Fórum Como importar uma classe de outro pacote? #565371
05/01/2011
Ola pessoal, estou com uma duvida. Eu tenho uma classe x de um pacote x, por exemplo, e quero importar uma classe y de um pacote y( diferente do pacote x ).
Como que eu faço?
utilizo import, so que não sei onde fica o pacote que eu criei.
Se alguem puder me ajudar agradeço.
Ricardo Staroski
Voce nao sabe onde fica o pacote que voce criou?
Ai fica dificil...
Para o seu import funcionar, seus .class, .jar ou .java precisam estar no classpath da sua aplicação.
Ola obrigado pela resposta. Talvez eu me expressei mal. vamos la...
Eu sou novo no mundo do Java, e estou trabalhando com netbeans IDE, com o J2SE. Criei uma pasta onde fica os meus projetos em :
C:\Documents and Settings\***\Meus documentos\NetBeansProjects.
Dentro desse diretório tenho 3 pastas( projetos ) e como vcs podem saber, os meus arquivos fonte( .java ) fica na pasta src.
Eu queria saber como que eu importo uma classe de um outro projeto que estou trabalhando. Não sei se ficou claro agora, procurei em alguns lugares e a única coisa que descobri é que não precisa usar import para classes do mesmo pacote.
Mas e nas classes de outro pacote???
De qualquer forma obrigado pela atenção, e me desculpe por não me apresentar. sou novo no forum.
06/01/2011
Thales Barbosa
Vc precisa criar o .jar do projeto Y, e importá-lo para dentro do projeto X e ai usá-lo.
06/01/2011
Thales Barbosa
Como que eu crio o .jar ? tenho que transformar todos os .java do pacote y em .jar ?
Depois como que eu uso o import ? como que o java vai saber onde está o meu projeto y ( tenho que referenciar um endereço tipo
C:\Documents and Settings\xxx\Meus documentos\NetBeansProjects\pacote y ?
Desculpe a minha ignorância, mas se detalhar mais fica mais facil.
obrigado
06/01/2011
Thales Barbosa
No projeto Y vc simplesmente cria o .jar do projeto no netbeans é clean and build (atalho shift+F11).
No novo projeto vc irá colocar o nome da classe importar.
Ex.: