Direito de acesso ao banco de dados.
06/08/2015
0
Estou perguntando isso porque comprei um sistema novo e a empresa desenvolvedora está me negando o acesso ao banco de dados. Penso eu que as informações ali contidas são de minha propriedade e não poderia ser proibido de visualiza- las.
Jonas Tomazelli
Jothaz
Dependendo você só acessa as informações pela interface da aplicação. O acesso a estrutura da tabela é bloqueada.
Isto é normal.
06/08/2015
Jonas Tomazelli
Fazendo uma analogia, seria a mesma coisa que eu comprar um barração, guardar um monte de produtos lá dentro e quando acabasse o contrato de aluguel o dono do armazém não me deixar remover os produtos. Isso não é inconstitucional?
01/09/2015
João Françozo
Praticamente você tem direito dos dados que são da empresa, mais não usar o software é assim a maioria dos contratos.
Se o banco de dados é local praticamente você conseguira ler as informações, caso for fora da empresa impossível.
Att
João Antonio
01/09/2015
Jonas Tomazelli
01/09/2015
João Françozo
Exatamente isso, você consegue normalmente.
Precisar de ajuda posta aqui..
Se quiser me adicionar no skype: joaotassoli
Att
João Antonio
01/09/2015
Jonas Tomazelli
02/09/2015
João Françozo
O servidor do banco de dados fica na sua empresa?
Att
João Antonio
02/09/2015
João Françozo
Praticamente você consegue pegar essas informações.
Me add no Skype (joaotassoli) que conversamos.
Att
João Antonio
18/12/2019
Gabrielly
26/07/2023
Geovane Hellgrenn
6 anos de dados
27/07/2023
Arthur Heinrich
O que pode ocorrer, em alguns casos, é que você contrata uma empresa para administrar seu servidor e banco e, algumas empresas, exigem exclusividade no acesso para evitar que o cliente faça algo que comprometa a estabilidade do ambiente.
Quando isto ocorre, geralmente o dono do ambiente exige o acesso, mas fornece uma carta de risco, declarando que está ciente de que seu acesso pode comprometer o ambiente, eximindo a empresa que administra por esta responsabilidade, caso se comprove que você interferiu no funcionamento.
Outro problema que pode ocorrer é que o modelo de dados da aplicação nem sempre é bem documentado e as empresas podem estar se protegendo de uma possível engenharia reversa, já que o modelo e a forma como a aplicação funciona são de propriedade da empresa que desenvolve o sistema.
Ter acesso a uma base de dados não documentada pode ser um desafio e tanto. A empresa não é obrigada a lhe passar essa documentação, se existir, e nem perder tempo para lhe ensinar como o modelo funciona. Mas, tudo é negociável.
Eu entendo que, se o servidor é licença do Oracle são seus, você pode querer utilizar este ambiente para mais de uma aplicação, consolidando bases ou mesmo mantendo múltiplas instâncias/bancos rodando no mesmo ambiente. O fornecedor de uma ferramenta não pode impedir isso.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)