Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 29. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

IN: 0cm 0cm 0pt" class=Corpo align=left>Como o usuário percebe o tempo de resposta do aplicativo é a verdadeira medida de performance. Você pode concordar ou não com o critério, mas o fato é que uma forma muito usual de medida é o tempo que as janelas de um programa demoram a serem abertas. Se o usuário clica em uma opção de um menu, esperando que uma janela abra e a aplicação não retorna imediatamente, ele já exclama: “Mas que programa lento!”

Alguns formulários são pesados porque têm muitos controles e formatação complexa, mas em geral o mais significativo fator de lentidão na exibição das janelas é a execução de processamentos demorados na criação da janela – como, por exemplo, a execução de consultas ou a atualização de dados de um ClientDataset.

A idéia

A idéia é simples: queremos que o usuário possa visualizar a janela pronta primeiro e só depois executar os processamentos de inicialização. O efeito é muito sensível para o usuário, até porque o olho humano demora alguns segundos se acostumando ao formato da nova janela – enquanto isso os últimos detalhes são acertados sem que o usuário perceba. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo