Ajuda, para conectar Banco de dados no Delphi RX 10.2
04/02/2019
0
Estou tendo um problema ao conectar meu bando de dados (criado no IBExpert v.2019.115.1) no meu Delphi RX 10.2.
No meu DataModule, coloquei os seguintes componentes, que segue a imagem:
https://prnt.sc/mgpcbx
Como podem ver está tudo ligado direitinho, somente no IBTable que está dando erro. Devido a isso não estou conseguindo adicionar a TableName
nas propriedades do IBTable.
Da esse erro quando clico, segue imagem abaixo:
http://prntscr.com/mgpfi9
Quando clico em fazer o teste la na tabela dentro do IBExpert, ta tudo ok como na imagem:
http://prntscr.com/mgpg2y
Estou usando o FireBird 3.0
Rubens Pena
Rubens Pena
05/02/2019
Hélio Devmedia
Este erro que aparece "Unavaliable Database" é um erro genérico que ele mostra quando não consegue conectar ao banco, por várias razões,
1 - Serviço do firebird está desligado (parece que não é o caso pois vc consegue no ibExpert)
2 - Porta do servidor (geralmente 3050) não foi informada ou informada errada;
3 - Caminho da base está errado.
Mas como você está utilizando os componentes IBX eu tenho quase certeza que é porque você está usando firebird e não o banco interbase
veja bem, durante muito tempo os servidores do firebird e do interbase tinham a mesma estrutura, mas agora eles estão bem diferentes. O Firebird está na versão 3.0 e tem sua própria forma de conexão e o interbase está na versão XE7 e tem também sua própria forma de conexão. Os componentes que você está utilizando é específico para Banco Interbase, se bem que até a versão X2 eles funcionavam tanto pra um como pra outro, mas como eu disse, eu tenho quase certeza que os componentes IBX não acessam mais o servidor firebird, quando você vai abrir uma conexão ele procura se tem um servidor Interbase na máquina.
Tente fazer com o Firedac ou o DBExpress.
22/02/2019
Rubens Pena
Este erro que aparece "Unavaliable Database" é um erro genérico que ele mostra quando não consegue conectar ao banco, por várias razões,
1 - Serviço do firebird está desligado (parece que não é o caso pois vc consegue no ibExpert)
2 - Porta do servidor (geralmente 3050) não foi informada ou informada errada;
3 - Caminho da base está errado.
Mas como você está utilizando os componentes IBX eu tenho quase certeza que é porque você está usando firebird e não o banco interbase
veja bem, durante muito tempo os servidores do firebird e do interbase tinham a mesma estrutura, mas agora eles estão bem diferentes. O Firebird está na versão 3.0 e tem sua própria forma de conexão e o interbase está na versão XE7 e tem também sua própria forma de conexão. Os componentes que você está utilizando é específico para Banco Interbase, se bem que até a versão X2 eles funcionavam tanto pra um como pra outro, mas como eu disse, eu tenho quase certeza que os componentes IBX não acessam mais o servidor firebird, quando você vai abrir uma conexão ele procura se tem um servidor Interbase na máquina.
Tente fazer com o Firedac ou o DBExpress.
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)