters or function results. This applies to all strings passed to and from your DLL--even those that are nested in records and classes. ShareMem is the interface unit to the BORLNDMM.DLL shared memory manager, which must be deployed along with your DLL. To avoid using BORLNDMM.DLL, pass string information using PChar or ShortString parameters. }
uses
SysUtils,
Classes;
function Max(a, b : double):double:expert:stdcall:
begin
if (a > b) then result:= a else result := b;
end;
exports
Max index 1;
begin
end.
Você pode compilar uma DLL, assim como a um projeto no Delphi, e distribuir livremente.
PS: Você não pode executar uma DLL pelo Delphi, através do RUN do Menu Run, pois não se trata de uma aplicação.
Mais à frente, você perceberá que uma DLL pode usar formulários e objetos definidos em outras unidades. Iremos, agora, chamar uma DLL, a partir de outra aplicação.
Neste exemplo que iremos montar, iremos usar: um formulário, duas caixas de texto (os quais o usuário irá digitar dois números reais), um botão de comando.
unit usadll;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, StdCtrls;
type
TForm1 = class(TForm)
Label1: TLabel;
Label2: TLabel;
Button1: TButton;
Edit1: TEdit;
Edit2: TEdit;
procedure Button1Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
function Max(a, b : double):double;stdcall;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.DFM}
function Max(a, b : double):double;external ´MaxDLL´;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
x, y, resultado : double;
begin
x := StrToFloat(Edit1.Text);
y := StrToFloat(Edit2.Text);
resultado := Max(x,y);
ShowMessage(´Valor Máximo ´ +FloatToStr(resultado));
end;
end.
PS: A função Max está declarada na seção interface e implementada na seção implementation, ou seja, a função está implementada em uma DLL.
16/02/2003
Lol Man
tipow esse tutorial eu ja tenho mas naum serve pra nada, eu kero saber detalhadamente o pq dos comandos, como exemplo tem akela parada do @ k naum fala pra k serve.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)