CONEXAO COM BANCO DE DADOS MYSQL

30/09/2017

0

Pessoal estou na parte final do meu projeto na troca de pc ao iniciar o projeto abre a tela de
login percebo que esta havendo conexao com o banco de dados porque se eu mudar algo
no banco nem inicia a tela de login. quando ponho o login e senha me retorna este erro
se alguem puder ajudar.

---------------------------
softarquivo
[FireDAC][Phys][MySQL] Can't connect to MySQL server on 'localhost' (10061)
OK
Anderson Saldanha

Anderson Saldanha

Responder

Post mais votado

30/09/2017

descobri que o erro esta no meu codigo para rodar em rede se alguem puder me da uma poruqe debugo ele com o codigo nao apresenta erro algum.

var server, user, senha, lib : string;
var porta : Integer;
var conf : TIniFile;
begin
//PARAMETROS DE CONEXAO
SetCurrentDir(ExtractFilePath(Application.ExeName));
conf := TIniFile.Create(GetCurrentDir + '\\conf.ini');
lib := GetCurrentDir + '\\libmysql.dll';
SERVER := conf.ReadString('BANCO','SERVER','');
USER := conf.ReadString('BANCO','USER','');
SENHA := conf.ReadString('BANCO','SENHA','');
PORTA := integer (conf.ReadString('BANCO','PORTA',''));

conecta.Connected := false;
mysql_link.VendorLib := LIB;
mysql_link.DriverID := 'MysQl';
conecta.DriverName := 'Mysql';
conecta.Params.Add('server=' +SERVER);
conecta.Params.Add('user_name=' + USER);
conecta.Params.Add('password=' + SENHA);
conecta.Params.Add('port=' +IntToStr(PORTA));

try
conecta.Connected := True;
Except
//SHOWMESSAGE('NAO CONECTADO');

end;

end;

Anderson Saldanha

Anderson Saldanha
Responder

Mais Posts

14/10/2017

Antonio Batista

O HostName do seu FDConnection está configurado como localhost. O que é normal já que o seu Servidor está na máquina local.
Mas quando você executa o sistema de outra máquina, você tem que mudar esse HostName, para o Servidor, aí você pode utilizar o Nome da sua Máquina ou o IP, ou seja, você tem que colocar o IP da máquina que contém o banco de dados.

Outra coisa em alguns casos você também tem que liberar a porta 3306 no firewall, pois é a porta padrão de uso do MySQL.
Responder

16/10/2017

Anderson Saldanha

O HostName do seu FDConnection está configurado como localhost. O que é normal já que o seu Servidor está na máquina local.
Mas quando você executa o sistema de outra máquina, você tem que mudar esse HostName, para o Servidor, aí você pode utilizar o Nome da sua Máquina ou o IP, ou seja, você tem que colocar o IP da máquina que contém o banco de dados.

Outra coisa em alguns casos você também tem que liberar a porta 3306 no firewall, pois é a porta padrão de uso do MySQL.

Sim eu ja liberei o firewall so que o problema que na hora que eu executo exe do meu programa funciona normal no servidor em outra maquina nao, se eu mudar no meu conf.ini DATABASE = basexml para outra coisa qualquer me retorna erro de conexao e isso com as outras linhas do conf.ini mas se for o SEVER = localhost posso alterar de qualquer forma que mesmo assim abre o exe no servidor em outra maquina com IP ou nome do SERVIDOR nao abre, esta parecendo que o exe nao esta nem lendo a linha do codigo do SEVER.
Obrigado pela ajuda
Responder

17/10/2017

Raimundo Pereira

Boa tarde.
Entendi seu relato e fui verificar o exemplo que havia lhe passado.

No servidor realmente ele funciona perfeitamente.
Na estação cliente ele apresenta o erro 10061 na conexão realizada via firedac.

Após intensos testes, que incluem colocar as dll do mysql na pasta do exe.

A única possibilidade de conseguir conectar ao servidor na estação cliente foi, depois que instalei o xammp, nele possui a opção mysql.
Realizei o start e ai sim conseguir acesso.

Estranho já que tratasse da estação cliente.
Observação: Mantive a rotina do arquivo ini.
Tente ai e nos dê um feedback
Responder

17/10/2017

Raimundo Pereira

Depois de instalar o xammp na opção mysql click em start
Responder

19/10/2017

Anderson Saldanha

ok vou tentar aqui, mas porque no servidor no caso eu altero qualquer coisa no SEVER = LOCALHOST e tambem nao da erro nenhum ler normal ate se eu deixar so SEVER = puro sem nada abre normal e nao da erro.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar