Aplicação erp perdendo conexão com servidor
15/10/2015
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Esta acontecendo de ter perca de conexão durante todo o dia. A estrutura de rede já foi toda trocada para equipamento muito além do necessário e mesmo assim continua tendo perca de conexão na aplicação. Já foi verificado firewall e roteador e outras dicas do forum porém nenhum dos post conseguiu me ajudar. Preciso de ajuda urgente para solucionar esse problema.
Mensagem de erro: "Error reading data from the connection"
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Dalton_bat
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Jothaz
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Dalton_bat
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Dalton_bat
16/10/2015
Fabio Basso
- A estrutura de rede foi trocada. Os cabos foram certificados?
- A perda de conexão ocorre em todos os terminais?
- Há uma configuração no Windows para economia de energia que pode desligar a placa de rede.
- O Windows Server tem licenças suficientes para todas as máquinas?
- Você instalou o Firebird adequado no caso do sistema ser 64 bits?
- Somente a aplicação perde a conexão ou todo o sistema é desconectado?
- Já pensou na hipótese de ser algum malware? Você possui um bom antivírus instalado?
- Cada aplicação cria uma nova conexão no banco? Veja:
Processos: Classic usa processos separados para cada conexão; SuperClassic e Superserver usam um processo simples. Assim, se um servidor Classic falhar, as outras conexões permanecem inalteradas. Com SuperClassic e Superserver, uma falha pode derrubar todas as conexões.
20/10/2015
Anderson
- Switch com defeito (pode ser somente em algumas portas)
- Placa de rede do servidor com defeito (ou mesmo o driver da placa de rede)
- Versão do Firebird com algum bug (verificar se esta executando a versão mais atual)
- Defeito no componente de acesso ao banco de dados (ver se está utilizando a versão mais atual)
- Transações estão ficando abertas (checar o código do sistema)
- O servidor é dedicado ? Algum usuário poderia estar matando processos ?
- A estrutura da rede esta estabilizada (servidor com no-break, switches com no-break, terminais com no-break, ... Todos 100% ok e testados).
- Testou o Firebird em modo Classic ?
- Desde quando os problemas começaram ? Se antes funcionava bem, o que mudou ?
- Descartar a possibilidade de conflitos de IP's ou máquina com placa de rede defeituosa.
- Ver o horário da perda de conexão. Se for em horários regulares, analisar o que acontece nesse período (ligam alguma máquina na rede, ligam algum motor de grande consumo que possa gerar ruído/oscilação de energia), etc.
- O que fica registrado no firebird.log?
- As conexões são por cabo ou wireless ? Os IP's são fixos ? Há algum mapa da rede que possa ser analisado (procurar conflitos/máquinas que trocam de IP/roteador) ?
(já tive casos de usuários que saiam com a aplicação aberta no notebook e passeavam pela empresa, perdendo o sinal da conexão de rede).
Se tiver o mesmo sistema rodando em outro cliente de porte similar (número de máquinas, conexões simultâneas) e não esta tendo problemas, já pode cruzar informações e ver o que há de diferente entre eles (a lista de possibilidades de erros pode diminuir bastante).
Faça um check list das hipóteses e vá descartando uma a uma.
21/10/2015
Dalton_bat
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