GARANTIR DESCONTO

Fórum Conteúdo sobre o Lazarus IDE #444605

03/06/2013

0

Bom dia, Pessoal!
Precisamos de mais conteúdo sobre o Lazarus IDE.
Essa IDE está crescendo muito e os novos usuários estão orfão de conteúdo de qualidade, eu estava com minha assinatura MVP congelada pois migrei do Delphi para o lazarus, então não fazia sentido eu manter minha assinatura ativa, só reativei porque precisei de conteúdo sobre o firebird, mas se não tiver conteúdo sobre o Lazarus IDE vou cancelar novamente.
Fica a dica, pois assim como eu, cada vez mais programadores Object Pascal estão migrando para o Lazarus, por ser gratis, multiplataforma entre outros aspectos.
Fica a dica, abraços.
Claudio Colares

Claudio Colares

Responder

03/06/2013

Claudio Colares

"O Lazarus é um Software Livre maduro para o
Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD) com base no
moderno compilador Free Pascal. Com esta ferramenta é
possível o desenvolvimento de aplicações multiplataforma. Isto
significa que podemos escrever um código e a partir deste
compilar aplicativos para executarem em Windows, Linux,
Mac OS X ou outra plataforma compatível. Por isso, o lema do
Lazarus é: “Escreva uma vez e compile em qualquer lugar”.
Podemos, também, criar aplicativos para dispositivos móveis,
bem como aplicações para Internet usando a tecnologia CGI ou
FastCGI."

Fonte: Livro (Desenvolvendo Aplicativos com Lazarus Linux & Windows - Primeira Edição - Copyright © 2011 Jean Patrick Figueiredo dos Santos).
Responder

Gostei + 0

03/06/2013

William

Claudio muito interessante sua dica, eu uso lazarus no linux e gosto muito do desempenho dele!

Vou conversar com o Wesley sobre a possibilidade de publicar conteúdo usando lazarus.
Responder

Gostei + 0

03/06/2013

Claudio Colares

Agradeço o retorno!
Vejo que muita gente tenta usa-lo, mas pela falta de material de estudo com qualidade, acaba voltando para o Delphi.
Não que o Delphi seja melhor ou pior que o Lazarus, isso é uma questão bem particular de cada programador, mas para quem já está acostumado com o Delphi "que virou sinonimo de Object Pascal" migrar de IDE é sempre muito dificil, as vezes até inviável, imagina se essa nova ferramenta não tem uma comunidade ativa por traz dela, fica bem mais dificil.
Eu particularmente estou 100% satisfeito com o Lazarus, sempre atende aos meus anseios, enquanto ao Delphi, removi da minha maquina!
Mas a falta de video aulas, livros, ou seja, material na lingua portuguesa, acaba sendo o calcanhar de Aquiles dessa maravilhosa IDE, que por incrivel que pareça, hoje na vesão 1.0.8 não tem 5% dos bugs que encontrei no Delphi XE2 "Pirateado", claro! pois não tenho 5 paus pra comprar a licença, Aliás, até o momento só encontrei um bug "no componente Arnchordhocking", mas caso não queira "dockar" estará livre desse pequeno problema.
Ah, vale ressaltar que software livre não é necessariamente software de baixa qualidade, é só olhar para o Eclipse, Android, Mysql "Comprado pela Oracle, que conseguiu "fecha-lo" para não competir com seu principal produto", Postgres, Firebird, entre outros.
Pois é pessoal, vamos olhar além do horizonte e ver que existe Object Pascal além do Delphi.
Abraço a todos!!!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar