Fórum Detectar se houve alteração no registro do banco de dados indevidamente #520517
21/05/2015
0
Boa tarde,
Utilizo o banco de dados SQL Server Express 2005 e estou com a necessidade de detectar se um registro do banco de dados foi manipulado sem passar pelo meu sistema PDV.
Exemplo:
Ao emitir um Cupom Fiscal meu sistema alimenta várias tabelas como, VENDA, PRODUTO, CLIENTE, etc...
Se alguém utilizar alguma ferramenta para manipular os dados/registro do Cupom Fiscal que não seja pelo meu sistema eu tenho que apontar o registro que foi alterado indevidamente.
Como fazer isso via banco de dados?
OBS: Essa é uma exigência pra quem tem a necessidade de homologar seu sistema PAF-ECF.
Utilizo o banco de dados SQL Server Express 2005 e estou com a necessidade de detectar se um registro do banco de dados foi manipulado sem passar pelo meu sistema PDV.
Exemplo:
Ao emitir um Cupom Fiscal meu sistema alimenta várias tabelas como, VENDA, PRODUTO, CLIENTE, etc...
Se alguém utilizar alguma ferramenta para manipular os dados/registro do Cupom Fiscal que não seja pelo meu sistema eu tenho que apontar o registro que foi alterado indevidamente.
Como fazer isso via banco de dados?
OBS: Essa é uma exigência pra quem tem a necessidade de homologar seu sistema PAF-ECF.

Carlos Eduardo
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
21/05/2015
Crie um trigger na operação de update da tabela, identificando a data, a hora, o tipo de operação, o usuário e as colunas alteradas.
Qualquer alteração, independentemente da origem, passará pela trigger e será logada.
Trabalhando com as permissões certas, inclusive com o bloqueio de deleção / desabilitação da trigger, é uma solução bastante eficiente !
Qualquer alteração, independentemente da origem, passará pela trigger e será logada.
Trabalhando com as permissões certas, inclusive com o bloqueio de deleção / desabilitação da trigger, é uma solução bastante eficiente !
Marcos P

Responder
Gostei + 2
Mais Posts
25/05/2015
Carlos Eduardo
Crie um trigger na operação de update da tabela, identificando a data, a hora, o tipo de operação, o usuário e as colunas alteradas.
Bom dia Marcos,
Desculpe a demora de lhe responder é por que estou envolvido com vários projetos ao mesmo tempo.
Gostei da ideia da Trigger mas estou com algumas dúvidas para dar inicio a este processo:
1) Inserindo esta Trigger no update das tabelas tanto meu sistema quanto qualquer outro mecanismo que dar um update na tabela ira executar esta Trigger. Minha duvida é como identificar que o registro que foi alterado não passou pelo meu sistema? Sua ideia foi armazenar estes dados alterados em uma outra tabela?
2) Não entendi o que você quis dizer com "Trabalhando com as permissões certas..."
Se você tiver um exemplo dessa Trigger para que eu possa melhor visualizar sua ideia ficarei muito grato!
Responder
Gostei + 0
25/05/2015
Marcos P
Carlos,
Existem vários modelos de log baseado em trigger, mas todos tem forte relação com o modelo de autenticação no banco de dados e na aplicação !
Como sua aplicação conecta no banco de dados, através de um único usuário ou usuários específicos ?
Quais acessos no nível de administração existem no seu ambiente ? Você tem vários usuários com esse perfil ou apenas um ( root ) ?
Qual o modelo de login na aplicação e como esses logins se relacionam com os usuários no banco ?
Respondendo essas perguntas, fica mais fácil de desenhar algo específico para sua necessidade.
Segue um modelo de trigger de update, com suporte ao log de alterações :
Nesse ambiente existe apenas um usuário de conexão da aplicação no sql server, múltiplos usuários de administração no servidor e múltiplos usuários específicos na aplicação.
Segue uma rápida explicação :
> LogUsuario, LogData, LogResp e LogOper: são as colunas de controle da operação que está sendo alterado.
> LogOper é o tipo de operação logado ( I - Insert; U - Update; D - Delete )
> As demais colunas, são as colunas de dados com os valores alterados na tabela de origem e que serão inseridas na tabela de log
Para identificar o usuário ( no banco de dados ) relacionado à operação, temos o código :
O "select" decorre da arquitetura de autenticação da aplicação, onde, no momento do login no sistema, registra-se o processo de conexão ao banco ( spid ) na tabela de usuários. Uma vez registrado o "spid" daquela conexão, fica fácil identificar o usuário, do lado do sistema, responsável por aquele ajuste na tabela.
Senão existir usuário associado à aplicação, vale o usuário usado para conexão direta no banco ( SUSER_SNAME ).
Isso responde sua primeira pergunta !
A segunda é simples de entender : quem está autorizado, no banco de dados, a excluir ou desabilitar as triggeres ?
Isso precisa ser revisto, pois não faz sentido algum você implementar uma arquitetura dessas e permitir que qualquer usuário baixe a trigger que trata desses logs !
Esse assunto tem várias nuances e se você precisar de ajuda, podemos conversar por skype / gtalk.
Existem vários modelos de log baseado em trigger, mas todos tem forte relação com o modelo de autenticação no banco de dados e na aplicação !
Como sua aplicação conecta no banco de dados, através de um único usuário ou usuários específicos ?
Quais acessos no nível de administração existem no seu ambiente ? Você tem vários usuários com esse perfil ou apenas um ( root ) ?
Qual o modelo de login na aplicação e como esses logins se relacionam com os usuários no banco ?
Respondendo essas perguntas, fica mais fácil de desenhar algo específico para sua necessidade.
Segue um modelo de trigger de update, com suporte ao log de alterações :
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 | CREATE TRIGGER trCableModemUpdate ON CableModem FOR UPDATE AS DECLARE @LogUsuario char(5) DECLARE @LogData datetime DECLARE @LogResp char(5) DECLARE @LogOper char(1) DECLARE @CodCM int DECLARE @CodCliente int DECLARE @CodContrato int DECLARE @CodTipoPS int DECLARE @EndMac varchar(17) DECLARE @CodTipoCM int DECLARE @EstadoCM bit DECLARE @LocalInstalac char(25) DECLARE @ObsCM varchar(250) DECLARE @CodPropCM int -- Seleciona o usuário referente à conexão. SET @LogUsuario = (SELECT Logon FROM Usuarios WHERE spid = @@SPID) -- Edição externa a aplicação IF @LogUsuario IS NULL SET @LogUsuario = SUSER_SNAME() SELECT @CodCM = CodCM from inserted SELECT @CodCliente = CodCliente from inserted SELECT @CodContrato = CodContrato from inserted SELECT @EstadoCM = EstadoCM FROM inserted IF UPDATE(CodTipoPS) SELECT @CodTipoPS = CodTipoPS from inserted IF UPDATE(CodTipoCM) SELECT @CodTipoCM = CodTipoCM FROM inserted IF UPDATE(EndMac) SELECT @EndMac = EndMac FROM inserted IF UPDATE(LocalInstalac) SELECT @LocalInstalac = LocalInstalac FROM inserted IF UPDATE(ObsCM) SELECT @ObsCM = ObsCM FROM inserted IF UPDATE(CodPropCM) SELECT @CodPropCM = CodPropCM FROM inserted INSERT INTO LogCableModem VALUES(GETDATE() ,@LogUsuario,'U',@CodCM,@CodCliente,@CodContrato,@CodTipoPS,@EndMac, @CodTipoCM,@EstadoCM,@LocalInstalac,@RespInc,@DataHoraInc,@ObsCM, @CodPropCM ) |
Nesse ambiente existe apenas um usuário de conexão da aplicação no sql server, múltiplos usuários de administração no servidor e múltiplos usuários específicos na aplicação.
Segue uma rápida explicação :
> LogUsuario, LogData, LogResp e LogOper: são as colunas de controle da operação que está sendo alterado.
> LogOper é o tipo de operação logado ( I - Insert; U - Update; D - Delete )
> As demais colunas, são as colunas de dados com os valores alterados na tabela de origem e que serão inseridas na tabela de log
Para identificar o usuário ( no banco de dados ) relacionado à operação, temos o código :
1 2 3 4 5 6 | -- Seleciona o usuário referente à conexão. SET @LogUsuario = (SELECT Logon FROM Usuarios WHERE spid = @@SPID) -- Edição externa a aplicação IF @LogUsuario IS NULL SET @LogUsuario = SUSER_SNAME() |
O "select" decorre da arquitetura de autenticação da aplicação, onde, no momento do login no sistema, registra-se o processo de conexão ao banco ( spid ) na tabela de usuários. Uma vez registrado o "spid" daquela conexão, fica fácil identificar o usuário, do lado do sistema, responsável por aquele ajuste na tabela.
Senão existir usuário associado à aplicação, vale o usuário usado para conexão direta no banco ( SUSER_SNAME ).
Isso responde sua primeira pergunta !
A segunda é simples de entender : quem está autorizado, no banco de dados, a excluir ou desabilitar as triggeres ?
Isso precisa ser revisto, pois não faz sentido algum você implementar uma arquitetura dessas e permitir que qualquer usuário baixe a trigger que trata desses logs !
Esse assunto tem várias nuances e se você precisar de ajuda, podemos conversar por skype / gtalk.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)