O Business Process Management (BPM) é uma metodologia que tem como objetivo conhecer os processos que são executados afim de medir os mesmos, para então administrá-los e promover sua melhoria e evolução.
A aplicação do BPM possibilita representar de forma gráfica os processos organizacionais da empresa, buscando a integração funcional e proporcionando maior agilidade nas atividades que envolvem pessoas, tarefas, máquinas, aplicações de software, e outros elementos coordenados para atingir os objetivos do negócio.
O BPM configura um método de gestão para gerenciar processos empresariais utilizando ferramentas tecnológicas para administrar os processos, e tem como objetivo possibilitar à empresa uma melhor visibilidade e integração de seus ambientes e das tarefas de cada colaborador em seu processo de negócio. Através dele é possível gerar melhorias em termos de rapidez no qual o processo é executado, assim como na eficácia, qualidade e custo. O BPM pode ser dividido em um ciclo de definição, modelagem, simulação, execução, monitoração e otimização. Na Figura 1 podem ser visualizadas as etapas do BPM.
Ao escolher a implantação de uma metodologia BPM, a organização faz um levantamento sobre o processo que obteve a melhoria e cria uma modelagem em BPMN. O BPM ajuda as empresas a identificarem a importância estratégica de seus processos e a tirarem vantagens competitivas em cima dessa análise.
Este artigo apresenta o uso da ferramenta Bonita BPM utilizando a notação Business Process Modeling Notation (BPMN). Serão abordados procedimentos como instalação da ferramenta e o passo a passo de como elaborar um modelo de processo utilizando a ferramenta Bonita BPM .
Definição de BPMN
O Business Process Modeling Notation (BPMN) é uma linguagem gráfica para representar processos de negócio. Esses processos são representados através de um conjunto de símbolos padrão, organizados em um diagrama de processos de negócio.
Essa linguagem gráfica é uma representação abstrata de algo real, descreve a lógica dos passos de um processo, permite focalizar a atenção nas características importantes do sistema, inspeção e verificação, a fim de receber alterações e adaptações antes do fim.
O BPMN faz com que seja feita uma ponte de comunicação entre os stakeholders e os desenvolvedores. Ele permite unificar a gestão de negócios e tecnologia da informação, buscando a melhoria dos processos de negócios e sendo capaz de mapear os processos internos e externos da organização.
O processo de negócio é uma sequência ordenada de atividades e informações estabelecidas com o objetivo de determinar
como o trabalho será realizado em uma organização. É composto de entradas que é o que será transformado, os insum ...