Breakpoints no Delphi não funcionam!

04/07/2024

0

Bom dia,

Recentemente reinstalei o Delphi, e ele simplesmente não para nos breakpoints!
Aparece todas as bolinhas azuis corretamente, coloco o breakpoint, ele fica vermelho normal.
Porém, quando tento debugar, ele simplesmente ignora, e não cai nos breakpoints.

Estou buildando no modo debug, já apaguei o .dpr e os .dcu.
Porém, nada até agora... Permanece sem cair.
Estou utilizando o Delphi 10 Seattle.
Deve ser algo bem simples que estou esquecendo.

Se alguém puder me ajudar por favor...
Desde já, agradeço!
Douglas Borghetti

Douglas Borghetti

Responder

Posts

07/07/2024

Assis Ferreira

Bom dia,

Recentemente reinstalei o Delphi, e ele simplesmente não para nos breakpoints!
Aparece todas as bolinhas azuis corretamente, coloco o breakpoint, ele fica vermelho normal.
Porém, quando tento debugar, ele simplesmente ignora, e não cai nos breakpoints.

Estou buildando no modo debug, já apaguei o .dpr e os .dcu.
Porém, nada até agora... Permanece sem cair.
Estou utilizando o Delphi 10 Seattle.
Deve ser algo bem simples que estou esquecendo.

Se alguém puder me ajudar por favor...
Desde já, agradeço!



Fácil de resolver!
Cobro apenas 100 reais
mas vou passar grátis
apague todos os arquivos dcu!!!
Responder

08/07/2024

Douglas Borghetti

Bom dia,

Recentemente reinstalei o Delphi, e ele simplesmente não para nos breakpoints!
Aparece todas as bolinhas azuis corretamente, coloco o breakpoint, ele fica vermelho normal.
Porém, quando tento debugar, ele simplesmente ignora, e não cai nos breakpoints.

Estou buildando no modo debug, já apaguei o .dpr e os .dcu.
Porém, nada até agora... Permanece sem cair.
Estou utilizando o Delphi 10 Seattle.
Deve ser algo bem simples que estou esquecendo.

Se alguém puder me ajudar por favor...
Desde já, agradeço!



Fácil de resolver!
Cobro apenas 100 reais
mas vou passar grátis
apague todos os arquivos dcu!!!


Acho que não tão fácil.
Eu já havia feito as exclusões também. Não deu certo
Responder

08/07/2024

Arthur Heinrich

Debugar programas orientados a objetos/eventos nem sempre é tão simples. Podem estar ocorrendo exceptions que interrompem a execução antes do breakpoint ou mesmo ter se desviado por uma condição em particular.

Mas, no geral, deveria funcionar.

O compilador sempre pode apresentar algum tipo de bug. Mas existe uma probabilidade muito maior de que o seu código tenha algum problema que você não detectou e esteja seguindo por um caminho inesperado, do que o breakpoint falhar.

Em casos mais complicados, tem que apelar para o bom e velho F8/F7/F4 e testar toda a lógica do começo ao fim.
Responder

09/07/2024

Douglas Borghetti

Debugar programas orientados a objetos/eventos nem sempre é tão simples. Podem estar ocorrendo exceptions que interrompem a execução antes do breakpoint ou mesmo ter se desviado por uma condição em particular.

Mas, no geral, deveria funcionar.

O compilador sempre pode apresentar algum tipo de bug. Mas existe uma probabilidade muito maior de que o seu código tenha algum problema que você não detectou e esteja seguindo por um caminho inesperado, do que o breakpoint falhar.

Em casos mais complicados, tem que apelar para o bom e velho F8/F7/F4 e testar toda a lógica do começo ao fim.


Boa tarde,

Então, por enquanto, a única maneira que estou conseguindo é apelando dessa forma.
Usando a lógica do F7/F8 do princípio ao fim.
Não consegui identificar o real motivo de não estar funcionando...
Responder

10/07/2024

Arthur Heinrich

Dá para posicionar o cursor no ponto onde você quer parar e usar o F4 também.

Quanto aos breakpoints, existem aqueles que são condicionais, em que só param se uma condição for atendida. Por exemplo, parar somente se a variável "i" é maior que 10. Se você registrou um breakpoint desse tipo e a condição está indefinida, pode ser que passe por ele sem interromper a execução.

Já os breakpoints incondicionais, sempre param quando a execução chega até eles.

O problema é que, às vezes, não chega. Aí, temos que colocar o breakpoint num ponto anterior e investigar a condição que provoca o desvio.

Pelo menos, se o problema sempre ocorre, fica muito mais fácil.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar