Consulta MySQL em 2 tabelas
19/06/2018
0
Olá, sou iniciante em programação e também aqui no fórum. Esse é meu primeiro post!
Minha dúvida acho que é até bem simples, mas não achei nada que pudesse me ajudar.
Tenho uma a tabela "folha_pagamento" e nela tem a chave estrangeira que faz referencia a chave primaria da tabela "funcionario" .
No meu programa quero fazer uma consulta onde venha todos os valores da folha_pagamento, e também o nome do funcionário que tem como chave primaria a chave estrangeira da folha_pagamento consultada.
Li algo sobre o comando Join. Mas não achei a solução.
Desculpe se o post não ficou claro o suficiente inicialmente.
Minha dúvida acho que é até bem simples, mas não achei nada que pudesse me ajudar.
Tenho uma a tabela "folha_pagamento" e nela tem a chave estrangeira que faz referencia a chave primaria da tabela "funcionario" .
No meu programa quero fazer uma consulta onde venha todos os valores da folha_pagamento, e também o nome do funcionário que tem como chave primaria a chave estrangeira da folha_pagamento consultada.
Li algo sobre o comando Join. Mas não achei a solução.
Desculpe se o post não ficou claro o suficiente inicialmente.
João
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
20/06/2018
Olá João!
Para juntar as duas tabelas usamos a cláusula JOIN (INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN...).
Exemplo:
Para juntar as duas tabelas usamos a cláusula JOIN (INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN...).
Exemplo:
SELECT nomeFuncionario, salario, pagamento, dataPagamento FROM funcionario INNER JOIN folha_pagamento ON Funcionario.chavePrimaria = Folha_Pagamento.chaveEstrangeira;
Para entender o porque do Join é necessário saber que:
- Quando você está fazendo a junção de duas tabelas, é preciso especificar para o programa onde ele vai buscar a informação... Em qual tabela está a primary key e a foreign key
Por isso o comando (Funcionario.chavePrimaria = Folha_Pagamento.chaveEstrangeira;)
Referenciando a primary key "tabela origem" e a foreign key que está na sua folha_de_pagamento...
Tenha ótimos estudos!!
Victor Reis
Responder
Mais Posts
19/06/2018
Venancio Alves
Olá João!
Exemplo:
Exemplo:
SELECT nomeFuncionario, salario, pagamento, dataPagamento FROM funcionario INNER JOIN folha_pagamento ON Funcionario.chavePrimaria = Folha_Pagamento.chaveEstrangeira;
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)