Como um aplicativo (Android principalmente) se comunica com uma aplicação C sharp sem internet, em rede
12/02/2020
0
Gostaria de saber qual a melhor abordagem adotar neste caso acima
Tenho hoje uma aplicação que funciona integrada através da internet (real time com pusher)
Gostaria de saber como eu poderia fazer um app se comunicar com uma aplicação desktop (c#) em rede. Sem depender da internet.
No caso eu já fiz usando o computador como servidor (php usando o xampp) e o tablet ou celular acessava o painel através da URL no navegador digitando o IP da máquina servidor.
Mas desta vez não gostaria de disponibilidade o fonte na máquina servidora
Não sei se teria a chance de comunicar através de alguma porta ou algo parecido
Att
Ewerton Rodrigues
Post mais votado
19/07/2021
Gostaria de saber qual a melhor abordagem adotar neste caso acima
Tenho hoje uma aplicação que funciona integrada através da internet (real time com pusher)
Gostaria de saber como eu poderia fazer um app se comunicar com uma aplicação desktop (c#) em rede. Sem depender da internet.
No caso eu já fiz usando o computador como servidor (php usando o xampp) e o tablet ou celular acessava o painel através da URL no navegador digitando o IP da máquina servidor.
Mas desta vez não gostaria de disponibilidade o fonte na máquina servidora
Não sei se teria a chance de comunicar através de alguma porta ou algo parecido
Att
Olá, estou na mesma pegada que você, quero fazer um app em flutter web, que se comunica com uma web api para os dados (estes dois eu já tenho e estão ok), agora preciso fazer o app web em flutter se comunicar com um software instalado no pc do usuário, este software recebe as info. e envia para um hardware (também desenvolvido por mim em C#.net). Teoricamente dá pra fazer isso de duas formas:
1. Fazer o app flutter web usar sockets e enviar comandos direto para o IP da rede interna onde está o software
2. Fazer o app flutter web comunicar com a web api que por sua vez se comunica com o software através de sockets
Eu não conheço outra forma de fazer isso simples, configurar um IIS no pc de cada usuário está fora de cogitação.
Será que já existe algo para comunicar estruturas e objetos entre flutter e C# ou teremos mesmo que desenvolver tudo isso?
Por enquanto, estou seguindo o item 1 até encontrar alguma coisa por aí que seja mais fácil e também siga as boas práticas.
At,
Eduardo
Mais Posts
13/02/2020
Alex William
Se a aplicação desktop estiver rodando no IIS da maquina, e tanto o celular quanto o computador estiverem em rede seria a mesma coisa que a sua aplicação em php.
O IIS funciona como o apache, ele se torna um servidor local com uma aplicação rodando numa porta especifica, geralmente é a porta 80 como o apache, então cuidado para não conflitar portas.
Com o IIS configurado, bastaria digitar o ip da maquina, que o IIS se encarregaria de vincular a porta correta como o apache faz.
Procure como configurar o IIS do seu windows para apontar para seu banco de dados ou aplicação que roda na maquina.
Espero ter ajudado. :D
13/02/2020
Ewerton Rodrigues
não seria isto no caso
O que você citou eu uso atualmente com php, apache e Cia.
Mas como agora vou mandar esta aplicação para mais clientes, não gostaria de mandar meu fonte (deixar isto rodando em servidor)
Pesquisando aqui hoje vi sobre a questão do socket tcp/ip
Acho que seria mais isto, aí daria para fazer a comunicação da aplicação em c# e o aplicativo Android
Só tenho que ver como funciona o app em Android comunicar em socket TCP/IP
Se alguém souber ajudaria, obrigado.
13/05/2021
Garrydavis
17/05/2021
Garrydavis
19/07/2021
Ewerton Rodrigues
Pode preparar o desenvovimento
Fizemos real-time mesmo, não fizemos a comunicação socket (direta) não
Você vai centralizar tudo na API e sua aplicação C# vai ficar escutando com alguma tecnologia rápida ou ficar consultando a API de tempos em tempos (não recomendo, fizemos com a primeira opção como comentado acima).
19/07/2021
Ewerton Rodrigues
Por hora só conectado
Mas começamos a testar direto a comunição e funciona bem também (socket), só não avançamos devido ao tempo!
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)