Camada de Dados

Este artigo que apresenta um exemplo prático e simples abordando o desenvolvimento em camadas no VB.NET. Sabemos que a programação orientada a objetos (POO) possibilita uma abordagem simples para a utilização de dados usando objetos.

Como esse é o primeiro artigo que escrevo para a comunidade devmedia, gostaria muito de receber críticas, sugestões e comentários para que eu possa melhorá-lo e também escrever mais sobre VB.NET.

Nesta primeira parte criaremos a Camada de Dados.

Esse exemplo visa apresentar uma aplicação para um Disk-Pizza (já que gosto de massas. J ) de acordo com o DER abaixo:

Camada de Dados no Visual Basic .NET
Camada de Dados no Visual Basic .NET
  1. Inicie um novo projeto tipo Windows Application em Visual Basic
  2. Dê o nome para esse projeto de DevPizza e clique em OK

    Windows Application em Visual Basic
  3. Agora vamos adicionar uma nova Pasta no projeto, clique com o botão direito e escolha Add New Folder. Dê o nome para essa Pasta de “1 - Camada de Dados.”

    Tela de Add New Folder

    Essa pasta conterá a referência a origem dos dados da aplicação que adicionaremos em seguida a nossa aplicação. Para tanto:

  4. Clique no menu Data e acione o comando Add New Data Source.
  5. Na caixa de diálogo “Data Source Configuration Wizard – Choose a Data Source Type” escolha o tipo DataBase e clique no botão Next.

    Data Source Configuration Wizard
  6. Em seguida clique em New Conection para adicionar uma nova conexão, escolha o tipo de conexão que está acostumado a usar, no meu caso estou usando “Microsoft SQL Server (SqlClient)” na máquina local “LOCALHOST”. Digite o nome para o database como: devpizza. Clique em OK, e confirme a criação do Banco de Dados.

    Tela de New Conection
  7. Clique em Next novamente. E na caixa de diálogo “Data Source Configuration Wizard – Save the Connection String to the Application Configuration File” digite o nome da conexão: “cnPizza”. E clique em Next.

    Data Source Configuration Wizard – Save the Connection String to the Application Configuration File
  8. Na caixa de diálogo “Source Configuration Wizard – Choose Your Database Objects” dê o nome de DsPizza para o nosso DataSet e depois clique em finish, já que essa conexão é com uma nova base de dados.
  9. Arraste o arquivo DsPizza.xsd criado para dentro da pasta “1 – Camada de Dados”.

    Tela do arquivo DsPizza.xsd
  10. Dê um duplo clique sobre o arquivo DsPizza.xsd, e na Janela que se abrirá clique em Server Explorer. Nesse momento deve surgir a janela do Server Explorer com as conexões existentes. Clique no sinal de [+] a esquerda da nossa conexão (devpizza).

    Janela do Server Explorer
  11. Clique com o botão direito sobre tables, e selecione Add New Table, para adicionar a nossa primeira tabela, nesse caso a de CLIENTES. Digite conforme abaixo e salve com o nome clientes. O Campo IdCliente deve ser chave primária.

    Tela de  Add New Table
  12. Repita os procedimentos para as tabelas de Produtos, Pedidos e PedidosItens, conforme figuras abaixo, não se esqueça de definir as chaves primárias conforme visto nas figuras.

    Produtos:

    Tela de Produtos

    Pedidos:

    Tela de Pedidos

    PedidosItens:

    Tela de PedidosItens

    Agora vamos estabelecer os relacionamentos entre as tabelas para que possamos terminar a atividade da camada “1 – Camada de Dados”.

  13. Ainda na janela do Server Explorer clique duas vezes sobre Database Diagrams, clique em sim para criar um diagrama de relacionamentos. Na janela ADD Tables, selecione e adicione todas as tabelas. O Resultado final deverá estar próximo a imagem a seguir.

    Database Diagrams
  14. Para Criar o relacionamento entre Clientes e Pedidos, clique e arraste da tabela de Clientes o campo IdCliente para a tabela de Pedidos e solte sobre o campo de mesmo nome (IdCliente).
  15. Na janela “Tables and Colums” verifique se a tabela que contém a chave primária (1) é a de clientes e que o campo seja IdCliente, e se a chave estrangeira (*) Foreign Key na tabela de Pedidos é o campo IdCliente. Caso positivo clique em OK.

    Janela Tables and Colums
  16. Para Criar o relacionamento entre Pedidos e PedidosItens, clique e arraste da tabela de Pedidos campo IdPedido para a tabela de PedidosItens e solte sobre o campo de mesmo nome (IdPedido). Repita os procedimentos de verificação e clique em Ok, para confirmar o relacionamento.
  17. Para Criar o relacionamento entre Produtos e PedidosItens, clique e arraste da tabela de Produtos campo IdProduto para a tabela de PedidosItens e solte sobre o campo de mesmo nome (IdProduto). Repita os procedimentos de verificação e clique em Ok, para confirmar o relacionamento.
  18. Salve o diagrama com o nome DiagramaER.
  19. Resultado Final:

    Resultado Final
  20. Agora volte ao projeto. Na Janela do Solution Explorer, dê um duplo clique novamente sobre o arquivo DsPizza.xsd. E Arraste (uma a uma) da janela Server Explorer (conexão devpizza) as tabelas criadas anteriormente para dentro da janela do DsPizza.xsd. Veja a figura:

    Janela do Solution Explorer
  21. Resultado Final: tabela com os relacionamentos já definidos:

    Resultado Final da Tabela

Conclusão

Nesse artigo, que foi o primeiro de uma série de três. Criamos a estrutura de dados que utilizaremos ao longo dos demais.

Como esse é o primeiro, que escrevo para a comunidade devmedia, gostaria muito de receber críticas, sugestões e comentários para que eu possa melhorá-lo e também escrever mais sobre VB.NET.

Links Úteis

  • Curso de Xamarin: Primeiros passos:
    O Xamarin é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações móveis dentro da plataforma .NET, utilizando o C#.
  • Curso de Lógica de Programação:
    Neste curso veremos uma introdução a algoritmos, utilizando como linguagem de apoio o Portugol. Para isso, abordaremos assuntos como descrição narrativa, fluxogramas e pseudocódigos, fundamentais para quem está iniciando na programação.
  • Curso de HTML5:
    Neste curso de HTML 5 veremos o que desenvolvimento da linguagem HTML (HyperText Markup Language) ficou parada na versão 4 desde 1999. Durante esse período, a W3C se focou em linguagens como XML (Extensible Markup Language) e SVG (Scalable Vector Graphics - gráficos vetoriais em navegadores).
  • Acomo aprender PHP:
    Neste Guia de Consulta você encontrará todo o conteúdo que precisa para aprender PHP, uma linguagem de programação amplamente utilizada para a construção de aplicações web.

Saiba mais sobre Visual Basic ;)