Fórum Diferença entre: NetBeans e Eclipse #567407

21/08/2012

0

Pessoal, alguém sabe me diz qual é a diferença entre o NetBeans e Eclipse? Eu vi alguns amigos comentando que um é acadêmico e outro é comercial, mas não entendi pq :(. De qual vocês gostam mais? Um abraço
Wesley Yamazack

Wesley Yamazack

Responder

Post mais votado

21/08/2012

algumas diferenças são mais na parte da estrutura das IDE's pois o eclipse é montado a base de plugins tanto que cada linguagem que o eclipse da suporte já é um plugin permitindo que o próprio desenvolvedor possa customizar a IDE para que seja como deseja. eu por exemplo ja tive um eclipse para desenvolver java para web e outro eclipse para JME. Quanto ao NetBeans ele aborda o conceito de ambiente integrado sem a necessidade de ficar sempre tendo que procurar plugins constantemente, permitindo um ambiente mais pratico e de facil desenvolvimento. Ambas as IDE's podem ser usadas para ambientes academicos quanto comercias. realmente depende muito de qual IDE usar podendo ser gosto pessoal de cada desenvolvedor ou instrutor e no caso de ambientes comerciais depende do que os arquitetos deciderem. pois para mim ambas as IDE's são excelentes basta escolher qual se encaixa melhor para o projeto a ser desenvolvido.

Robson Teixeira

Robson Teixeira
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

21/08/2012

Usuarios Offline

tambem tenho essa duvida, gostaria muito de saber a opiniao do pessoal aki do forum!
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Gabriel Marques

Pessoal eu utilizo o NetBeans, áté pq aprendi na faculdade e tal, nunca cheguei a usar o Eclipse não :(.. Uso netbeans em uns projetinhos pequenos, como um de locadora que to fazendo para o meu primo. Até mais..
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Fernando Rocha

Eu nunca cheguei a usar o netbeans, sempre usei o eclipse, e gosto bastante dele por sinal. Mas uma coisa que eu ouvia muito no curso era que o Eclipse, além de ser mais leve, gerava um código mais limpo, sem interface gráfica. o que te obriga a escrever todo o código na unha. Isso é bom pelo fato de vc ter que escrever pra kct rs mas é bom pq quando vc gera um componente por interface gráfica, ele sempre vem com códigos desnecessários que acabam sujando o código. Mas assim, basicamente a diferença é que: Eclipse: Não possui ajuda de interface gráfica na criação de componentes NetBeans: Possui a ajuda de interface gráfica na criação dos componentes. Vai muito de gosto, ambas são ide's muito boas.
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Wesley Yamazack

[quote="rosbon"]algumas diferenças são mais na parte da estrutura das IDE's pois o eclipse é montado a base de plugins tanto que cada linguagem que o eclipse da suporte já é um plugin permitindo que o próprio desenvolvedor possa customizar a IDE para que seja como deseja. eu por exemplo ja tive um eclipse para desenvolver java para web e outro eclipse para JME. Quanto ao NetBeans ele aborda o conceito de ambiente integrado sem a necessidade de ficar sempre tendo que procurar plugins constantemente, permitindo um ambiente mais pratico e de facil desenvolvimento. Ambas as IDE's podem ser usadas para ambientes academicos quanto comercias. realmente depende muito de qual IDE usar podendo ser gosto pessoal de cada desenvolvedor ou instrutor e no caso de ambientes comerciais depende do que os arquitetos deciderem. pois para mim ambas as IDE's são excelentes basta escolher qual se encaixa melhor para o projeto a ser desenvolvido.
Opa Robson, qual é o mais usado pelas grandes empresas? É o Eclipse ou NetBeans?
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Robson Teixeira

Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Wesley Yamazack

[quote="ricoarrigoni"]Eu nunca cheguei a usar o netbeans, sempre usei o eclipse, e gosto bastante dele por sinal. Mas uma coisa que eu ouvia muito no curso era que o Eclipse, além de ser mais leve, gerava um código mais limpo, sem interface gráfica. o que te obriga a escrever todo o código na unha. Isso é bom pelo fato de vc ter que escrever pra kct rs mas é bom pq quando vc gera um componente por interface gráfica, ele sempre vem com códigos desnecessários que acabam sujando o código. Mas assim, basicamente a diferença é que: Eclipse: Não possui ajuda de interface gráfica na criação de componentes NetBeans: Possui a ajuda de interface gráfica na criação dos componentes. Vai muito de gosto, ambas são ide's muito boas.
Opa Ricardo então o NetBeans é mais fácil pra quem está começando, por ter a facilidade de já ter componentes prontos etc... Vlw pela dica!! Alguem tem mais algo que possa me ajudar? Um abraço
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Wesley Yamazack

[quote="Jessica-riberio"]Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
Oi Jessica, não sei se é bem assim não, a facilidade é a alma do negócio, se a IDE te deixa mais produtivo ela não necessariamente te deixa burro. Estou errado pessoal? Um abraço
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Fernando Rocha

[quote="yamazack"][quote="ricoarrigoni"]Eu nunca cheguei a usar o netbeans, sempre usei o eclipse, e gosto bastante dele por sinal. Mas uma coisa que eu ouvia muito no curso era que o Eclipse, além de ser mais leve, gerava um código mais limpo, sem interface gráfica. o que te obriga a escrever todo o código na unha. Isso é bom pelo fato de vc ter que escrever pra kct rs mas é bom pq quando vc gera um componente por interface gráfica, ele sempre vem com códigos desnecessários que acabam sujando o código. Mas assim, basicamente a diferença é que: Eclipse: Não possui ajuda de interface gráfica na criação de componentes NetBeans: Possui a ajuda de interface gráfica na criação dos componentes. Vai muito de gosto, ambas são ide's muito boas.
Opa Ricardo então o NetBeans é mais fácil pra quem está começando, por ter a facilidade de já ter componentes prontos etc... Vlw pela dica!! Alguem tem mais algo que possa me ajudar? Um abraço
Mais fácil, porém perigoso exatamente pelo que a Jessica disse. Muitas vezes esses componentes prontos atrapalham o aprendizado. Por exemplo aqui no rj, nenhuma entrevista de java vai te dar um computador e mandar vc fazer.. vai te dar um papel e caneta, gerar os getters and setters tudo na mão no papel e caneta. por isso é extremamente importante vc saber criar todos os componentes na unha, independente de usar um componente pronto ou não. abs
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Robson Teixeira

[quote="yamazack"][quote="Jessica-riberio"]Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
Oi Jessica, não sei se é bem assim não, a facilidade é a alma do negócio, se a IDE te deixa mais produtivo ela não necessariamente te deixa burro. Estou errado pessoal? Um abraço
Eu concordo com você, quanto mais fácil melhor. Mas é como o rico disse, é importante saber criar os componentes direto no código, sem ajuda de nenhuma interface gráfica, principalmente nessa fase de estudos.
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Robson Teixeira

Opa Ricardo, a questão é saber o melhor no dia-a-dia... numa entrevista você parte do principio que o candidato saiba a sintaxe etc.. não necessariamente o netbeans é pior por isso, na verdade ao meu ver ele é melhor por facilitar e agilizar o trabalho, o que acha?
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Robson Teixeira

[quote="Jessica-riberio"][quote="yamazack"][quote="Jessica-riberio"]Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
Eu concordo com você, quanto mais fácil melhor. Mas é como o rico disse, é importante saber criar os componentes direto no código, sem ajuda de nenhuma interface gráfica, principalmente nessa fase de estudos. Blz então Jessica, ainda bem que tivemos o mesmo pensamento, achei que eu estava com uma visão errada! Obrigado pela opinião! Vou ficar com o NetBeans pra facilitar o trabalho, rsrsrs. Mas se alguem quiser me ajudar a decidir, com mais argumentos e tal, vou ficar grato! Um abraço
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Robson Teixeira

[quote="yamazack"]Opa Ricardo, a questão é saber o melhor no dia-a-dia... numa entrevista você parte do principio que o candidato saiba a sintaxe etc.. não necessariamente o netbeans é pior por isso, na verdade ao meu ver ele é melhor por facilitar e agilizar o trabalho, o que acha?
É tudo bem relativo, independente da ide, se vc tiver um conhecimento bom, o seu tempo de desenvolvimento vai ser reduzido. É claro que componentes prontos fazem o desenvolvimento ficar mais rápido, mas as vzes um cara com mais conhecimento desenvolve a mesma coisa, mais rápida, usando uma ide sem componentes prontos. É tudo muito relativo.. aconselho a usar as duas ide's e tirar as próprias conclusões, pra ai sim escolher a melhor ide pra vc. O que é bom pra mim, pode ser ruim pra vc e vice-versa. :))
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Thiago Palmeir

O NetBeans tem tudo pronto o problema maior é quando você precisar migrar para uma outra IDE (Eclipse) que não ofereça essas "regalias". O bom é começar do modo mais completo para depois saber como funciona o processo das instalações de plugins e configuração de ambiente entre outros.
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Robson Teixeira

Falou e disse ricardo. concordo que componentes prontos muitas vezes para estudos não são bem recomendados mas para facilitar o desenvolvimento são extremamente utéis. como eu tinha falado varia bastante o gosto do desenvolvedor ou da equipe. att robson
Responder

Gostei + 0

21/08/2012

Gladstone Gomes

O netBeans é mais utilizado no meio academico.... Por q serah? :)
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar