GARANTIR DESCONTO

Fórum Conexão remota firebird e delphi - Zebedee ou STunel #50809

02/05/2005

0

Bom dia a todos do fórum, estou com um problema que está me impedindo de realizar a implantação de um sistema que desenvolvi.

O Problema é o seguinte tenho uma aplicação que será utilizada em cidades diversas, e todas essas cidades estarão acessando um banco de dados localizado na minah cidade, o problema é que a conexão é muito lenta e me disseram para usar o Zebedee, mas não estou entendendo como configurar esta ferramenta e ouvi falar também do STune.

Gostaria de saber qual é o melhor e como consigo configura-los? quanto ao Zebedee já baixei artigos, já entrei no site do IBPhoenix e antes que me pergunter meu sistema esta muito bem estruturado na ideia de C/S.

Gostaria de uma resposta o mais urgente possível.

Danilo Leal

Dcpleal

Dcpleal

Responder

02/05/2005

Cabelo

Colega..

Resolví meu problema aqui criando uma VPN e usando o Zebedee, mas tive que aumentar a velocidade da conexão.

Qual o meio físico que você usa, e qual a velocidade?

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Dcpleal

A conexão em alguns lugares será discada e em outras será antena de rádio.

Mas VPN não é de muito agrado para as pessoas, estava estudando de resolver isso via Web Service, mas estou aibnda estudando para aprender, então foi me sugerido utilizar o Zebedee, mas não estou conseguindo fazer a conexão e por isso precisava de uma auxilio viu
Aguardo respostas.

Danilo Leal

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Cabelo

Colega..

Não entendí o motivo de não ser de agrado de muitas pessoas, utilizar VPN, já que dinamiza sua apkicação e aumenta o nível de segurança..

mas vamos lá..

com conexões discadas, você terá muitos problemas com a conexão, mesmo utilizando web services, já que temos rotina ´pesadas´ com os compoentntes delphi, para acesso discado. Com este tipo de acesso fica difícil criar uma aplicação com base de dados confiável e utilizar web services. Sugiro você repensar no que diz respeito a tipo de linguagem que você deseja utlizar, já que nesses casos eu utilizaria uma ferramenta mais maleável.

Qual tipo de aplicação você irá rodar?

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Dcpleal

bom quando vc sugere VPN para o meu entendimento é vc fazer uma conexão a uma area remota, certo? é aquele programinha que ja vem com o windows xp, certo?

não é por nada mas aquilo sim é lentidão, me corrija por favor se eu estiver errado.

bom quando ao webservice o fato é que eu utilizando isso o meu programa passará a rodar pelo browser e estará trabalhando de certa forma localmente.

é uma aplicação cliente / servidor, não muito grande, com acessos diários, em pelo menos 10 cidades.

Aguardo respostas.

Danilo Leal

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Cabelo

A VPN é uma ferramenta não prioritária Microsoft, e portanto não existe somente no windows.

AVPN que existe no windows XP é extremamente lenta, mas a sua idéia principal, não é criar uma rede mais rápida.

Pense assim : Se eu tiver uma conexão sem desvios e que já existe na InterNet, para que eu crie um acesso ao BD é muito mas rápido certo?

Depois da VPN conectada tudo fica muito simples, você trabalha como se estivesse na Intranet, com a velocidade do seu upload.

Sugiro que você dê uma olhada neste site. É muito rico em informações deste tipo.

http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html

Quanto ao web services...

Você pode até rodar o programa ´localmente´, mas o fato é que ficaria bem mais leve se você utilizasse uma linguagem totalmente voltada para este fim (lembre-se, é só a minha opnião).

Mas de qualquer forma dê uma olhado no tópico que me referí anteriormente, me ajudou muito, e hoje eu rodo minha aplicação SIGA, em 5 filiais distintas aqui na empresa, sendo que duas delas são Internacionais.

Utilizo uma VPN criado por uma rede linux, e que funciona muito bem, nunca tive reclamaçãoes sobre lentidão. A velocidade é de 300/500 speedy (isto no servido) e 64/128 (nas filiais) a cabo.

Acredito que mesmo com uma aplicação Web Services do delphi, o acesso a banco de dados com rede discada não é viável.

Espero estar te ajudando.

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Dcpleal

Entao kra obrigado pela sua ajuda, mas quero tentar desta forma, não sei se VPN é uma boa solução, eu vi em outros tópicos que foi lhe passado a idéia do Zebedee você chegou a aplicar algo ou nào?

Tentou algum outro tipo STunel?

podeira me ajudar a configura-lo?

Danilo Leal

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Cabelo

Abandonei a idéia do zebedee, já que a VPN cria uma criptografia da sua própria rede, poderia te ajudara configurar sim.

Podemos ir trocando idéias, já ví algo sobre zebedee..

Qual está sendo seu problema exatamente?

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Dcpleal

Mas porque abandonou a ideia?

como seria para configurar o zebedee? precisa ter só no cliente? ou no cliente e no servidor? o que preciso colocar naum entendi direito a configuração, por favor ser puder me ajudar, ficaria muito grato...

Aguardo respostas.

Danilo Leal

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Vinicius2k

Colega,

Apenas complementando e para esclarecer.

A ferramenta denominada ´Conexão de área de trabalho remota´ no Windows XP não é VPN. É o antigo ´Terminal Services Client´ utilizado nos Windows NT/2000 quando estes na plataforma ´Server´, rodam o serviço ´Terminal Server´.
E sim. É lento e existem solucões melhores como o Citrix Metaframe Server, mas não é o caso do que vc necessita. Este serviço é utilizado, principalmente, para administração remota, ou para aplicações em WANs com links dedicados de alta velocidade.

Em se falando de Windows, o serviço de VPN é instalado quando vc configura em um servidor Windows NT 4/2000/2003 o serviço de RAS (Remote Access Service).

Para ter uma VPN vc precisa de um servidor com IP fixo (ou uma alternativa para IP dinâmico) rodando o serviço de RAS.
As máquinas poderão conectar-se ao seu servidor através da internet, sendo autenticadas por usuário no seu Active Directory, por exemplo. Isto já garante a segurança, mas se quiser ´incrementar´ ainda mais, pode-se adotar sistemas de autenticação por Tokens como os da RSA ( http://www.rsasecurity.com ). Tenho alguns clientes que utilizam este tipo de autenticação, mas é uma solução, relativamente, cara.

O seu maior problema será, com certeza, a largura de banda... O IB/FB não foi projetado para ambientes não-locais, e ele, por si, é lento. Com uma conexão discada vc só terá ´sofrimento´.

Não conheço as soluções de túneis seguros, por isso não posso lhe ajudar, mas, pessoalmente, prefiro VPN.

T+

Responder

Gostei + 0

02/05/2005

Marcos Fernando

Boa tarde galera,

Acabei de ler as messagens postadas por vcs e vou ler a respeito do VPN no link http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html indicado por nosso amigo Cabelo,

Mas eu estou em busca de como mexer com o Zebedee já baixei varios artigos, todos falam de sua facilidade mais já fiz diversos testes e em consegui se quer fazer a comunicação com outro PC

C alguém souber como configurar o Zebedee agradeço,

desde jpa grato e vou ler o artigo postado por nosso amigo Cabelo

Grato

Responder

Gostei + 0

03/05/2005

Dcpleal

Bom dia a todos, eu concordo com o Marco Fernando, vou estudar o tal VPN mas gostaria de primeiro tentar o Zebedee, vou testar as melhores soluções, Zebedee, VPN e depois vou testar o Web Service, mas primeiro gostaria da ajuda de alguem para a configuração do mesmo.

Aguardo respostas

Danilo Leal

Responder

Gostei + 0

03/05/2005

Dcpleal

bom esqueci de explicar como vai ser esse meu problema:

Tenho um sistema que irá rodar em pelo menos 10 cidades, esse sistema alimentará um banco de dados rodando em um servidor de banco de dados o firebird, é um P4 o servidor, a forma de conexão creio que na maioria dos lugares será internet a rádio, alguns outro talvez speedy e alguns acreditem conexão discada, o problema é o seguinte, a conexão esta muito lenta no speedy, imagina na radio ou entao na discada, portanto me passaram a solução do Zebedee que é um compactador para este tipo de conexão com banco de dados, portanto gostaria que alguem me ajudasse a configurar tanto no cliente como no servidor o tal Zebedee.

Aguardo respostas.

Danilo Leal

Responder

Gostei + 0

04/05/2005

Dcpleal

se puderem me ajudar com as duvidas acima agradeceria...

Danilo Leal

Responder

Gostei + 0

04/05/2005

Marcos Fernando

Galera tudos falam do Zebedee de sua facil utilização, mas não achei ninguém ainda q me passasse a configuração do Server e o Cliente

estou cheio de artivos mais não achei q algum funcione..

Grato

Responder

Gostei + 0

04/05/2005

Dcpleal

Marcos somos dois nisso ai, ja peguei artigos e todos falam que é facil tal mas ninguem chego e falo que uso...

se alguem puder ajudar.

Danilo Leal

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar