ajuda com modelagem de banco de dados
16/09/2024
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tenho as seguintes entidades: https://i.sstatic.net/26swk7rM.png
minha dúvida é, como relaciono financeiro? financeiro extende de orçamentos, onde receita é o valor dos serviços e despesa é o valor de materiais.
deveria relacionar financeiro com orçamento, mas como? crio uma entidade asociativa, como ficam os atributos?
minha dúvida é, como relaciono financeiro? financeiro extende de orçamentos, onde receita é o valor dos serviços e despesa é o valor de materiais.
deveria relacionar financeiro com orçamento, mas como? crio uma entidade asociativa, como ficam os atributos?
Jaozin
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16/09/2024
*Entidades no Diagrama:*
** *Orçamento (id_orcamento): * Representa um orçamento solicitado por um cliente, contendo informações como data de validade, data prevista do serviço, status e valor.
** *Serviço (id_servico):*Representa os serviços que fazem parte de um orçamento.
** *Material (id_material):* Representa os materiais que podem ser utilizados no orçamento.
** *Financeiro(id_financeiro):* Entidade que possui atributos como receita e despesa, representando os aspectos financeiros.
** *Cliente, Usuário:* São entidades adicionais que ajudam a contextualizar quem solicita o orçamento ou quem o administra.
* *Como Relacionar Financeiro com Orçamento?*
Você quer associar o *Financeiro* (que envolve receitas e despesas) ao *Orçamento* (que contém os serviços e materiais que geram essas receitas e despesas). Isso faz sentido, pois o orçamento define os serviços e materiais que, por sua vez, afetam diretamente as finanças.
* *Possibilidades:*
** *1. Relacionamento direto (1:1 ou 1:N):*
Cada orçamento pode estar diretamente vinculado a uma entrada na entidade *Financeiro*.
Isso pode ser feito criando uma chave estrangeira de *id_orcamento* dentro da tabela *Financeiro*.
O *Orçamento* teria uma relação 1:N com *Financeiro*, pois um orçamento pode gerar múltiplas movimentações financeiras (ex.: uma despesa pode ser paga em diferentes momentos).
*Como ficaria:*
No diagrama, conecte **Orçamento** com **Financeiro** por meio de uma linha representando uma relação 1:N, onde cada orçamento pode ter múltiplas entradas financeiras (receita e despesa).
* *Atributos na Entidade Financeiro:*
*id_financeiro:* Identificador único do movimento financeiro.
*id_orcamento (chave estrangeira):* Relaciona o movimento financeiro ao orçamento específico.
*Receita:* Valor de entrada (serviço prestado).
*Despesa:* Valor de saída (material gasto).
** *2. Entidade Associativa (quando houver múltiplos orçamentos para um financeiro):*
Se você precisar controlar muitos orçamentos ligados a um único financeiro ou a relação for mais complexa (ex.: um orçamento pode ter várias receitas ou despesas que se dividem em múltiplos registros financeiros), pode criar uma *entidade associativa* entre *Orçamento e Financeiro**.
* *Atributos da Entidade Associativa (Orçamento-Financeiro):*
** *id_orcamento_financeiro:* Identificador único da associação.
** *id_orcamento:* Chave estrangeira referenciando a tabela Orçamento.
** *id_financeiro: *Chave estrangeira referenciando a tabela Financeiro.
** *Valor_receita:* Valor da receita associada ao orçamento.
** *Valor_despesa:* Valor da despesa associada ao orçamento.
A abordagem mais simples e direta seria criar uma chave estrangeira *id_orcamento* na tabela *Financeiro*, representando um relacionamento 1:N, onde um orçamento pode gerar múltiplos registros financeiros, com valores de receita e despesa. Se for necessário um controle mais detalhado (múltiplos orçamentos com múltiplos registros financeiros), você pode optar por criar uma *entidade associativa*.
Qualquer que seja a opção escolhida, a modelagem depende da complexidade que você deseja alcançar no seu sistema.
** *Orçamento (id_orcamento): * Representa um orçamento solicitado por um cliente, contendo informações como data de validade, data prevista do serviço, status e valor.
** *Serviço (id_servico):*Representa os serviços que fazem parte de um orçamento.
** *Material (id_material):* Representa os materiais que podem ser utilizados no orçamento.
** *Financeiro(id_financeiro):* Entidade que possui atributos como receita e despesa, representando os aspectos financeiros.
** *Cliente, Usuário:* São entidades adicionais que ajudam a contextualizar quem solicita o orçamento ou quem o administra.
* *Como Relacionar Financeiro com Orçamento?*
Você quer associar o *Financeiro* (que envolve receitas e despesas) ao *Orçamento* (que contém os serviços e materiais que geram essas receitas e despesas). Isso faz sentido, pois o orçamento define os serviços e materiais que, por sua vez, afetam diretamente as finanças.
* *Possibilidades:*
** *1. Relacionamento direto (1:1 ou 1:N):*
Cada orçamento pode estar diretamente vinculado a uma entrada na entidade *Financeiro*.
Isso pode ser feito criando uma chave estrangeira de *id_orcamento* dentro da tabela *Financeiro*.
O *Orçamento* teria uma relação 1:N com *Financeiro*, pois um orçamento pode gerar múltiplas movimentações financeiras (ex.: uma despesa pode ser paga em diferentes momentos).
*Como ficaria:*
No diagrama, conecte **Orçamento** com **Financeiro** por meio de uma linha representando uma relação 1:N, onde cada orçamento pode ter múltiplas entradas financeiras (receita e despesa).
* *Atributos na Entidade Financeiro:*
*id_financeiro:* Identificador único do movimento financeiro.
*id_orcamento (chave estrangeira):* Relaciona o movimento financeiro ao orçamento específico.
*Receita:* Valor de entrada (serviço prestado).
*Despesa:* Valor de saída (material gasto).
** *2. Entidade Associativa (quando houver múltiplos orçamentos para um financeiro):*
Se você precisar controlar muitos orçamentos ligados a um único financeiro ou a relação for mais complexa (ex.: um orçamento pode ter várias receitas ou despesas que se dividem em múltiplos registros financeiros), pode criar uma *entidade associativa* entre *Orçamento e Financeiro**.
* *Atributos da Entidade Associativa (Orçamento-Financeiro):*
** *id_orcamento_financeiro:* Identificador único da associação.
** *id_orcamento:* Chave estrangeira referenciando a tabela Orçamento.
** *id_financeiro: *Chave estrangeira referenciando a tabela Financeiro.
** *Valor_receita:* Valor da receita associada ao orçamento.
** *Valor_despesa:* Valor da despesa associada ao orçamento.
A abordagem mais simples e direta seria criar uma chave estrangeira *id_orcamento* na tabela *Financeiro*, representando um relacionamento 1:N, onde um orçamento pode gerar múltiplos registros financeiros, com valores de receita e despesa. Se for necessário um controle mais detalhado (múltiplos orçamentos com múltiplos registros financeiros), você pode optar por criar uma *entidade associativa*.
Qualquer que seja a opção escolhida, a modelagem depende da complexidade que você deseja alcançar no seu sistema.
Raimundo Pereira
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17/09/2024
Arthur Heinrich
É um assunto bastante complexo.
Um orçamento é só uma proposta. Não gera receitas, nem despesas. Orçamentos podem ser de produtos e serviços, tomados ou prestados. Normalmente, as empresas controlam orçamentos de produtos ou serviços que serão vendidos/prestados.
Caso um orçamento seja aprovado, ele pode se transformar em uma venda. A venda é um compromisso entre duas partes, onde um se compromete a entregar produtos e serviços e o outro se compromete a pagar por eles.
Vendas não necessariamente são pontuais, como vender uma caneta, cobrar, emitir a nota fiscal e entregar o produto ao cliente. Às vezes, vendas se prolongam por um tempo considerável. Você pode se comprometer, através de uma venda, que entregará 1000 produtos, 100 por mês, pelos próximos 10 meses, ou se comprometer a prestar um serviço que levará algumas semanas, podendo se estender por vários meses.
Quando isto ocorre, o sistema precisa poder apropriar a receita e a despesa parcialmente, mês a mês, em um processo de faturamento.
Sua venda pode, por exemplo, informar que foram vendidos 1000 produtos, mas até o momento, foram entregues apenas 100. Então, no momento da entrega destes 100, é necessário emitir uma nota fiscal de 100 produtos, o que fica registrado no sistema financeiro como uma receita de venda de produtos (crédito), com contrapartida na conta de clientes (contas a receber) (débito). Todo lançamento em contas a receber gera um lançamento no financeiro, em conta transitória de valores a receber (débito). O produto deve ser retirado do estoque.
O débito no cliente dá origem a um processo de cobrança, onde emitimos boletos ou agendamos/cobramos em outros meios de pagamento. O pagamento também pode ser gerado de forma antecipada, na modalidade pré-pago, onde o pagamento ocorre antecipadamente e, caso ocorra, libera o faturamento do produto.
Sempre que um pagamento de cliente ocorre, é feito um lançamento no contas a receber a crédito para o cliente, anulando o débito do faturamento. Como contrapartida, é gerado no financeiro dois lançamentos, sendo um o crédito na conta transitória de contas a receber, para zerar a pendência, com contrapartida a débito, na conta do banco/instituição que recebe o dinheiro. Neste ponto, o cliente não deve mais e a dívida passa para a instituição financeira.
Quando um pagamento ocorre via cartão de crédito e é aprovado pela administradora, o débito é feito na conta da administradora de cartão que aprovou o pagamento. No entanto, o crédito deste pagamento geralmente ocorre no primeiro dia útil, 30 dias após a cobrança. Nesta ocasião, se a operadora efetuar o repasse, você lança um crédito para a operadora, reduzindo o valor devido por ela com contrapartida a crédito, na conta bancária onde o valor é depositado. Geralmente, este crédito é feito a menor, devido à tarifa de cobrança. Então deve ser feito mais um lançamento de despesa, por tarifas de cartão.
Desta forma, você deve prever que uma única venda pode gerar múltiplas cobranças/pagamentos e múltiplos faturamentos/entregas/NFs.
Um orçamento é só uma proposta. Não gera receitas, nem despesas. Orçamentos podem ser de produtos e serviços, tomados ou prestados. Normalmente, as empresas controlam orçamentos de produtos ou serviços que serão vendidos/prestados.
Caso um orçamento seja aprovado, ele pode se transformar em uma venda. A venda é um compromisso entre duas partes, onde um se compromete a entregar produtos e serviços e o outro se compromete a pagar por eles.
Vendas não necessariamente são pontuais, como vender uma caneta, cobrar, emitir a nota fiscal e entregar o produto ao cliente. Às vezes, vendas se prolongam por um tempo considerável. Você pode se comprometer, através de uma venda, que entregará 1000 produtos, 100 por mês, pelos próximos 10 meses, ou se comprometer a prestar um serviço que levará algumas semanas, podendo se estender por vários meses.
Quando isto ocorre, o sistema precisa poder apropriar a receita e a despesa parcialmente, mês a mês, em um processo de faturamento.
Sua venda pode, por exemplo, informar que foram vendidos 1000 produtos, mas até o momento, foram entregues apenas 100. Então, no momento da entrega destes 100, é necessário emitir uma nota fiscal de 100 produtos, o que fica registrado no sistema financeiro como uma receita de venda de produtos (crédito), com contrapartida na conta de clientes (contas a receber) (débito). Todo lançamento em contas a receber gera um lançamento no financeiro, em conta transitória de valores a receber (débito). O produto deve ser retirado do estoque.
O débito no cliente dá origem a um processo de cobrança, onde emitimos boletos ou agendamos/cobramos em outros meios de pagamento. O pagamento também pode ser gerado de forma antecipada, na modalidade pré-pago, onde o pagamento ocorre antecipadamente e, caso ocorra, libera o faturamento do produto.
Sempre que um pagamento de cliente ocorre, é feito um lançamento no contas a receber a crédito para o cliente, anulando o débito do faturamento. Como contrapartida, é gerado no financeiro dois lançamentos, sendo um o crédito na conta transitória de contas a receber, para zerar a pendência, com contrapartida a débito, na conta do banco/instituição que recebe o dinheiro. Neste ponto, o cliente não deve mais e a dívida passa para a instituição financeira.
Quando um pagamento ocorre via cartão de crédito e é aprovado pela administradora, o débito é feito na conta da administradora de cartão que aprovou o pagamento. No entanto, o crédito deste pagamento geralmente ocorre no primeiro dia útil, 30 dias após a cobrança. Nesta ocasião, se a operadora efetuar o repasse, você lança um crédito para a operadora, reduzindo o valor devido por ela com contrapartida a crédito, na conta bancária onde o valor é depositado. Geralmente, este crédito é feito a menor, devido à tarifa de cobrança. Então deve ser feito mais um lançamento de despesa, por tarifas de cartão.
Desta forma, você deve prever que uma única venda pode gerar múltiplas cobranças/pagamentos e múltiplos faturamentos/entregas/NFs.
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