Em algumas situações é comum que uma mesma instrução (ou conjunto delas) precise ser executada várias vezes seguidas. Nesses casos, normalmente utilizamos um loop (ou laço de repetição) que permite executar o mesmo bloco de código enquanto uma condição é atendida. Em Python, os loops são codificados com as estruturas de repetição for e while.
Nesta documentação apresentaremos a opção for.
For Python
O laço for nos permite percorrer os itens de uma coleção e, para cada um deles, executar o bloco de código declarado no loop. Sua sintaxe é a seguinte:
for variavel in lista
comandos
Enquanto percorremos a lista de valores, a variável indicada no for receberá, a cada iteração, um item da coleção. Assim, podemos executar algum processamento com esse elemento. No código abaixo percorremos a lista nomes e imprimimos cada elemento.
nomes = ['Pedro', 'João', 'Leticia']
for n in nomes:
print(n)
A variável definida na linha 1 é uma lista inicializada com uma sequência de valores do tipo string. A instrução for percorre todos esses elementos, um por vez e, em cada caso, atribui o valor do item à variável n, que é impressa em seguida. O resultado, então, é a impressão de todos os nomes contidos na lista.
For/else
É possível adicionar a instrução else ao final do for. Isso faz com que um bloco de código seja executado ao final da iteração, como mostra o exemplo a seguir:
nomes = ['Pedro', 'João', 'Leticia']
for n in nomes:
print(n)
else:
print("Todos os nomes foram listados com sucesso")
Na primeira linha definimos uma variável que armazenará uma lista de nomes. Após isso, a instrução for percorre todos esses elementos e atribui um a um à variável n, que será impressa, como pode ser visto na linha 3. Após o loop se encerrar, o bloco de código contido na instrução else é acionado, imprimindo a mensagem na tela.