Fórum Como Mesclar Linhas de um Dbgrid? #367056
11/12/2008
0
Procurei no fórum algum tópico que tratasse do assunto, mas não encontrei nenhum... entao decidi postar.
Eu tenho uma Agenda, e eu Gostaria de Mesclar as linhas de todos os registos do mesmo horario.
tipo mesclar as linhas da hora... tipo assim.
alguém tem alguma idéia?
fico grato pela ajuda..
Daniel Martins
Curtir tópico
+ 0Posts
12/12/2008
Carlosrm
não compreendi o termo ´mesclar´, por isso vai um palpite meio pelo rumo...
experimente selecionar apenas os registros com o horário desejado (use um filter ou uma sql com a cláusula ´where´, por exemplo...)
Assim, na dbGrid só aparecerão os registros com o mesmo horário. Por aí, acho que já fica mais fácil tomar alguma decisão sobre esses horários.
Sugestão mais segura: Numa tabela de Agendamento, no evento OnBeforePost, verifique se o horário já não está marcado. Se já estiver marcado, mude para um horário que esteja vago. Desse modo, você evita gravar na tabela horários repetidos e não precisará ´mesclar´ esses registros...
Se for, por exemplo, uma Clínica Médica, com vários médicos, poderia haver diversas consultas no mesmo horário, mas com profissionais diferentes. Nesse caso, no OnBeforePost você pesquisaria usando como chave o médico +a data +o horário.
Há outras possibilidades e outros colegas terão sugestões melhores. Mas, como eu ´falei´, nem sei se entendi direito.
espero que seja útil.
carlosrm
Gostei + 0
12/12/2008
Daniel Martins
mas o fato de eu quere ´mesclar´ as células do dbgrid é por que queria achar uma forma de poder visualizar todos os horarios do dia, sem precisar filtrar em uma query.
tippo listar todos os horarios agrupados por hora:
08:00 | Fulano | Beltrano 08:30 |Tomaz | Osmar 9:00 | ... |.. |..
tipo assim..
Gostei + 0
13/12/2008
Rpdesign
ou vc pode simplesmente listar os registros ordenados para que todos os compromissos no memo horario fiquem proximos, depois desenhar no canvar em quandro sobre os registros eles ainda permaneceram em linhas separadas mais a visualizacao vai parecer que estao juntos
Gostei + 0
13/12/2008
Micheus
Abraços
Gostei + 0
15/12/2008
Aeciovc
mestre sendo agrupado pela hora e seus respectivos detalhes!!
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)