Desenvolvimento de jogos web com Pixi.js – Parte 2
O artigo traz uma série de conceitos sobre detecção de colisões entre objetos nos cenários de um jogo que faça uso do JavaScript implementado pela API do Pixi.js.
Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil por explorar os principais conceitos na prática
acerca da biblioteca de desenvolvimento de gráficos 2D Pixi.js. Essa biblioteca
ficou famosa por sua capacidade de abstrair o WebGL (padrão baseado no OpenGL
ES 2.0 que fornece interfaces de programação de gráficos em 3D) de forma rápida
e extremamente leve em comparação com outras ferramentas do tipo. O leitor
aprenderá a implementar um mecanismo próprio e robusto de detecção de colisões
entre objetos no jogo e, sobretudo, a como executar ações quando elas
ocorrerem. Esse trabalho se dará através da biblioteca utilitária do Bump.js,
que fornece uma linha de execução pronta para detectar as colisões. Veremos
tudo isso através da construção de um jogo simples de caça à tocha em um
cenário repleto de personagens inimigos, com barra de vida e cenas de game over
e sucesso.
O Pixi.js é um framework muito robusto que
atende à grande maioria das implementações que você venha a precisar no
desenvolvimento dos seus jogos ou aplicações gráficas na web. Entretanto,
muitos dos recursos precisam fazer uso de APIs de terceiros e/ou bibliotecas
utilitárias para atender a implementações não fornecidas pelo mesmo, como o
mecanismo de detecção de colisões entre objetos nos jogos. Esse tipo de
funcionalidade é extremamente importante, principalmente em jogos clássicos que
seguem o estilo de personagem principal contra personagens inimigos. Além
disso, mesmo que não tenhamos o choque entre personagens ao longo do jogo, o
mínimo de detecção de espaço entre os limites do cenário e o personagem nele
inserido precisa ser atendido pelo seu projeto.
E é justamente sobre isso que iremos tratar
neste artigo: como detectar a colisão entre dois objetos e, a partir disso,
determinar o que acontecerá com os mesmos e com o cenário como um todo. É
importante salientar que esse recurso precisa ser o mais genérico possível,
retornando sempre um booleano e recebendo os objetos que necessitam ser
checados quanto à colisão; uma vez que só determinaremos a ação pós-colisão
quando a mesma ocorrer. O leitor precisa, a este ponto, entender que os
conceitos aprendidos até aqui se intercalam e comunicam entre si, tendo
dependência direta e hierárquica. Por exemplo, para que possamos criar uma
função que detecte uma colisão, precisamos antes criar os objetos de sprite via
Texture Packer e JSON, bem como mapear seus eventos de clique nas teclas que
resultarão na sua movimentação básica, etc. Portanto, uma boa revisão nos
conceitos vistos seria muito aconselhada.
Detectando colisões
Agora que já temos a estrutura básica
necessária para trabalhar, em JSON, com a criação dinâmica de sprites adicionando-os
ao cenário, podemos partir para uma técnica muito importante no universo dos
games: a detecção de colisões entre os objetos. Até o momento, nossos objetos
apenas desempenham tarefas simples, como a caminhada (ou corrida, na qual
incluímos os conceitos de velocidade, aceleração e fricção) e os eventos de
movimento associados às teclas das setas do seu teclado.
O Pixi.js não fornece, por padrão, um
mecanismo nativo de detecção de colisões, mas podemos fazer uso da biblioteca chamada
Bump.js (vide seção Links), que já
se integra automaticamente ao Pixi, disponibilizando uma série de funções para
lidar com a manipulação de colisões em jogos 2D.
Como primeiro passo, vamos efetuar o
download da biblioteca (apenas do arquivo bump.js) e importar o mesmo na nossa
página HTML logo abaixo do script do Pixi (é interessante considerar a criação
de um novo arquivo para o código que faremos a seguir). Finalmente, para fazer
uso da API, basta criar um novo objeto do tipo Bump na sua função setup(), tal como:
var bump = new Bump(PIXI);
Veja que também passamos o objeto PIXI como parâmetro, já que a mesma
precisa receber a engine de jogos que estamos usando.
O que vamos usar da API em si basicamente é
o seu método principal: a função hitTestRectangle() (acesse o arquivo
JavaScript para mais detalhes da sua implementação). Essa função, por sua vez,
recebe dois parâmetros: os dois sprites a serem comparados; e retorna um
booleano informando se há alguma colisão entre ambos. Assim, podemos usá-la em
estruturas condicionais para atestar se houve ou não alguma colisão naquele
momento. Na maioria dos casos, a checagem de colisão deve ser feita em todos os
frames do jogo, portanto é necessário incluir tal lógica dentro da função
play() que será chamada a cada FPM.
Prática de jogo: Em busca da tocha!
Com o intuito de assimilar a ideia da
detecção de colisão e unir a mesma aos conceitos vistos até aqui, faremos um
jogo completo e bem simples, cujo nome será “Em busca da tocha!”. Teremos um
player central, um garoto, que terá por objetivo buscar uma tocha dentro do
cenário que estará cercado por inimigos representados pelos personagens de
fantasmas. Também exibiremos uma barra de vida no topo do cenário na cor verde,
que decrescerá a medida que o personagem principal for atingido por algum dos
fantasmas. Se ele for atingido o suficiente para zerar a barra, o jogo
encerrará e o jogador será redirecionado para a tela de game over. Caso
contrário, ele terá de levar a tocha até a porta de saída do cenário, no canto
superior esquerdo, aí sim o jogador será bem-sucedido e ganhará o jogo e então
poderemos direcioná-lo para a tela de sucesso.
Também implementaremos a detecção de
colisão com as bordas do cenário, impossibilitando o jogador de ir além das
paredes. E, para completar o jogo, criaremos um texto com o título do jogo e um
contador regressivo antes do jogo começar para preparar o jogador, limpando os
referidos objetos assim que o contador chegar em zero.
Para iniciar, crie um novo arquivo HTML
(chamaremos aqui de cacatocha.html) e inicialize-o com a estrutura de HTML e
imports demonstrados na Listagem 1.
A mesma já nos é conhecida dos exemplos anteriores.
Listagem
1. Estrutura inicial da página cacatocha.html.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.