Atores diagramas de caso de uso

19/11/2014

0

Olá, estou com uma dúvida no momento de criar um diagrama de caso de uso. Como sabemos, os sistemas possuem configurações que indicam se um usuário tem ou não acesso a a um determinado módulo/tela. Minha dúvida é como representar esta ligação entre o(s) ator(es) e caso de uso.
Devjunior

Devjunior

Responder

Post mais votado

19/11/2014

Olhe como base neste exemplo.
Neste caso o usuário Administrador tem acesso à todas as telas enquanto o usuárioComun possui acesso apenas as telas de Autenticação, Gerar relatório do Aluno e upload da Publicação.

Espero ter ajudade.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/397347-20141119-104758.png[/img]

Randrade

Randrade
Responder

Mais Posts

19/11/2014

Rad Informatica

Obrigado pela resposta, e seu diagrama será ótimo para a próxima pergunta. Suponhamos que o usuário comum seja um vendedor na loja, e tenho um caso de uso chamado 'Emitir NFe'. Os usuários do grupo 'Vendedor' por padrão não terá acesso a esta tela, mas o administrador resolveu permitir o acesso de uma pessoa (1) do grupo de 'Vendedor' a esta opção.
Nesse caso ele não é nem do grupo 'Caixa' e nem 'Administrador', que são os únicos que tem permissão, mas possue permissão para acessar a tela.
Responder

24/11/2014

Marisiana Battistella

Nesse caso, você pode permitir o acesso apenas para esse usuário em questão.
Responder

24/11/2014

Eduardo Pessoa

Nesse caso, você pode permitir o acesso apenas para esse usuário em questão.

No caso do UML, deve-se criar um outro usuario com essas atribuições ou tem outra forma de mostrar isso?
Responder

24/11/2014

Marisiana Battistella

Para representar no diagrama, você terá que ter um outro usuário que tenhas as mesmas permissões que o Grupo de usuários possui, mais as permissões adicionais atribuidas a ele.
Faz tempo que não estudo sobre diagramas de caso de uso, mas lembro que tem uma forma de representar isso.
Responder

25/11/2014

Eduardo Pessoa

Graficamente existirá um outro usuario no diagrama para representar essa situação?
Responder

26/11/2014

Marisiana Battistella

Sim, se não me engano é essa a representação..
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/262490-20141126-090100.png[/img]
Responder

26/11/2014

Eduardo Pessoa

Não entendi bem, pois estava me baseando no outro exemplo, mostrado acima.
Responder

27/11/2014

Randrade

Graficamente existirá um outro usuario no diagrama para representar essa situação?

Exatamente como a Marisiana demonstrou. Deixe eu tentar explicar de uma forma mais fácil.

Você deve adicionar um outro usuário "graficamente" herdando de usuário comum e se for apenas mais uma opção a mais, a ligação para essa opção.

Repare nesta imagem:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/397347-20141127-090834.gif[/img]

O usuário Funcionário pode cadastrar produto enquanto o usuário Gerente pode cadastrar produtos e realizar outras operações.

Espero ter ajudado.
Responder

27/11/2014

Marisiana Battistella

Eduardo, só peguei um exemplo na web pra mostrar a representação, não tem nada a ver com o assunto em questão...
Obrigada pela explicação Renilson!
Responder

27/11/2014

Eduardo Pessoa

Tinha esquecido de "herança".

Marisiana, eu sei, mas eu não entendi por que vc mostrou outro exemplo, só por isso.
Responder

28/11/2014

Marisiana Battistella

A justificativa é simples... só peguei um exemplo na web porque não tenho tempo de ficar criando uma situação igual a apresentada apenas para exemplificar um recurso. =D
Responder

28/11/2014

Randrade

Tinha esquecido de "herança".

Marisiana, eu sei, mas eu não entendi por que vc mostrou outro exemplo, só por isso.

Eduardo,
Exemplo que a Marisiana postou trata de herança da mesma forma.

Raramente alguém terá tempo para exemplificar e tirar suas dúvidas com o exemplo que você passará.
Primeiro pela falta de tempo e outra que se "fizer" para você, você nunca irá aprender.
Responder

28/11/2014

Marisiana Battistella

É bem isso!
Respostas prontas não despertam curiosidade em saber como se faz e não geram aprendizado...
Responder

28/11/2014

Eduardo Pessoa

Acho que vc´s me interpretaram mal ou eu não soube descrever de uma forma melhor.
Responder

28/11/2014

Marisiana Battistella

Eu entendi Eduardo!!
Não interpretei mal o teu comentário...
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar