Fórum Como importar uma classe de outro pacote? #565371
05/01/2011
Ola pessoal, estou com uma duvida. Eu tenho uma classe x de um pacote x, por exemplo, e quero importar uma classe y de um pacote y( diferente do pacote x ).
Como que eu faço?
utilizo import, so que não sei onde fica o pacote que eu criei.
Se alguem puder me ajudar agradeço.
Ricardo Staroski
Voce nao sabe onde fica o pacote que voce criou?
Ai fica dificil...
Para o seu import funcionar, seus .class, .jar ou .java precisam estar no classpath da sua aplicação.
Ola obrigado pela resposta. Talvez eu me expressei mal. vamos la...
Eu sou novo no mundo do Java, e estou trabalhando com netbeans IDE, com o J2SE. Criei uma pasta onde fica os meus projetos em :
C:\Documents and Settings\***\Meus documentos\NetBeansProjects.
Dentro desse diretório tenho 3 pastas( projetos ) e como vcs podem saber, os meus arquivos fonte( .java ) fica na pasta src.
Eu queria saber como que eu importo uma classe de um outro projeto que estou trabalhando. Não sei se ficou claro agora, procurei em alguns lugares e a única coisa que descobri é que não precisa usar import para classes do mesmo pacote.
Mas e nas classes de outro pacote???
De qualquer forma obrigado pela atenção, e me desculpe por não me apresentar. sou novo no forum.
06/01/2011
Thales Barbosa
Vc precisa criar o .jar do projeto Y, e importá-lo para dentro do projeto X e ai usá-lo.
06/01/2011
Thales Barbosa
Como que eu crio o .jar ? tenho que transformar todos os .java do pacote y em .jar ?
Depois como que eu uso o import ? como que o java vai saber onde está o meu projeto y ( tenho que referenciar um endereço tipo
C:\Documents and Settings\xxx\Meus documentos\NetBeansProjects\pacote y ?
Desculpe a minha ignorância, mas se detalhar mais fica mais facil.
obrigado
06/01/2011
Thales Barbosa
No projeto Y vc simplesmente cria o .jar do projeto no netbeans é clean and build (atalho shift+F11).
No novo projeto vc irá colocar o nome da classe importar.
Ex.:
Classe TexteAugusto no pacote Augusto no projeto A;
No projeto B vc clica com o botão direito em biblioteca e clica em adicionar JAR.
Na classe Texte no projeto B vc coloca chamando a classe TexteAugusto.
TexteAugusto txAug=new TextAugusto();
//COm isso irá pedir para importar a classe vc simplemente importa //se quiser fazer manual o import seria
import Augusto.TexteAugusto;
//Lembrando Augusto é o pacote no projetoA
//Texte Augusto é a Classe no projetoA
Detalhar fica fácil pesquisar e testar estimula o conhecimento descobrir por si só traz eufória.
07/01/2011
Thales Barbosa
Ola desculpe a minha insistência, mas ainda não consegui entender direto.
Na parte de criar o .jar deu certo selecionei o projeto que eu queria importar
e criei o .jar
Depois fui no outro projeto e cliquei com o botão direito em biblioteca e adicionar jar/pasta, depois selecionei o projeto que eu queria importar e veio o endereço completo da pasta. tipo : C:\Documents and Settings\xxx\Meus documentos\NetBeansProjects\ProjetoB.
So que depois disso eu vi que importou todos os .class , .java e .jar so que não entendi na parte de colocar no código fonte.
Usei import ProjetoB.classe1; só que deu erro.
não entendi, eu tenho q criar um objeto para importar esse pacote?
Agradeço a colaboração
07/01/2011
Thales Barbosa
Basta seus outros projetos estarem no CLASSPATH da sua aplicação e voce fazer o import.
Imagina que voce tenha um JAR, ZIP com a seguinte estrutura:
pacote
|
+--> subpacote
|
+--> outrosubpacote
|
+--> Classe1
|
+--> Classe2
|
+--> Classe3
Voce vai importar as classes assim:
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe1;
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe2;
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe3;
public class MinhaClasse {
}
07/01/2011
Thales Barbosa
Ai pessoal que descobri pq não tava dando certo importar outros pacotes.
Só para explicar para quem tem dúvida...
Como eu já disse, criei o .jar dos projetos que eu queria importar( selecionei o projeto e depois shift+F11, como o thales.barbosa disse). Depois como o botão direito do mouse em biblioteca do meu projeto - adicionar jar/pasta - depois procurei o caminho do projeto que eu queria importar e dentro dessa pasta a pasta dist.
Logo apareceu o . jar , dai foi só ir no código fonte e digitar import "nome do pacote"."nome da classe"
Outra duvida Eu tinha todas as minhas classes no pacote padrão e o próprio netbeans diz é "altamente recomendado não criar classes java no pacote padrão" , não sei pq, mas na parte de importar não funciona de uma classe não-padrão para uma classe do pacote padrão, ao contrário funciona. Talvez o java não reconhece o pacote padrão.
Então para que serve o pacote padrão ?
Obrigado a todos pela atenção
A resposta do staroski é bem simples e eficiente!
Tava fazendo um sistema de cadastro simples e precisei disso para validação por email e encontrei aqui.
Valeu! :)[i]