Definir pessoa como cliente/fornecedor/funcionário

21/05/2009

0

Pessoal,
eu possuo um cadastro de pessoas e cada pessoa pode ser um Cliente e/ou funcionário e/ou Fornecedor.
Por exemplo: Um funcionário da minha empresa pode comprar meu serviço ou produto...e pode me fornecer outros tipos de serviços que terei que pagar à parte.

Como estou pretendendo fazer:
criar 3 campos:
Cliente = S/N
Funcionario = S/N
Fornecedor = S/N

Dizendo se ele é um Cliente, funcionário ou fornecedor.

O que acham dessa prática? quem já teve essa experiência? Existe meios melhores na opinião de vocês?
Abraços.

[vaza]

[vaza]

Responder

31/07/2009

Pestana_

este tópico passou despercebido por mim, não sei se você encontrou a solução, mas vai a minha contribuição.

neste caso eu utilizava o conseito de generalização/especialização, com isso fica fácil!

Pessoa (generalizado)
cliente, funcionario, fornecedor (especializados)

Responder

19/08/2009

Jair Bg

Existe a real necessidade para filtragem (cliente, funcionário e fornecedor)?

o seu cadastro deve ser geral para pessoa porém este tipo de filtragem pode ser feito em outras tabelas.

Responder

13/03/2010

Eleuterio Gonzalez

Crie uma tabela com tipo de pessoa onde vc criara o que a pessoa podera ser , ou mesmo um campo CD_status Tipo Boolean que armazena se pessoa e um cliente = TRue e assim por diante.

Mas eu particularmente criaria uma tabela Cliente outra fornecedor e outra funcionario tendo todas uma FK da tabela pessoas.
Responder

16/03/2010

Rogerio

...Mas eu particularmente criaria uma tabela Cliente outra fornecedor e outra funcionario tendo todas uma FK da tabela pessoas.
  Eu prefiro  utilizar este conceito de generalização/especialização. Acredito que fica mais organizado o banco e garante a consistência dos dados.
Responder

16/03/2010

Thiago Santana

Uma boa dica foi a dada pelo Eleuterio!
Utilize 4 tabelas: Pessoas, CLientes, Fornecedores e Funcionários... Onde todas tenha uma chave estrangeira da tabela pessoas.
Aí vc faz o relacionamento certinho e de acordo com o nível da pessoa vc grava em determinada tabela!
Espero ter ajudado... AbraçoO
Responder

17/06/2010

Carlos Mazzi

Concordo, (up)...
Responder

25/10/2010

Flavio França

No meu eterno aprendizado criaria as tabelas cliente funcionário fornecedor, mas adcionaria uma nova tabela o tipo pessoa e ai poderiamos facilmente atribuirmos a cada pessoa uma ou mais funções para uma pessoa, embora veja que somente seja necessário o relacionamento, porque só em ter um relacionamento na tebela fornecedor com a pessoa já indique que uma pessoa fornecedora e também caso seja relacionado com a tabela cliente indique que a pessoa também é um cliente e assim vai.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar