Fórum Arquivos pra acessar firebird na rede #585373
29/08/2017
0
Quais os arquivos que devo mandar junto com minha aplicacao pra acessar firebird na rede? Estes computadores ja acessam outra base de dados firebird tambem.
obrigado

Eduardo Jr
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
29/08/2017
** Atenção ** Cuidado para não colocar o arquivo .FDB na mesma pasta do outro sistema, coloque em uma pasta ou caminho do sistema como se fosse instalar em um computador local.
Então no servidor, o caminho do DB fica:
C:\\Pasta do Sistema\\Banco de Dados\\Meu_Banco_Firebird.fdb
Já nos clients, o caminho fica:
192.168.0.1:C:\\Pasta do Sistema\\Banco de Dados\\Meu_Banco_Firebird.fdb
Onde: 192.168.0.1 é o IP do servidor.
Luiz Vichiatto

Gostei + 1
Mais Posts
29/08/2017
Luiz Vichiatto
Não se esqueça de instalar o client do firebird na maquina que for estação.
Gostei + 0
29/08/2017
Eduardo Jr
Gostei + 0
29/08/2017
Luiz Vichiatto
Quanto aos erros qual a mensagem do EXCEPTION ?
Para saber qual a mensagem escreva logo abaixo do exception:
1 2 3 | on E: Exception do Application.MessageBox(Pchar(E.Message), PChar('Erro'), mb_Ok); //para saber qual a mensagem do erro! |
Gostei + 0
29/08/2017
Eduardo Jr
Aparece a mensagem invalid argument.
Gostei + 0
29/08/2017
Luiz Vichiatto
Gostei + 0
29/08/2017
Eduardo Tavares
Gostei + 0
30/08/2017
Eduardo Jr
aqui esta o codigo que estou usando pra acessar o banco firebird na rede :
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | var BASE : string; begin Conf := TIniFile.Create(ChangeFileExt(Application.ExeName,'.cfg')); BASE := Conf.ReadString('DATABASE','SERVER','') + ':' + Conf.ReadString('DATABASE','PATH',''); // myConnection.Params.ValueFromIndex[myConnection.Params.IndexOfName('DATABASE')] := BASE; myConnection.Params.Values['DATABASE'] := BASE; Conf.Free; Try myConnection.Open; Except On E : Exception do Begin // MessageDlg('Ocorreu um erro ao abrir o sistema.Cheque se há conexão com a rede e tente novamente.'E.Message,mtWarning,[mbOk],0); Application.MessageBox(PChar(E.Message),PChar('Erro')); ShowMessage(Base); Application.Terminate; End; End; |
Agora esta aparecendo esta msg na maquina que desenvolvo...unsupported on-disk structure for file : D:\\moviclin\\moviclin.fdb found 12.0;supported 11.0
Gostei + 0
30/08/2017
Luiz Vichiatto
Não, então tem alguma situação com a leitura do arquivo.
2) A mesma biblioteca que está no cliente está no seu computador?
Verifique se não há dll, no cliente, na pasta do system32 diferente.
Gostei + 0
30/08/2017
Eduardo Jr
To tentando compartilhar minha pasta aqui onde esta o banco mas o programa nao ta conseguindo acessar minha base na minha pasta no meu computador...eu consigo acessar minha pasta pelo explorer mas nao consigo fazer o meu programa acessar a base..pode ser que seja a versao do FB do cliente que e diferente.. ou nao?
Gostei + 1
30/08/2017
Luiz Vichiatto
Não tive estes problemas, pois sempre procurei manter o bando de dados atualizado com o DEV, então, não tenho como afirmar.
E agora estou migrando para o MySQL, principalmente o remoto não utilizo o compartilhamento, ou está na nuvem.
Gostei + 0
30/08/2017
Luiz Vichiatto
Terá que criar um login para ler.
https://www.firebase.com.br/artigo.php?id=1916
Gostei + 0
30/08/2017
Eduardo Tavares
1 2 3 4 5 6 7 8 | var BASE : string; begin Conf := TIniFile.Create(ChangeFileExt(Application.ExeName,'.cfg')); BASE := Conf.ReadString('DATABASE','SERVER','') + ':' + Conf.ReadString('DATABASE','PATH',''); // myConnection.Params.ValueFromIndex[myConnection.Params.IndexOfName('DATABASE')] := BASE; myConnection.Params.Values['DATABASE'] := BASE; Conf.Free; |
Gostei + 0
31/08/2017
Eduardo Jr
este e o codigo que tem no onCreate do form...
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 | Try frmContas := TfrmContas.Create(frmContas); DM.cdsContas.IndexFieldNames := 'SORT'; DM.sqlContas.Open; DM.cdsContas.Open; frmContas.ShowModal; Finally DM.sqlContas.Close; DM.cdsContas.Close; FreeAndNil(frmContas); End; |
se eu remover o codigo de abrir as tabelas o form abre mas nao faco nada pois a tabela ta fechada..
alguma ideia o q pode ser?
obrigado
Gostei + 0
31/08/2017
Eduardo Tavares
obrigado pelas ajudas...abracos
Gostei + 1
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)