Calcular Tan-¹ .

16/11/2010

0

Aos amigos do Delphi,     Não sei se o Delphi calcula Tan-¹ de um valor, mas eu preciso calcular a Tan-¹ de um valor para saber o ângulo em graus.   Se alguem puder me ajudar desde já eu agradeço,     Atenciosamente.     Valdir Lima
Valdir Lima

Valdir Lima

Responder

Posts

16/11/2010

Pietro Braga

Bem, essa aí você me pegou (ou não, vamos ver).
Na minha calculadora tan-1 seria o inverso de Tan. Então Tan-1= 1/Tan. Tente isso aí.
Responder

16/11/2010

Valdir Lima

Olá Pietro,   Montei assim mas o resultado ainda não deu certo.     var
T: Extended;
begin
   T := 1/Tan(6.27);
   edit8.Text := FloatToStr(T);
end;
  Talvez eu esteja montando a formula de meneira errada.       Valdir
Responder

16/11/2010

Pietro Braga

Estranho, devria funcionar, tente assim:
var
T: Extended;
begin
   T := Tan(6.27);   T := 1/T   edit8.Text := FloatToStr(T);
end;


Responder

16/11/2010

Valdir Lima

Ainda não deu certo,   Na calculadora ciêntifica o resultado de Tan-¹ de 6,27 é 80,938 e o resultado do Delphi está sendo -78,8375 para qualquer uma das fórmulas que você passou.   O que estou tentando fazer é extrair a Tan-¹ do valor do arcotengente de Y/X, sendo Y=859,68 e X= 137,0 e o resultado é 6,27, o resultado é 80,938 Graus. Talvez tenha uma outra fórmula de fazer este cálculo.     Abraço   Valdir
Responder

16/11/2010

Pietro Braga


Estranho, devria funcionar, tente assim:
var
T: Extended;
begin
   T := Tan(6.27);   T := 1/T   edit8.Text := FloatToStr(T);
end;


 

Voltei, testado:
var
T: Extended;
begin
   T := ArcTan(6.27);   edit8.Text := FloatToStr(RadToDeg(T));end;
Voltando as aulas de trigonometria e minhas aulas chatas de eletrônica industrial...tan-1 é realmente o inverso de Tangente que também é o Arco da Tangente que retorna um valor em Radianos... bastou converter para Graus.
Abs
Responder

17/11/2010

Valdir Lima

Beleza,   agora deu certo, quem manja, manja.   Muito obrigado amigo   Abraço.     Valdir Lima
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar