Aplicação Comercial Web ou Desktop
29/09/2015
0
Li bastante sobre o assunto, porém gostaria de saber a opinião de vocês. Sei que web leva muita vantagem nas questões de distribuição e atualizações, porém fico com o pé atrás nas questões de acessibilidade e desempenho!
Muito obrigado!
Wilmar Santos
Post mais votado
01/10/2015
Mas sendo bem básico e superficial, o hardware SAT precisa estar conectado via USB no servidor e receber vendas de vários PDVs, valida-las, assina-las e depois enviar para o SEFAZ a venda e devolver para o sistema o XML de assinado, com isso vc imprimi um extrato na sua impressora, imagine isso como ir ao mercado.
Mas acredito que a aplicação do colega que postou a dúvida não envolva PDVs.
William
Mais Posts
29/09/2015
Eduardo Pessoa
29/09/2015
William
Se sim, então está pensando em emissão de SAT CF-e ou NFC-e (Cupom Fiscal Eletrônico), tem que considerar muito essa questão de ser WEB ou não!
29/09/2015
Jhonatan Amaral
30/09/2015
Eduardo Pessoa
01/10/2015
Eduardo Pessoa
01/10/2015
Juliano Oliveira
Já trabalhei em inúmeros projetos de ambos os tipos, e sempre há vantagens nos dois tipos. Atualmente tudo em que trabalho é ou está sendo migrado para a plataforma web.
Motivos, são muitos para usar web:
Tecnologia atual é muito importante, pois é fácil encontrar alguém para dar manutenção em javascript e em html... Já em delphi, windows forms, vai ter que escavar um dinossauro programador.
Escalabilidade, responsividade(seu cliente vai se apaixonar por você se ele puder usar o computador, o tablet, o celular e até a televisão, no mesmo endereço);
Hoje em dia o bootstrap facilita sua vida demais para construir uma aplicação bonita e robusta, visualmente falando.
Obviamente internet interfere, e tens que pesar demais isso.
Mas se você observar o grandioso movimento das empresas desktops indo para a web, não vai pensar duas vezes.
01/10/2015
William
Mas discordo totalmente desse termo "vai ter que escavar um dinossauro programador", tenho vários colegas e clientes que presto consultoria em desenvolvimento que trabalham com Delphi e C# para desktop isso em São Paulo, se você for para sul do país principalmente Santa Catarina então é mais forte ainda o Delphi.
01/10/2015
Juliano Oliveira
Onde eu trabalho também temos programadores em delphi e C# para desktop(são estes que estão sendo migrados para a web), eu mesmo sou um destes programadores(mas sei só o básico do básico).
O que eu quis dizer foi que são linguagens que estão sendo gradativamente abandonadas, e que ninguém hoje as estuda/aprende, pelo motivo óbvio de ser um investimento com futuro comprometido. Porque você escolheria fazer seu no software com uma tecnologia descontinuada, no caso do delphi?
Mas sim, existem programadores e ainda são muitos, mas por quanto tempo?
01/10/2015
William
Mas tranquilo, tenho motivos para acreditar que no ramo de automação comercial será mais complicado implementar 100% de WEB.
08/12/2015
Carlos Leitão
Desculpem por ressuscitar o post.
Mas assim.
As tecnologias Delphi e/ou Windows Form não foram descontinuadas como citado acima.
No Visual Studio 2015 você consegue iniciar normalmente um projeto Windows Form. O que a Microsoft irá descontinuar são os projetos WebForm, em troca pelo ASP.net MVC
Sobre o Delphi, a Embarcadero lançou esse ano o RAD Studio Delphi X10 com suporte a desenvolvimento para Android, IOS e MAC OS nativamente.
Para automação comercial, onde existe a necessidade do uso de alguns periféricos, como Gaveta de Dinheiro, SAT, Balanças entre outros, ainda não consigo ver um projeto WEB funcionando, sem que você precise quebrar MUITO a cabeça.
Particularmente, te indicaria usar o DELPHI, que na versão XE7 está bem estável com o pacote de componentes ACBR (brasileiro, open source e gratuito) que facilita muito integração com SAT, balanças e emissão de NFE.
Também vejo a tendência da migração das aplicações para WEB.
Mas ainda acredito que cada caso é um caso.
Espero ter ajudado.
21/10/2018
Francisco Sousa
Vi aqui no forum várias duvidas quanto a utilização da plataforma desktop e web para desenvolvimento de automação comercial, confesso que também tenho essa dúvida pois pretendo entrar neste ramo de negocio. No meu caso o que gostaria de desenvolver seria um software que tenha toda sua camada de apresentação(views) na plataforma web, apenas a camada front-end, e a camada back-end acessando banco local e se for o caso, também banco nas nuvens.
Agradeço a ajuda de todos!
13/11/2018
Junior Santana
Tenho um sistema Web que hoje é praticamente uma aplicação comercial.
Só que, agora vem a parte de se comunicar com o Sat (Cupom fiscal), e agora?
Para mim passar tudo para Desktop vai ser um trabalho bem demorado, e por questões de infraestrutura e layout, queria continuar na Web.
Pensei em criar um robo desktop para ficar monitorando as bendas no banco online e fazer comunicação com o cupom fiscal.
Mas ainda não sei se essa é uma alternativa boa.
O que acham?
14/11/2018
Claudio Andrade
Seguinte, da uma olhada no RestDataware e você vai encontrar o melhor dos 2 mundos (web e desktop) em um único framework para delphi.
Com ele você pode fazer todo o seu back-end em delphi (ou lazarus para rodar em linux) podendo utilizar o ACBR, e do lado web você poderá usar qualquer linguagem para o front-end, ou então o próprio webpascal.
No youtube tem vários vídeos falando do projeto, que por sinal foi desenvolvido por brasileiros e estão a todo o vapor.
Abraço.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)