Auto relacionamento e uma segunda entidade na jogada.

06/11/2015

0

Em Modelagem de Dados fazendo um modelo conceitual, tenho a seguinte duvida:
Produto de um supermercado que você compara com outro produto para saber qual é mais barato.
Em um dado momento o usuário pode querer saber em um histórico qual a media da diferença entre os mais caros e mais baratos.
É um auto relacionamento com o Relacionamento Compara Produto -> Compara -> Produto mas o resultado disso seria então guardado em uma outro entidade Melhores itens, como isso ficaria representado no Modelo Conceitual que eu não consigo entender.
Hugo Thomaz

Hugo Thomaz

Responder

06/11/2015

Marcos P

Não sei se entendi muito bem sua dúvida, mas vamos lá...

Todos esses controles serão derivados da tabela de PRODUTOS, que é a tabela principal do modelo.

A comparação para definir qual o produto mais barato, não é um relacionamento, mas sim um ranking do atributo PREÇO dessa tabela... ou seja, um select !

Quando você diz "em um dado momento o usuário pode querer saber...", dá a impressão que deve existir uma operação de "fechamento" dos preços, ou seja, o registro do preço dos produtos diariamente para fins de cálculo da média de preços no decorrer do tempo.

Essa é uma segunda tabela, PRODUTO_HISTORICO, que está relacionada a tabela principal por ID_PRODUTO, mas só serve para fins de registro histórico dos preços e posterior cálculo dos preços médios no decorrer do tempo.

Ou seja, um relacionamento de PRODUTO [1] x [n] PRODUTO_HISTÓRICO.

Senão for isso, seria interessante você detalhar melhor o contexto do tal "auto relacionamento" e o que seria esse cálculo da média de preços.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar