Desenvolvendo um Sistema Financeiro em Delphi - Partes 3 e 4
Este artigo é a terceira parte de uma série de artigos sobre o desenvolvimento de um sistema financeiro em Delphi que traz a implementação da camada de acesso a dados, utilizando uma implementação do padrão DAO.
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Por que eu devo ler este artigo:Neste
artigo iremos tratar de um tópico muito importante em um projeto orientado a
objetos, que é a camada de acesso a dados. É mostrado como implementar classes
DAO, onde temos o mapeamento das classes de negócio para tabelas no banco de
dados e o mapeamento das propriedades para as colunas das tabelas criadas, e vice-versa.
Veremos objetos sendo transformados em linhas na tabela e propriedades
transformadas em colunas.
O Delphi, no que diz respeito a linguagem,
implementa todos os requisitos de uma linguagem orientada a objetos, pois nos
permite fazer abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Porém, o que
mais vemos nos desenvolvedores Delphi é o desenvolvimento de aplicações de
forma estruturada, onde são explorados apenas os recursos RAD que o IDE
proporciona.
Um dos grandes pontos negativos de trabalhar
com Delphi é a falta de um framework de mapeamento objeto-relacional robusto e
que seja apoiado pela Embarcadero.
Existem iniciativas como o DORM
(open-source) e o Aurelius (comercial), mas são soluções que ainda não se
tornaram populares. Neste artigo veremos uma solução manual para resolver esse
problema de mapeamento objeto-relacional.
Existem boas práticas, como a
Inversão de Controle (BOX 1), que no
Delphi não possui um framework apoiado e incentivado pela Embarcadero.
Apesar da ferramenta não oferecer um framework
nativo para trabalharmos com orientado a objetos, a Delphi Language possui
todos os recursos necessários para desenvolvermos orientado a objetos, como Generics
e Métodos Anônimos.
BOX 1. Inversão de Controle e Injeção de Dependência
Este princípio
é a base para qualquer bom design de software orientado a objetos. O princípio
da Inversão de Dependência nos diz que módulos de alto nível não devem ser
dependentes de módulos de baixo nível, ambos devem depender de abstrações, que
por sua vez, não devem depender de detalhes.
Inverter
a dependência faz com que o cliente não fique frágil a mudanças relacionadas a
detalhes de implementação, isto é, mudar um detalhe da implementação não faz
com que sejam necessárias alterações no cliente.
Este princípio é bastante
presente em muitos padrões de projeto, pois a maioria deles definem uma
interface para que não haja dependências de implementações.
Outro
padrão que geralmente anda junto com o princípio de inversão de dependência é a
Injeção de Dependências, que é uma forma de conseguir a inversão de controle.
Nesta solução, as dependências entre os módulos não são definidas
programaticamente, mas sim pela configuração de uma infraestrutura de software
(container) que é responsável por injetar em cada classe suas dependências
declaradas.
O padrão
de Injeção de dependências sugere que uma conexão com banco de dados seja
injetada na classe. Com isso, além de inverter a dependência, a classe não
precisa se preocupar com o ciclo de vida das suas dependências (no exemplo da
conexão, a classe não precisa abrir ou fechar conexão, apenas receber uma
referência desta conexão e a utiliza).
Impedância Objeto Relacional
A Orientação a Objetos traz como principal
vantagem sobre a estruturada a representação de objetos de maneira bastante
semelhante ao mundo real, o que torna-se um desafio a mais quando precisamos
fazer a persistência destes nos bancos de dados relacionais.
Existem soluções de bancos de dados orientados
a objetos, mas estes ainda não se tornaram populares, sendo os bancos de dados
relacionais ainda muito mais utilizado que estes.
Não existe uma conversão direta entre os
objetos que construímos nas linguagens de programação e o banco de dados
relacionais, por isso é necessário criarmos o que é chamado de Mapeamento
Objeto-Relacional, onde objetos são transformados geralmente em registros em
uma tabela e vice-versa.
Mapeamento Objeto Relacional
Isso surgiu porque precisamos salvar o estado
de um objeto (atributos, herança, polimorfismo) em tabelas do banco de dados. O
mapeamento básico pode ser feito através de conversões manuais ou através de frameworks
de persistência, onde ambas possuem vantagens e desvantagens, mas a conversão
manual nos dá uma melhor performance, enquanto que com frameworks de
persistência não precisamos nos preocupar com escrita de SQL.
Em Delphi os frameworks de mapeamento objeto
relacional geralmente nos possibilitam a configuração de persistência através
de arquivos XML ou o recurso de annotations ou custom atributes.
No mapeamento objeto relacional básico o que
temos é o mapeamento de classes para uma tabela do banco de dados, temos também
o mapeamento de objetos da classe para registros da tabela e as propriedades da
classe para colunas da tabela.
Padrão DAO (Data Access Object)
O padrão de projeto DAO surgiu com a
necessidade de separarmos a lógica de negócios da lógica de persistência de
dados.
Este padrão permite que possamos mudar a forma
de persistência sem que isso influencie em nada na lógica de negócio, além de
tornar nossas classes mais legíveis.
Classes DAO são responsáveis por trocar
informações com o SGBD e fornecer operações CRUD e de pesquisas, além de ser capaz
de buscar dados no banco e transformar em objetos ou lista desses através de
listas genéricas.
Também deverá receber os objetos, converter em instruções SQL
e mandar para o bando de dados. Toda interação com a base se dará através
destas classes, nunca das classes de negócio, muito menos de formulários.
Se aplicarmos este padrão corretamente será
abstraído completamente o modo de busca e gravação dos dados, tornando isso
transparente para aplicação, facilitando muito na hora de fazermos manutenção
na aplicação ou migração de banco de dados.
Também conseguimos centralizar a troca de dados
com o SGBD, assim teremos um ponto único de acesso a dados e nossa aplicação um
ótimo design orientado a objeto.
Generics
Generics é um recurso que foi incorporado na
versão 2009 do Delphi, que permite criar estruturas genéricas. Na orientação a
objetos podemos definir o tipo de retorno de uma lista de objetos e somente
serão permitidas inserções de objetos daquele tipo, do contrário ocorrerá um
erro ainda em tempo de compilação, assim, evitando erros em tempo de execução
do tipo Invalid Type Casting, muito comum para quem trabalhava com listas de
objetos em versões anteriores a 2009 em Delphi.
Para fazer uso de Generics
temos que declarar o namespace System.Generics.Collections na seção uses do
código.
As duas principais classes deste namespace são
a TList<T> e TobjectList<T>.
A Classe TList<T> possibilita
guardar coleções de qualquer tipo de dados, tanto primitivos quanto objetos. Já
a classe TObjectList<T>, que é uma especialização de TList, pode
armazenar somente objetos.
Ela tem a vantagem de que no momento que liberarmos sua
instância da memória, todos os objetos contidos nela também são liberados,
diferentemente das instâncias de TList, onde no caso de as usarmos para
armazenar objetos, precisamos liberar cada objeto individualmente da memória.
FireDAC
FireDAC é a versão da Embarcadero para o AnyDAC,
que foi adquirida e integrada ao Delphi e o C++ Builder. No Delphi o FireDAC
está disponível na versão XE3 e XE4 com um conjunto de componentes extras, e a
partir da versão XE5 vem na instalação padrão.
É um conjunto de componentes de alta
performance, de fácil utilização e provê conexão com vários bancos de dados,
tanto locais quanto coorporativos.
Cada banco de dados possui um driver e trabalhado
de forma diferente. Os drivers do FireDAC são nativos para cada banco de dados
e ainda possui pontes para ODBC e dbExpress. Vários bancos de dados são suportados,
entre eles temos: MySQL, SQL Server, Oracle e SQLite.
Para quem tem projetos multicamadas com Delphi
e DataSnap (BOX 2), ou também
servidores REST, basta migrar a parte Server de DBExpress para FireDAC, pois o
TFDQuery é um TDataSet, portanto compatível com o TDataSetProvider e
TClientDataSet.
Na parte Client, continua o TClientDataSet sem necessidade de
qualquer alteração. Tem suporte a Firemonkey e VCL e possui um conjunto de componentes
visíveis e não-visíveis, DataSets, Adapters.
BOX 2. DataSnap
ODatasnapé o mecanismo desenvolvimento multicamadas
do Delphi.Servidoresde aplicaçãoDatasnappodem ser desenvolvidos tanto em Delphi
quanto C++Builder,
porém a grande vantagem está no cliente, que pode ser desenvolvido em qualquer
linguagem de programação que tenha suporte a JSON.
Em 2009 foi criado um novo driver para oDBExpress, mas
ao invés deste driver conectar-se a um banco de dados qualquer, ele se conectaria
a um servidor de aplicação.
Assim, a partir do Delphi 2009 a conexão do cliente
com o servidor de aplicação passou a ser feita utilizandoDBExpresstrafegando os dados utilizando o protocolo
TCP/IP.
Classe Base DAO
Abra o projeto no Delphi para continuarmos. Para
facilitar o trabalho com as classes DAO, criamos uma classe base a qual será
herdada por todas as classes DAO que irão interagir com o banco de dados,
conforme pode ser visto na Listagem 1.
Listagem 1. Classe base TDAO
01 unit DAO.Base;
02 interface
03 uses
04 DAO.ConnectionFactory, FireDAC.Comp.Client;
05 type
06 TDAO = class
07 protected
08 Connection: TFDConnection;
09 function GetKeyValue(ATable: string): Integer;
10 public
11 constructor Create;
12 destructor Destroy; override;
13 end;
14 implementation
15 { TDAO }
16 constructor TDAO.Create;
17 begin
18 Connection := TConnectionFactory.GetConnection;
19 end;
20 destructor TDAO.Destroy;
21 begin
22 Connection.Free;
23 inherited;
24 end;
25 function TDAO.GetKeyValue(ATable, AColumn: string): Integer;
26 var
27 SQL: string;
28 Id: Integer;
29 begin
30 SQL := 'select coalesce(max(‘ + AColumn + ‘),0) + 1 from ' + ATable;
31 Id := Integer(Connection.ExecSQLScalar(SQL));
32 result := Id;
33 end;
34 end.
Nesta classe temos a declaração de uma
referência para TFDConnection com escopo protegido, de maneira que possamos
acessar este atributo em todas as classes derivadas desta. Usaremos este objeto
em todas as classes descendentes, tanto para executar comandos de consulta
quanto comandos de atualização no banco de dados.
Temos também o método GetKeyValue, que deverá
ser chamado toda vez que precisarmos gerar uma nova chave para alguma tabela,
bastando passar por parâmetro o nome e a coluna que desejamos receber a chave.
Utilizamos o método ExecSQLScalar do FireDAC
para buscarmos o valor desejado. Este deve ser usado sempre que nossa consulta
retornar apenas uma informação. O seu retorno é do tipo variant, por isso
fizemos um typecast antes de fazermos atribuição à variável Id.
O mecanismo de geração da chave que escolhemos
foi o de pegar o máximo valor existente na coluna da tabela mais um, porém
poderíamos usar qualquer outro mecanismo, como o uso de Generators do Firebird,
por exemplo.
Toda comunicação com o banco de dados será
feita através de um objeto da classe TFDConnection que será disponibilizado
pela classe TConnectionFactory, como mostra a Listagem 2.
Listagem 2. Relembrando a classe TConnectionFactory
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.