Design Patterns na prática – Parte 3- .Net Magazine 78
Este artigo fala de técnicas de refatoração. Ensina como identificar e corrigir problemas de engenharia no software. É claro que para corrigir estes problemas alguns princípios de orientação a objetos também são utilizados. Para atingir o objetivo você também vai ver como criar métodos abstratos e como sobrescrever métodos. Além de entender para que serve e qual a diferença entre as instruções abstract, virtual e override.
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Refatorar
é o processo de mudar a estrutura interna do software sem alterar seu
comportamento externo. Esta técnica evita que o software se desgaste durante a
vida útil do mesmo. Com esta técnica você consegue melhorar seu software sem
que os clientes se sintam perdidos em cada alteração que você fizer.
Este
tema é muito útil para sistemas com códigos desorganizados, pois a refatoração
vai ajudar a melhorar o entendimento do código além de evitar a inclusão de
novos defeitos durante futuras modificações. O artigo da
edição anterior apresentou os conceitos básicos da orientação a objetos sem se
preocupar com a arquitetura que estava sendo criada a aplicação de agendamento
de tarefas – sem aplicar padrões de projetos. Já este artigo começa a refatorar
o código da primeira versão a fim de corrigir os problemas de engenharia
existentes.
Na parte anterior deste artigo a primeira versão do agendador
ficou pronta, mas com uma série de problemas. Não estamos falando de erros,
pois a aplicação funcionava sem gerar erro algum. Estamos falando de problemas
estruturais – alguns chamariam de problemas administrativos. Embora o agendador
esteja cumprindo com sua obrigação de executar tarefas em horários
pré-programados, estruturalmente ele está em péssimas condições. Não é
necessário observar muito para perceber os problemas de engenharia presentes no
código. No próximo parágrafo você encontra uma breve descrição dos problemas
que o código do sistema possui. Desta maneira, se você ainda não leu a parte
anterior desta série, poderá ler este artigo sem ficar perdido no assunto.
O maior problema da primeira versão é que toda a lógica do
programa está dentro da classe do formulário principal. Tudo está neste
formulário: salvar tarefas, salvar agendamentos, monitorar os agendamentos,
cálculo da próxima execução de uma tarefa, cálculo da próxima execução de um
agendamento, cálculo para saber se está na hora de executar uma tarefa e até
mesmo o método para executar as tarefas.
Nota do DevMan: Refatoração é o processo
de modificar o sistema para melhorar a estrutura do código sem alterar seu
comportamento externo. Sempre que um pedaço de código da sua aplicação estiver
"cheirando mal", você deve aplicar uma das quase 100 técnicas de
refatoração disponíveis no site Refactoring Home Page. Este site é mantido pelo
próprio Martin Fowler que é o autor do livro Refactoring: Improving the Design
of Existing Code - um dos livros mais importantes sobre o assunto. O link do
site está no final do artigo.
Nota: Este artigo não apresenta a aplicação de um
Design Pattern em específico, mas vamos preparar o “terreno” para que isso seja
feito na próxima parte da série. No entanto, os temas discutidos neste artigo,
princípios básicos da orientação a objetos, estão intimamente relacionados ao
tema principal da série.
“Bad smells in code”
Nota: Se você tiver o código fonte da primeira
versão, esse vai ajudar a entender os próximos parágrafos. Junto com os
arquivos disponíveis para download está o código fonte da primeira versão do
agendador. Caso você não tenha, poderá baixá-los.
Quando dissemos que tudo estava dentro da classe do formulário,
não estávamos exagerando. Repare nos itens que citamos no último parágrafo da
introdução: o que mais a primeira versão faz além do que foi citado lá? Não faz
mais nada. Tudo que o agendador faz foi escrito dentro da classe do formulário.
Embora existam mais duas classes – Tarefa e Agendador – nenhuma vantagem da
orientação a objetos foi usada. A classe do formulário está muito grande e
cheia de desvios feitos através de testes (instruções IF). Qualquer alteração
no programa resultará em uma modificação na classe do formulário e como esta
classe está cheia de responsabilidades interligadas, qualquer modificação feita
nela significa que outra parte da aplicação pode começar a gerar erros por conta
disto – por isto todas as funções da aplicação devem ser testadas novamente.
Estes são um dos motivos para criar um sistema cujas
responsabilidades estão separadas em classes, porém, existem muitos outros.
Imagino eu que, se você já leu até aqui é porque você conhece os problemas de
uma codificação ruim e deve estar mais interessado em como fazer da maneira
certa do que nas consequências de se fazer da maneira mais fácil. Por isto
vamos direto ao ponto. Veja o que é e como refatorar um código, usando como
exemplo a classe do formulário do agendador.
Vantagens das classes
com responsabilidade única
A classe do formulário está cheia de responsabilidades e isto
não é bom. Isto é tão ruim que até existe um princípio da orientação a objetos
que trata especificamente disto, chama-se: Princípio da Responsabilidade Única.
Para seguir este princípio é preciso identificar todas as responsabilidades de
uma classe e separar estes objetivos em mais classes a qualquer custo. Sim, é
mais fácil falar do que fazer. O princípio diz o que deve ser feito, porém,
como é que se faz para identificar e separar as responsabilidades de uma
classe? Antes de aprender como faz, veja as vantagens que isto vai trazer.
A primeira vantagem é que quando qualquer classe possui apenas
uma responsabilidade, isto significa que ela também possui apenas uma única
razão para mudar. Quando as classes do seu sistema possuem apenas uma única
responsabilidade, você consegue fazer alterações, adicionar ou remover novos
comportamentos no sistema sem ficar preocupado se o resto do sistema vai ser
influenciado, pois cada classe do sistema tem sua responsabilidade e sabe como
realizá-la indiferentemente do que acontece com as demais classes. Em outras
palavras é possível alterar o sistema sem precisar testar o sistema inteiro
novamente: você vai precisar testar somente a parte que foi alterada ou
adicionada.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.