Design Patterns: Implementando os padrões Decorator e Singleton
O objetivo deste artigo é discutir cenários de implementação em que poderão estar sendo empregados os patterns Decorator e Singleton.
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De que se trata o artigo
O objetivo deste artigo é discutir
cenários de implementação em que poderão estar sendo empregados os patterns
Decorator e Singleton.
Em que situação o tema é útil
Certas situações dentro do desenvolvimento
de software podem ser contornadas de maneira mais fácil por meio do uso dos
design patterns. Um padrão corresponde a uma técnica bem sucedida e direcionada
a um problema específico, possuindo ainda uma eficiência comprovada por
sucessivas implementações do mesmo em numerosos projetos.
Design
Patterns - Utilizando os padrões Decorator e Singleton
Determinadas
situações podem se repetir com certa regularidade dentro do desenvolvimento de
software. Em tais casos, não será raro que outros desenvolvedores tenham
passado pelas mesmas dificuldades, sendo que aspectos como estes podem ter
levado à elaboração de padrões visando solucionar destes problemas específicos.
O padrão
Decorator procura ser uma alternativa para a inclusão (ou alteração) de
comportamentos de um objeto de maneira dinâmica, sem que isto force a mudanças
na estrutura original considerada. Já o pattern Singleton fornece diretrizes
para a existência de uma única instância de uma classe durante todo o ciclo de
vida de uma aplicação.
Este artigo continua a abordagem iniciada em edições anteriores
a respeito do uso de design patterns na área de software. Para isto serão
discutidos aqui cenários em que os padrões Decorator e Singleton podem ser
empregados, assim como características e princípios próprios de cada um destes
patterns.
Design patterns (ou em português “padrões de projetos”) são técnicas
destinadas à resolução de problemas específicos, os quais podem acontecer com alguma
frequência durante a codificação de sistemas. O uso de padrões em projetos de
software objetiva:
•
Um código menos extenso e mais fácil de ser
compreendido;
•
Maior flexibilidade de uma aplicação frente à
necessidade de mudanças;
•
Uma clara separação de responsabilidades entre
as diferentes classes que formam uma aplicação, evitando com isto construções
de código complexas;
•
O reuso de estruturas tanto dentro da aplicação
que serviu de base para o surgimento das mesmas, como também em outros projetos
que dependam de funcionalidades similares.
Padrões de projetos não têm sua utilização restrita a uma
tecnologia específica, mesmo porque procuram ser uma solução genérica para um
determinado tipo de questão. Graças a este tipo de preocupação, um pattern pode
vir a ser aplicado nas mais diferentes plataformas de desenvolvimento (Delphi,
C#, VB.NET, Java, C++, etc.).
Podem ser listados como benefícios decorrentes do uso de
padrões:
•
Uma maior padronização do código-fonte, uma vez
que as implementações são realizadas levando em conta boas práticas de
Orientação a Objetos;
•
Aplicações de software formadas por componentes
mais coesos;
•
A possibilidade de reuso de algumas estruturas
baseadas em design patterns;
•
Por contarem normalmente com extensa
documentação, padrões de software podem ser assimilados mais rapidamente por
membros de uma equipe de desenvolvimento.
É uma prática comum que muitos
patterns sejam representados graficamente por meio da notação UML. Diagramas de
classes são o tipo de recurso mais empregado nestes casos.
Nota do DevMan
UML (sigla em inglês para
"Unified Modeling Language") é uma linguagem voltada à modelagem de
componentes de software e que se baseia em conceitos de orientação a objetos.
Trata-se de um notação que disponibiliza uma série de diagramas, sendo o de
classes um dos mais conhecidos (com este último sendo utilizado para a
demonstração dos diversos patterns descritos neste artigo).
Adicionando comportamentos dinamicamente com o
padrão Decorator
O padrão estrutural Decorator (Figura 1) busca permitir a adição de um comportamento adicional a
um objeto de maneira dinâmica, ou seja, em tempo de execução. Um objeto baseado
neste pattern adiciona assim um tratamento específico a uma instância de
classe, dispensando, no entanto a necessidade de alterar o código existente.
Uma forma comum de se implementar esta prática é por meio do uso de subclasses
que implementam um tipo básico.
As seguintes diretrizes servem de base para a implementação
deste padrão:
•
Uma classe abstrata (ou dependendo da situação
uma interface), na qual existirá uma série de comportamentos esperados
(Componente);
•
Classes concretas baseadas no tipo básico
(classe ComponenteConcreto no exemplo da figura);
•
Um “decorador”, ou seja, um tipo (classe abstrata
Decorator) que servirá de base para estender os comportamentos da classe
abstrata básica;
•
Classes concretas que derivam do “decorador”
(DecoratorConcretoA e DecoratorConcretoB).
A utilização de um Decorator acontece de forma transparente aos
consumidores de um tipo básico, já que estes desconhecem implementações
específicas da classe-base considerada. Além de ser comumente empregado na
inclusão de um novo comportamento dinâmico, um Decorator pode ainda redefinir
uma operação dentro de sua implementação (fazendo uso então de sobrecarga do
método considerado, por exemplo).
O padrão Decorator deve ser utilizado com critério, já que a
aplicação do mesmo pode resultar em um grande número de subclasses, contribuindo
para uma maior complexidade das estruturas presentes em um projeto.
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Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
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Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
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Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.