Auto Relacionamento M:N ?
16/11/2015
0
Pessoal, alguém me ajuda, como eu representaria no modelo logico um auto relacionamento M:N com a notação do pé de galinha?
Eu fiz dessa forma no Toad Data Modeler, ta certo?
Aproveitando o momento, é certo dizer que esse é a representação do Pé de galinha? Esse tipo de representação não seria usada apenas no modelo conceitual?
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/280177-20151116-190049.png[/img]
Hugo Thomaz
Hugo Thomaz
Mas alguém pode ajudar?
17/11/2015
Marcos P
N:N ou M:N, são siglas que representam a relação muitos:para:muitos. Nada de errado, nisso !
No seu exemplo, relacionado a produtos, repare que você usa o termo "comparado" várias vezes.
Comparar não implica, necessariamente, em um relacionamento de dados que precise ser modelado fisicamente nas tabelas.
Explico melhor : comparar preços é baseado em uma pesquisa de dados e não em relacionamento explícito de dados. A diferença pode não parecer muito importante, mas pense que a pesquisa ( de comparação ) vai acabar sendo sempre um relacionamento ( 1 : N ), pois você quer comparar o preço corrente ( 1 ), com todos os demais preços da mesma tabela ( N ).
Um relacionamento muitos:para:muitos, parte do pressuposto que a chave primária da tabela, será usada como chave estrangeira na mesma tabela. Isso não é recomendado e deve ser evitado, conforme as regras de normalização de dados.
Nesse post do DevMedia, temos um outro exemplo dessa mesma situação.
OK ?!?
17/11/2015
Hugo Thomaz
Por isso fiz como esta no desenho no Post que coloquei para ilustrar.
Eu estou com insegurança que com duvidas isso porque estou parado a muito tempo e voltei a estudar a um tempinho. Na verdade nunca exerci a profissão de programador e como estou fazendo e estudando sozinho estou cuidando da analises, engenharia do software, engenharia de bando de dados e desenvolvendo o software, até mesmo de forma didática para eu saber um pouco de cada área. Mas sozinho da uma insegurança e duvida. Mas acho que ja encontrei o caminho das pedras.
Nessa situação que postei foi por conta da ferramenta que estou usando que é a Toad Data Modeler que é a melhor que achei para gerar o DDL para um banco SQLite, ela tem uma notação de cardinalidade e relacionamento um pouco confusa mas encontrei um documento no site deles que explica bem como funciona.
Marcos, Vlw, Obrigado pela ajuda.
17/11/2015
Marcos P
Lembre-se : aplicação das regras de normalização de dados dependem sempre do cenário a ser desenvolvido !
Elas não são um dogma !
Adapte-as ao seu uso e necessidade...
Inclusive, existem diversos autores que pregam a "desnormalização" dos modelos de dados como solução para problemas de performance em grandes sistemas.
Entender a teoria é importante, mas aplicá-la conforme a necessidade de cada projeto é fundamental.
Boa sorte !
17/11/2015
Hugo Thomaz
Lembre-se : aplicação das regras de normalização de dados dependem sempre do cenário a ser desenvolvido !
Elas não são um dogma !
Adapte-as ao seu uso e necessidade...
Inclusive, existem diversos autores que pregam a "desnormalização" dos modelos de dados como solução para problemas de performance em grandes sistemas.
Entender a teoria é importante, mas aplicá-la conforme a necessidade de cada projeto é fundamental.
Boa sorte !
Mais uma vez obrigado Marcos, vlw pelas dicas!!!!
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)