Diagrama UML, preciso de ajuda na modelagem.

12/04/2015

0

Queremos observar aqui a sua modelagem UML nas etapa de análise e projeto.
Como resultado, deverá ser elaborado no mínimo:
• modelo de casos de uso, com notação gráfica UML e notações textuais associadas, para delimitação de escopo do sistema e incluindo os relacionamentos entre casos de uso;
• diagrama de classes de projeto, contendo atributos, métodos,associações, generalizações, agregações e tipos associativos;

Enunciado
O almoxarifado pertence a um grupo de empresas do mesmo ramo industrial e serve para estocar peças destinadas às várias empresas do grupo. Cada empresa do grupo é considerada um cliente do almoxarifado.
O sistema tem por objetivo suportar a distribuição e busca de peças dentro do almoxarifado.

Detalhamento
O almoxarifado está organizado em corredores. Cada corredor possui vários receptáculos para peças (um receptáculo é uma bacia retangular de material plástico). Os receptáculos são todos do mesmo tamanho. Os corredores são numerados e os receptáculos são numerados por corredor. Por exemplo, o receptáculo 2-10 é o décimo receptáculo do segundo corredor.

Recepção de peças
Em uma das extremidades do almoxarifado encontra-se o setor de recepção de peças. Lá chegam as peças entregues pelos fornecedores. O setor de recepção sempre conhece quais as peças que estão por ser entregues, já que os setores de compras dos vários clientes lhe encaminham cópias de todas ordens de compra que são enviadas aos fornecedores. Cabe ao setor de recepção registrar estas ordens de compra em seu sistema em computador.
Quando ocorre a chegada de peças, a primeira atividade é registrar na ordem de compra a chegada das peças.
Uma entrega corresponde sempre a uma ordem de compra. Entretanto, são admitidas entregas parciais, isto é, entregas que não completam a ordem de compra. Em uma entrega podem ser entregues diferentes quantidades de diferentes peças.
As peças recebidas devem ser colocadas sobre estrados. Cada estrado é posteriormente levado para o almoxarifado por uma empilhadeira e as peças são distribuídas nos receptáculos.
Um estrado pode conter diferentes peças. Cabe ao sistema em computador definir que peças em que quantidades serão colocadas em cada estrado.

Expedição de peças
A saída do almoxarifado se dá contra pedidos de clientes. Um pedido pode solicitar diferentes quantidades de diferentes peças. O cliente faz seu pedido em um terminal, que se encontra na expedição. Não há pedidos pendentes, isto é, os clientes sempre pedem quantidades de peças que há em estoque. Ao fazer o pedido, o cliente é informado, pelo sistema em computador, da rampa de saída na qual deve apanhar suas peças.
Todas peças que atendem um pedido são colocadas em um estrado, embaladas e colocadas na rampa de carga (numerada) onde encosta o veículo do cliente. Pedidos que exijam mais que um estrado são divididos em vários pedidos, de tal forma que cada pedido caiba em estrado.

Busca e distribuição de peças
No almoxarifado circulam várias empilhadeiras, que são usadas tanto para distribuição de peças, quando para busca de peças. Em vários pontos do almoxarifado há terminais de computador, que são usados pelos operadores das empilhadeiras para a definição de tarefas. Cada vez que um operador está livre, ele dirige-se a um terminal, informa o término da tarefa e recebe uma nova tarefa, que pode ser a distribuição de peças que se encontram em um estrado, ou a busca de peças para atender um pedido.
A distribuição ocorre como segue. Ao receber a tarefa de distribuição, o operador da empilhadeira recebe uma lista de distribuição, que indica que peças devem ser colocadas, em que quantidades, em que receptáculos. A lista refere-se a um estrado. A lista de distribuição é criada como segue pelo sistema em computador. Para cada peça, procura-se um receptáculo que já contenha unidades da peça em questão e que ainda tenha espaço para a carga chegada. Caso não haja um receptáculo nestas condições, procura-se um receptáculo vazio.
A busca de peças ocorre de forma análoga. Ao receber a tarefa de busca, o operador da empilhadeira recebe uma lista de busca, que indica que peças devem ser buscadas, em que quantidades, em que receptáculos.

Outros detalhes
O almoxarifado somente atende empresas. É necessário manter um cadastro de clientes com CGC, nome, endereço e telefone de contato. Para cada peça é necessário conhecer seu UPC (``Universal Product Code''), descrição e número interno à organização. Cada estrado é identificado por um número que está afixado ao estrado.
De tempos em tempos, pode ser necessária uma consolidação de receptáculos (juntar as peças de mesmo tipo de dois receptáculos diferentes). Quando isto for necessário, o sistema em computador atribui a tarefa a um operador.
Outra tarefa que o sistema em computador atribui a um operador é a de recolher estrados. Neste caso, estrados que se encontram em determinado lugar (normalmente rampas de saída), são levados para outro, que pode ser o setor de chegada de peças, ou junto a um dos terminais que se encontram dentro do almoxarifado.
Cristiano Felix

Cristiano Felix

Responder

Posts

12/04/2015

Eduardo Pessoa

Bom dia Cristiano, quais conhecimentos possui sobre essa parte de analise? É necessario saber alguns conceitos:

[url]http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/apoo/html/apoo2.htm[/url]

http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/2/10.pdf

[url]https://www.inf.ufsc.br/~ricardo/modelagem_orientada_a_objetos/index.htm[/url]

[url]http://www.etelg.com.br/paginaete/downloads/informatica/apostila_uml.pdf[/url]
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar