O gerenciamento de projeto é uma tarefa extremamente importante e está longe de ser simples, pois exige do gerente dedicação total e compromisso com o projeto que está sob sua responsabilidade. Gerenciar um projeto é agregar valor à empresa, contribuindo para que esta atinja seus objetivos financeiros e/ou estratégicos.
Um dos fatores que também compõe a lista de itens necessários para se chegar ao sucesso de um projeto é ter o apoio da alta organização. É preciso mostrar à presidência e à diretoria qual objetivo que se deseja atingir e o valor que a empresa agregará com o projeto para que este receba todo o apoio necessário e entre na lista de prioridades da organização. Desenvolver o projeto em ondas é uma forma de se mostrar à alta gestão o valor que a empresa está recebendo a cada entrega. Entregar todo o projeto em uma data final não tem se mostrado uma boa estratégia, pois o tempo de espera para se ver algum resultado é muito grande. Fazer entregas parciais durante o desenvolvimento do projeto faz com que os envolvidos percebam sua importância e seu valor em um curto espaço de tempo.
Qual a razão de desenvolver um projeto se não for para se ter sucesso? E quem é o maior (e porque não único) responsável por esse sucesso? Segundo o PMBOK, a culpa de tudo (de bom ou ruim) que ocorre em um projeto é do gerente de projeto, ou seja, esse profissional é o responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto que está gerenciando. Um bom gerenciamento de projeto, além de facilitar o trabalho de toda a equipe (inclusive do próprio gerente do projeto), ajuda na tomada de decisões, pois as informações estarão disponíveis com mais clareza para todos e a equipe inteira estará envolvida e empenhada na resolução dos possíveis problemas.
Para auxiliar os gerentes de pro ...