Dando sequência ao trabalho de criação de uma rede social usando JSF 2, EJB 3.1 e JPA 2, implementaremos a funcionalidade de envio de mensagens entre amigos para a rede social Java Friends.
ArtigosJavaEJB, JPA e JSF: conversa entre amigos - Parte 2
Dando sequência ao
trabalho de criação de uma rede social usando JSF 2, EJB 3.1 e JPA 2,
implementaremos a funcionalidade de envio de mensagens entre amigos para a rede
social Java Friends.
Para que serve:
Durante o artigo, teremos a oportunidade de estudar o importante método
EntityManager.find(),
que permite executar buscas em bancos de dados de maneira eficiente e prática a
partir de chaves primárias. Veremos também como trabalhar com relações 1-para-N
em JPA, algo necessário em praticamente qualquer aplicação não trivial. Além
disto, conheceremos alguns componentes JSF úteis para facilitar a seleção de um
valor a partir de uma lista predeterminada, como se faz com a tag <select> de HTML.
Em que situação o tema é útil:
Frequentemente, uma aplicação deve pedir ao usuário que selecione um
valor dentre vários já conhecidos previamente. É comum termos de recuperar
dados de um banco de dados a partir de uma chave primária – o que é eficiente,
também. Por fim, relacionamentos 1-para-N são necessários em inúmeras
modelagens de bancos, e o desenvolvedor que utiliza JPA deve saber como lidar
com eles.
Resumo DevMan:
Após implementar toda a lógica necessária para que a rede social Java
Friends pudesse registrar usuários e os relacionamentos entre eles,
vamos acrescentar a funcionalidade de enviar mensagens. Através desta
funcionalidade, aprenderemos novos aspectos das tecnologias estudadas, tais
como: persistir relações 1-para-N em JPA, apresentar listas para que o usuário
selecione um item, a maneira mais prática e eficiente de recuperar uma entidade
a partir da sua chave primária, etc. Além disto, teremos a oportunidade de
rever outros conceitos, para firmá-los ao fim desta série de artigos.
No artigo EJB, JPA
e JSF: uma amizade possível, criamos uma infraestrutura e um ambiente de
desenvolvimento para as tecnologias EJB, JPA e JSF usando Eclipse e GlassFish
v3. Posteriormente, no artigo EJB, JPA
e JSF: uma amizade consolidada, implementamos a lógica de negócio de uma
rede social, de modo que os usuários podiam adicionar pessoas à lista de
amigos. Como agora os usuários têm amigos de fato, vamos implementar a
capacidade de enviar mensagens entre amigos.
Ao implementar o envio de mensagens, revisaremos o padrão Data Access Object, pois, como será
necessário gerenciar mensagens no banco de dados, criaremos uma classe DAO
responsável por esta tarefa. Como outras classes precisarão de uma instância
deste DAO, veremos novamente como fornecer este objeto através de injeção de
dependências via EJB. Veremos também como recuperar atributos de um bean gerenciado a partir de outro,
uma vez que será necessário trocar informações entre beans gerenciados.
Além de revisar o que já estudamos, aprenderemos como
persistir relações 1-para-N em JPA e conheceremos o método find() da interface EntityManager,
que permite recuperar objetos de maneira muito prática e eficiente a partir de
chaves primárias. Estudaremos novos componentes JSF, usados para listar dados a
serem selecionados – no nosso caso, através de um elemento <select>. Ao final, seremos apresentados a
uma funcionalidade muito útil de JSF 2, a navegação implícita, que torna o
processo de definição de regras de navegação muito menos burocrático.
Apresentando mensagens
Desde o começo, um requisito foi definido como obrigatório
para nossa rede social: permitir que amigos trocassem mensagens entre si. É
para isto, por exemplo, que criamos a entidade Mensagem.
Agora que a lógica para registrar amizades entre usuários está pronta, podemos
implementar esta funcionalidade.
Comecemos pelo passo mais simples: apresentar as mensagens
recebidas ao usuário. Por questões de praticidade, vamos listar as mensagens na
tela principal da aplicação. Portanto, adicionaremos um <div> no facelet principal.xhtml, logo abaixo da listagem de amigos,
contendo também um título:
Dentro do <div>
listaremos as mensagens em um elemento <ul>.
Para fazê-lo, utilizaremos o componente <c:forEach>
da JSTL, que iterará sobre todas as mensagens recebidas da pessoa autenticada.
Este componente pode ser usado de várias maneiras, mas a que nos interessa é a
mesma mostrada na seção “Listando
amigos utilizando a biblioteca de tags JSTL” do segundo artigo, em que passamos ao atributo items da tag <c:forEach>
um objeto iterável, e acessaremos cada um dos seus elementos através de uma
variável cujo nome será passado ao atributo var.
Para a situação atual, o objeto iterável é a lista de mensagens recebidas pelo
usuário autenticado. O nome da variável pode ser qualquer um, mas “mensagem” é
uma escolha natural.
Para uma explicação mais
detalhada sobre o funcionamento da tag <c:forEach>, veja a seção mencionada acima do artigo anterior
desta série.
Dentro de <c:forEach>
escreveremos o conteúdo que deve ser repetidamente adicionado à tela. No nosso
caso, para cada mensagem, acrescentaremos um item <li>
na lista <ul> previamente aberta. Cada
um destes itens apresentará o título, o nome do remetente e o conteúdo da
mensagem, como mostrado abaixo:
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.