Formulário de cadastro em ASP.NET MVC e Bootstrap
Neste exemplo veremos como implementar um formulário de cadastro em ASP.NET MVC utilizando o Bootstrap, a jQuery e os plugins jQuery Validate e jQuery Mask. Confira!
Projeto já adicionado aos favoritos. Clique aqui para ver todos seus favoritos
Obrigado pela sua avaliação, deixe o seu feedback nos comentários :D
Camada Model
Conteúdo de apoio
Na pasta Models do projeto temos as classes que representam a entidade central da nossa aplicação (Pessoa) e que realizam o acesso ao banco de dados por meio do Entity Framework (CadastroContext). O código dessas classes pode ser visto abaixo:
public class Pessoa
{
public string CPF { get; set; }
public string Nome { get; set; }
public DateTime DataNascimento { get; set; }
public Sexo Sexo { get; set; }
public EstadoCivil EstadoCivil { get; set; }
public string Estado { get; set; }
public string Cidade { get; set; }
public string Logradouro { get; set; }
public string NumeroEndereco { get; set; }
public string ComplementoEndereco { get; set; }
public decimal Renda { get; set; }
}
- A classe Pessoa representa os dados que serão coletados no formulário. Note que nas linhas 6 e 7 as propriedades Sexo e EstadoCivil são tipos criados especificamente para esse exemplo e cujo código pode ser visto a seguir.
public enum EstadoCivil
{
Solteiro,
Casado,
Divorciado,
Viuvo,
Separado
}
- O enum EstadoCivil possui cinco valores possíveis, que serão usados na view para montar a lista de seleção para esse campo no formulário.
public enum Sexo { Masculino, Feminino }
- O enum Sexo possui dois valores possíveis (Masculino = 0 e Feminino = 1). Esses índices serão usados na view para permitir que o usuário selecione uma opção para esse campo por meio de radio buttons.
public class CadastroContext : DbContext { public CadastroContext() : base("DbCadastroPessoas") { } public DbSet<Pessoa> Pessoas { get; set; } }
- Linha 4: Nesta linha declaramos o construtor padrão da classe e fazemos uma chamada ao construtor da classe pai (DbContext), passando como argumento o nome da connection string. Esta, por sua vez, está registrada no arquivo Web.config e contém as informações para acesso ao banco de dados;
- Linha 8: A propriedade Pessoas será usada para acessar os dados salvos na tabela Pessoas no banco. Por meio dela é que faremos as leituras e escritas no banco de dados.