O projeto está inativo

Documentação Teste Unitário

Esse projeto é uma série de documentações de ferramentas de teste unitário em diversas linguagens.

72

Introdução

JUnit é uma API de código aberto para a criação de testes unitários em Java, bem como outras linguagem compatíveis com a JVM. Um dos seus principais projetistas, o cientista Erich Gamma, conhecido pelo livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, citou como a motivação por trás do JUnit permitir a criação de testes que são fáceis de escrever e executar. Aqui falamos sobre como começar nesta ferramenta.

Visão geral

Escrever testes é a forma mais básica de garantir a qualidade do código. Ainda nos primeiros passos na programação costuma-se introduzir no código pequenos trechos de teste para verificar se o programa se comporta como esperado, em um dado momento da sua execução, mesmo sem usar nenhuma técnica para isso. Um exemplo é quando criamos uma classe com um método main() em um lugar qualquer do projeto, apenas para verificar se alguma funcionalidade do sistema está correta.

public static void main(String[] args) {
    ProdutoRepositorio repositorio = new ProdutoRepositorio();
    Produto produto = new Produto("Aparelho de barbear", 39.9, ...);
    repositorio.salvar(produto);
}

A medida que ganhamos experiência, principalmente quando começamos a lidar com sistemas maiores, é natural sentir falta de uma metodologia de testes que permita medir a cobertura do código testado, tornando fácil criar os cenários nos quais as falhas serão percebidas. Os testes unitários suprem essas e outras carências no processo de teste de código.

Supondo que com o código anterior desejamos validar se um produto que é cadastrado duas vezes com o mesmo nome faz o programa falhar, poderíamos escrever o seguinte teste para comprovar o lançamento de uma exceção.

@Test
public void testaAGravacaoDeUmProdutoJaCadastrado() {
    ProdutoRepositorio repositorio = new ProdutoRepositorio();
    Produto produto = new Produto("Aparelho de barbear", 39.9, ...);
    
    assertThrows(repositorio.salvar(produto), ProdutoComNomeJaCadastradoException.class) ;
}

Geralmente, escrevemos testes unitários com o auxílio de alguma API, que fornece as anotações e métodos que precisamos para isso. O programador Java conta com uma das primeiras criadas para esse fim e que influenciou o surgimento de muitas outras, o JUnit. Com ele, a partir de anotações e algumas declarações, conseguimos avaliar classes e métodos para saber se eles apresentam o comportamento desejado. Com o JUnit, também evitamos aquela prática tão comum de criar um método main() em qualquer lugar do projeto, apenas para saber se um certo trecho código está correto.

Instalação

O primeiro pré-requisito para executar testes com o JUnit é ter em seu ambiente de desenvolvimento o Java versão 8 ou superior. Quanto a instalação, as duas principais ferramentas de gerenciamento de dependências em projetos Java atualmente são o Maven, predominante em projetos para a web, e o Gradle, padrão no Android. Aqui falaremos sobre como instalar o JUnit 5 em ambos os gerenciadores de dependência.

maven

Uma das formas mais fáceis de instalar o JUnit é através do seu repositório no maven. Para isso, em seu projeto localize o arquivo pom.xml, que é criado pela IDE no diretório raiz na maioria dos casos, e adicione nele as seguintes dependências:

<dependencies>
    <dependency>
        <groupId>org.junit.jupiter</groupId>
        <artifactId>junit-jupiter-api</artifactId>
        <version>5.3.0</version>
        <scope>test</scope>
    </dependency>
    <dependency>
        <groupId>org.junit.jupiter</groupId>
        <artifactId>junit-jupiter-params</artifactId>
        <version>5.3.0</version>
        <scope>test</scope>
    </dependency>
</dependencies>

Note que usamos acima o escopo de teste na declaração da dependência. Isso indica que os pacotes junit-jupiter-api e junit-jupiter-params serão necessários apenas durante as etapas de compilação e execução dos testes.

gradle

Caso você esteja utilizando o Gradle e o JUnit ainda não esteja disponível em seu ambiente de desenvolvimento, sua instalação pode ser feita da seguinte forma:

repositories {
    mavenCentral()
}

dependencies {
    testImplementation 'org.junit.jupiter:junit-jupiter-api:5.3.0'
    testImplementation 'org.junit.jupiter:junit-jupiter-params:5.3.0'
}

test {
    useJUnitPlatform()
}

Embora o JUnit possa ser instalado manualmente em um projeto Android, na maioria das vezes isso não é necessário, pois o Android Studio já adiciona o suporte aos testes unitários no projeto.

Configuração

Para executar os testes com o JUnit precisamos de um motor de execução, que pode ser obtido pelo JAR junit-jupiter-engine, a qual também está disponível no repositório central do maven. A partir da sua versão 2016.2, o Intellij IDEA passou a integrar suporte a execução de testes dessa maneira, trazendo para o projeto os JARs necessários para isso. Contudo, apenas em versões posteriores isso passou a feito baseado na versão do JUnit utilizado pelo projeto, aquela informada no pom.xml. Portanto, caso você esteja trabalhando em uma versão da API diferente daquela hospedada pela IDE erros estranhos podem ser percebidos durante a execução dos testes.

Uma forma de evitar essa situação é adicionando manualmente os JARs que devem estar disponíveis em tempo de execução, sendo eles o junit-platform-launcher, junit-jupiter-engine e junit-vintage-engine. Em caso de problemas, veja abaixo como fazer essas configurações no maven e gradle.

maven

<dependency>
    <groupId>org.junit.platform</groupId>
    <artifactId>junit-platform-launcher</artifactId>
    <version>1.3.0</version>
    <scope>test</scope>
</dependency>
<dependency>
    <groupId>org.junit.jupiter</groupId>
    <artifactId>junit-jupiter-engine</artifactId>
    <version>5.3.0</version>
    <scope>test</scope>
</dependency>
<dependency>
    <groupId>org.junit.vintage</groupId>
    <artifactId>junit-vintage-engine</artifactId>
    <version>5.3.0</version>
    <scope>test</scope>
</dependency>

gradle

testRuntime("org.junit.platform:junit-platform-launcher:1.3.0")
testRuntime("org.junit.jupiter:junit-jupiter-engine:5.3.0")
testRuntime("org.junit.vintage:junit-vintage-engine:5.3.0")

No Intellij IDEA, quando criamos um projeto do maven, em sua estrutura é adicionada a pasta test. É dentro dela que criamos os pacotes e as classes de teste do projeto.

Black November

Desconto exclusivo para as primeiras 200 matrículas!

<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?

Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.

Em quanto tempo vou me tornar um programador?

O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.

Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?

Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.

Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?

A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.

Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?

Didática e Metodologia Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.

O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?

Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.

Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?

  1. Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
  2. Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
  3. Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens

A plataforma oferece certificados?

Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.

A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?

Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.

A DevMedia me forma como programador Full Stack?

Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!

Tem horário para as aulas?

Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.

Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?

Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.

Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?

Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.

Eu consigo estudar pelo celular?

Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.

A DevMedia tem aplicativo?

Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.

Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?

Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.

Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?

Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)

Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?

Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.

A plataforma tem planos vitalícios?

Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.

A DevMedia tem fidelidade?

Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.

Como funciona o cancelamento?

Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.

A renovação é automática?

Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.

Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?

Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar