Controlador de versão SQL
27/03/2019
0
Glauco
Post mais votado
23/07/2019
Vocês também fazem desta forma ?
Normalmente faço commit dos scripts ligados a um chamado que gerou a alteração.
Como trabalhamos com o conceito de Service Desk, tudo gera um chamado, que gera um script de alteração, que é versionado.
Tudo depende do contexto, e fazer commit a cada alteração é válido.
Lembre-se que tem 2 backup´s tem 1.
Ser prudente não faz mal a ninguém.
Jothaz
Mais Posts
23/07/2019
Stella Oliveira
Geralmente cria-se uma tabela de LOG para registro de ações realizadas por usuários (Insert/Update/Delete)
Espero que tenha ajudado,
Abraço !
23/07/2019
Jothaz
E você pode utilizar triggers para facilitar sua vida.
Agora se for alterações estruturais, seria necessário ser mais claro e nos dar mais informações de seu ambiente.
23/07/2019
Glauco
23/07/2019
Stella Oliveira
Agora se são ações realizadas por desenvolvedores (versionamento) eu geralmente faço controle por uma tabela de log, cada ação do desenvolvedor só é permitida (em produção) depois de uma requisição liberada para o ID do mesmo.
27/07/2019
Glauco
Como trabalhamos com o conceito de Service Desk, tudo gera um chamado, que gera um script de alteração, que é versionado.
Onde eu trabalho,também é desta forma. Fico pensando na possibilidade de utilizar o migrations do netcore
27/07/2019
Glauco
Agora se são ações realizadas por desenvolvedores (versionamento) eu geralmente faço controle por uma tabela de log, cada ação do desenvolvedor só é permitida (em produção) depois de uma requisição liberada para o ID do mesmo.
Seria um pensamento de desenvolvedor.
29/07/2019
Jothaz
Onde eu trabalho,também é desta forma. Fico pensando na possibilidade de utilizar o migrations do netcore
Em bancos de produção os backups tem um periodicidade o que mantém a estrutura atualizada.
Normalmente em ambiente de homologação os backups são esparsos e como normalmente é um ambiente "sem dono", a probabilidade de dar merda é grande.
Normalmente faço um backup ou gero um script da estrutura do banco de dados e versiono.
Como o BD não sofre tanta modificações assim, acaba que não temo muitas versões.
Migrations é uma mão na roda, uso no Ruby e no .Net e facilita a vida, agora a equipe tem de estar ciente de como usar para evita problemas.
29/07/2019
Glauco
Em bancos de produção os backups tem um periodicidade o que mantém a estrutura atualizada.
Normalmente em ambiente de homologação os backups são esparsos e como normalmente é um ambiente "sem dono", a probabilidade de dar merda é grande.
Normalmente faço um backup ou gero um script da estrutura do banco de dados e versiono.
Como o BD não sofre tanta modificações assim, acaba que não temo muitas versões.
Migrations é uma mão na roda, uso no Ruby e no .Net e facilita a vida, agora a equipe tem de estar ciente de como usar para evita problemas.
Quais problema, poderiam ocorre que vocÊ tem ciência?
29/07/2019
Jothaz
Quais problema, poderiam ocorre que vocÊ tem ciência?
Talvez eu tenha me expressado mal, o correto nem seria problemas, mas mau uso.
Em equipes pequenas é mais fácil disseminar o rito de manter tudo sempre atualizado e sempre buscar a última versão do que vai ser alterado, antes de efetuar qualquer mudança. E sempre efetuar os commits ou no caso das migrations o UpdateDataBase.
Em equipes grandes ou fábricas de software pode acontecer de algum meliante pular alguma etapa e gerar conflitos, por não ter seguido os passo acima. Ou mesmo excluir alguma migration na mão seja no BD ou no projeto da aplicação. E isto pode gerar vários transtornos, principalmente no ambiente de produção. Pois em algumas empresas a publicação em produção é bem burocrática ou mesmo limitada por processos quase ritualísticos.
No final é mais uma sintonia final no time e todos compreenderem que os processos devem ser seguidos.
Claro que tudo que foi exposto acima é contornável com o versionamento e restore de backup. Contudo, por experiência própria restaurar um backup dependendo do contexto é osso.
Só mais uma coisa o time tem de ficar experto com cascade delete, pois se usado de forma equivocada pode fazer um limpa nos dados indevidamente.
Como eu já disse seja prudente e faça backups de tudo, pois é mais fácil limpar backups inúteis que não tê-los em caso de necessidade.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)