CSS - selecao por id, classe, elemento?
28/03/2015
0
Gabriela Monte
Post mais votado
28/03/2015
[url]http://guilhermemuller.com.br/pt/elearning/html_css_basico/licao/2/sintaxe-seletores-css[/url]
Marcelo Pastore
Mais Posts
29/03/2015
Marcelo Pastore
É ótimo esse artigo, bem simples.
29/03/2015
Marisiana Battistella
29/03/2015
Marcelo Pastore
Pena o site não ser dedicado a esses artigos, não achei mais nada nele, se tivesse mais artigos do tipo seria melhor.
30/03/2015
Thiago Santana
Eu costumo utilizar o id para seletores
30/03/2015
William
Podemos ver um pouco disso no bootstrap!
30/03/2015
Thiago Santana
Podemos ver um pouco disso no bootstrap!
Também entendo muito pouco!
Mas as classe são as melhores saídas, pois se torna reutilizáveis.
30/03/2015
Gabriela Monte
30/03/2015
Marcelo Pastore
Concordo, o uso de classes se torna mais completo.
30/03/2015
Jothaz
Claro que tudo depende do cenário, e as vezes pode-se utilizar Id sem problemas.
Quem esta desenvolvendo define o que é melhor de se utilizar levando-se em conta o conhecimento do projeto como um todo.
Não se pode ser maniqueísta e simplificar em certo ou errado e sim levar-se em conta as boas práticas.
30/03/2015
Thiago Santana
Então se faz necessário o uso de ID, isso vai variar muito...
30/03/2015
Marcelo Pastore
Obrigado
31/03/2015
Jothaz
Obrigado
É dificil e eu não gosto de abordar temas ditando regras, como foi dito, tudo depende do cenário e da abstração/compreensão de quem esta desenvolvendo.
A regra é não ter regras, mas bom senso e compreensão de onde quer se chegar.
Por serem dinâmicas e reaproveitáveis as classes são consideradas como uma boa prática.
Agora dependendo do que você esta desenvolvendo e do resultado esperado pode-se usar o ID.
Uma utilização do ID poderia ser nos controles de cabeçalho e rodapés, o que garantiria que somente eles seriam afetados pele CSS.
Claro que poderia ser classes, mas se você preferir usar ID é um gosto pessoal e não podeira ser considerado erro.
Um cenário para o uso de ID, que talvez melhore a compreensão, seria:
minha_div { height: 200px; width: 200px; } cor_ativo { background-color: green; } cor_inativo { background-color: gray; } cor_atrasado { color: rede; } #destaque { border: 10px 10px 10px 10px; } <div id="controle1" class="minha_div cor_ativo"></div> <div id="controle2" class="minha_div cor_inativo"></div> <div id="controle3" class="minha_div cor_ativo cor_atrasado"></div> <div id="destaque" class="minha_div cor_ativo"></div>
No cenário acima todos os controles herdam de "minha_div".
O "controle1" herda de "minha_div" e "cor_ativo".
O "controle2" herda de "minha_div" e "cor_inativoativo".
O "controle3" herda de "minha_div", "cor_ativo" e "cor_atrasado".
O "destaque" herda de "minha_div", "cor_ativo" e por ter o ID somente ele herda de "#destaque".
Vejo algumas repostas argumentando que por uma abordagem ser a mais utilizada nos sites e nos pretensos tutoriais seria a "correta".
Cuidado com este tipo de argumento, nem sempre o que é mais usado é o correto.
As vezes é mais usado simplesmente porque ninguém se deu ao trabalho de questionar ou aprender o conceito corretamente.
O argumento pode até ser "normalmente é a a abordagem mais utilizadas em grande sites ou site realmente profissionais".
Lembre-se durante muito tempo para a grande maioria era válido: a teoria heliocêntrica, a teoria da geração espontânea e até ingerir larvas de soiltarias (tênia) era considerado remédio para emagrecer.
Então tenham sempre um senso critico e inquiridor!
Deu uma luz?
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)